Post por Marianna Cruz Campos
Alunos do curso de Engenharia de Produção da UFERSA – Campus Angicos realizaram na manhã desta quarta, 10, uma visita técnica à Fábrica Fortaleza pertencente à M. Dias Branco, localizada na cidade de Eusébio no Ceará. Os alunos e professores foram recebidos pelo Projeto Universitário e conheceram o processo produtivo, além das instalações da unidade fundada em 1953 que produz massas, biscoitos, torradas, farinha de trigo e derivados. Recentemente inaugurou uma fábrica de torradas e um moinho em Eusébio/CE. Além disso, está investindo na construção de 2 novos moinhos, sendo um no Rio Grande do Sul e outro em Pernambuco.
Marcas e produtos da M. Dias Branco
A M. Dias Branco possui cerca de 16 mil funcionários distribuídos por 12 plantas industriais e 29 Centros de Distribuição localizados em todo o país. Além de líder brasileira em produção de massas, biscoitos, torradas, margarinas, bolos, snacks e misturas para bolo, a companhia é líder na América Latina em massas e a segunda maior em biscoitos. Dados do Euromonitor apontam a Companhia como a 6ª maior de massas e a 7ª de biscoitos no ranking global por faturamento. No Nordeste, marcas como Fortaleza, Richester, Vitarella, Estrela, Pelaggio, Pilar, Finna e Puro Sabor são as preferidas pelos consumidores. No Sudeste, a presença é feita com as marcas Adria, Zabet e Basilar. Na região Sul, a marca Isabela é a principal representante.
Fábrica Fortaleza – Eusébio/CE
A unidade visitada produz cerca de 600 toneladas de biscoitos por dia e 40 toneladas do biscoito waffer. Com 24 mil posições porta paletes no armazém, 13 linhas de produção, certificações ISO 9001 – Gestão da Qualidade, ISO 14000 – Sistemas de Gestão Ambiental e ISO 22000 – Gestão de Segurança de Alimentos, o slogan de “Tradição e Qualidade” dos seus produtos continua consolidando a empresa que tem mais de 70 anos no mercado. A busca pela excelência operacional está amparada pela GCM – Gestão de Classe Mundial. A metodologia aplica os conceitos da Manutenção Produtiva Total (TPM na sigla em inglês)., que faz parte da filosofia lean do sistema Toyota de produção. O método é focado no baixo desperdício para elevar a produtividade. Nele, os colaboradores da empresa conquistam autonomia para realizar os processos e combater todos os tipos de desperdício, seja de material, água, energia ou trabalho.
Grande Moinho Potiguar – GMP – Natal/RN
Desde os anos de 2000 que a empresa está presente no estado do Rio Grande do Norte próximo ao Porto de Natal, com o GMP – Grande Moinho Potiguar. Um projeto integrado e totalmente automatizado, que centraliza um moinho de trigo, uma fábrica de massas de alta capacidade de produção, um centro de distribuição e um terminal de recebimento de grãos a granel, O enfoque na moagem do trigo e na manufatura de manteiga são exemplos práticos da estratégia de integração vertical. A empresa decidiu agregar elos da sua cadeia de valor voltados para os seus insumos principais: farinha e manteiga, e assim obter vantagem competitiva no mercado.
Alunos e professores presentes na visita técnica
Fonte: Informações oriundas da visita técnica e do site http://mdiasbranco.com.br