Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Bruna Rafaela Fernandes Santos

Gabriel Alves de Melo Sousa

José Ricardo Firmino da Silva

Thais Ariane Cunha

ENGENHARIA DO TRABALHO

Projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física. Seus conhecimentos são usados na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema. Pode-se também afirmar que esta área trata da tecnologia da interface máquina – ambiente – homem – organização.

Projeto e Organização do Trabalho

O projeto de trabalho define a forma pela qual as pessoas agem em relação ao seu trabalho, suas atividades em relação aos seus colegas e responsabilidades. Este projeto leva em consideração as atividades que influenciam o relacionamento entre as pessoas, a tecnologia que estas usam e os métodos de trabalhos empregados pela produção e auxilia no desenvolvimento da cultura da organização – seus valores, crenças e pressupostos compartilhados.

A divisão do trabalho (conceito utilizado antes de 1900) significa dividir o total das tarefas em pequenas partes, de forma que cada uma é desempenhada por uma só pessoa. Esta divisão faz com que o trabalhador adquira, com tarefa repetitiva, maior agilidade e, com isso, fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando, assim, uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo o período de trabalho.

Ergonomia

A ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do posto de trabalho em um contexto específico, para que os aspectos que dificultam o desenvolvimento do trabalho possam ser observados a fim de buscar uma solução coerente para melhorar a qualidade de vida e da atividade laboral a ser desenvolvida pelo indivíduo. O principal foco da ergonomia é trazer, de maneira eficaz, técnicas adaptativas para facilitar as atividades diárias dos trabalhadores, trazendo maior qualidade de vida, buscando prevenir patologias que podem surgir por esforço repetitivo, melhorando o rendimento dos colaboradores junto às empresas, desenvolvendo ações que trarão benefícios para a empresa e seus colaboradores.

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional.

Sistemas de Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho

O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SGSST) proporciona um conjunto de ferramentas que potenciam a melhoria da eficiência da gestão dos riscos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), relacionados com todas as atividades da organização.

A Segurança do Trabalho pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa. As políticas de prevenção estão também diretamente relacionadas a outros indicadores  como despesas, reputação, engajamento, produtividade e organização.

Gestão de Riscos de Acidentes do Trabalho

Algumas das maiores preocupações dos gestores estão relacionadas aos perigos atinentes à saúde ocupacional, segurança do trabalho e, até mesmo, ao meio ambiente. Mas é plenamente possível minimizá-los com uma gestão de riscos adequada e eficiente. Assim que uma pessoa assume um cargo de maior responsabilidade dentro da empresa, a preocupação com o bem-estar e a integridade física dos colaboradores aumenta muito.

Nem todos os líderes conhecem as vantagens dessa gestão, como também não sabem como ela deve ser implementada. Porém, aqueles que se aprofundam no assunto conseguem reduzir os riscos das atividades, auxiliando no desenvolvimento sustentável da organização.  Alguns conceitos abaixo estão relacionados com a gestão de riscos:

Acidentes Do Trabalho: Conforme a legislação brasileira, o acidente do trabalho é definido como “ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal”. De acordo com a gravidade, os acidentes de trabalho subdividem-se em com afastamento ou sem afastamento (ABNT, 2001).

Risco: Vem do original em inglês risk, pode ser definido como “a combinação da probabilidade e consequência da ocorrência de um evento perigoso e da severidade da lesão ou danos à saúde das pessoas causada por esse evento” (ILO, 2001).

Gestão De Risco: Chamamos de gerenciamento de riscos a “implementação das estratégias de controle e prevenção, que são definidas a partir da avaliação da tecnologia de controle disponível, da análise de custos e dos benefícios, da aceitabilidade dos riscos e dos fatores sociais e políticos envolvidos” (Canter , 1989: apud Freitas, 1996).

Referências

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), 2001. Cadastro de acidente do trabalho: procedimento e classificação, NBR 14280. Rio de Janeiro.

FREITAS, Carlos Machado de, 1996. Acidentes Químicos Ampliados: Incorporando a Dimensão Social nas Análises de Riscos. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.

ILO (International Labour Office), 2001. Report of the Meeting of Experts on Guidelines on Occupational Safety and Health Management Systems. ILO Governing Body 281 Session. Geneva: ILO.

SELEME, R. Capítulo 1: Estudo dos métodos. In: Métodos e Tempos: racionalizando a produção de bens e serviços. SELEME, Robson. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2012 – (Série Administração da Produção)

26 de junho de 2021. Visualizações: 1246. Última modificação: 26/06/2021 14:43:31