Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

engenheiro

O egresso formado na UFERSA Campus Angicos deverá ter um perfil generalista, flexível e amplo, tendo uma visão sistêmica das atividades inerentes ao seu campo de atuação nas organizações (privadas, públicas e sociais), atuando “no projeto, implantação, operação, otimização e manutenção de sistemas integrados de produção de bens e serviços” (MEC, 2010).
O egresso será um profissional capaz de identificar, analisar e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho, bem como de sistemas de produção e/ou serviços, gestão de operações logísticas e simulação de sistemas produtivos, considerando seus aspectos materiais, processuais, humanos, econômicos, sociais e  ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade e da região do semiárido.
Deverá, ainda, incorporar competências, dentre as quais se destacam: o senso crítico, a criatividade, a mentalidade empreendedor e inovativa, a capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinar.
Dessa forma, atende-se o disposto pelo Conselho Nacional de Educação em conjunto com a Câmara de Educação Superior – CNE/CES 11/2002 nos artigos 3° e 4° (CNE, 2002), contemplando de forma adicional, o contexto do SAB.
Pretende-se, com o curso de Engenharia de Produção, dar condições para que os egressos possam ampliar e fortalecer suas competências e habilidades para (CNE, 2002):

  • aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  • identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • atuar em equipes interdisciplinar;
  • compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • assumir a postura de permanente busca de atualização profissional, com disposição para o aprendizado autônomo e uma busca de melhoria contínua;
  • Projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;
  • desenvolver uma visão empreendedora, inovativa e de liderança na atuação profissional e pessoal.

Tendo em vista o perfil do egresso, observa-se que o campo de atuação do profissional é amplo. Uma percepção comum e equivocada é a de que o Engenheiro de Produção só pode atuar no segmento industrial; tal profissional pode atuar em várias áreas organizacionais, independente do setor, tipo ou porte. Pelo fato do curso proporcional formação ampla e generalista, o egresso poderá atuar nas dez áreas da engenharia de produção apontadas pela ABEPRO (2013):

  1. Engenharia de operações e processo da produção
  2. Logística
  3. Pesquisa operacional
  4. Engenharia da qualidade
  5. Engenharia do produto
  6. Engenharia organizacional
  7. Engenharia econômica
  8. Engenharia do trabalho
  9. Engenharia da sustentabilidade
  10. Educação em engenharia de produção

Outrossim, conforme preconizado pelo Referenciais de Graduação e Licenciatura (MEC, 2010), “o Engenheiro de Produção atua na produção industrial, nos seus mais diversos setores; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria”.

Para mais informações acerca da profissão e do ambiente em que o Engenheiro de Produção está inserido, visita o site da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) no link abaixo:

http://portalabepro.educacao.ws/

23 de setembro de 2014. Visualizações: 25419. Última modificação: 01/03/2021 11:09:31