Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

PROJETO EM ANDAMENTO/ 2020 – Capacitação para Pesquisa

As universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano (MEC, 2020), cujo um dos objetivos centrais é iniciar o aluno de graduação no exercício da pesquisa. Na Universidade Federal Rural do SemiÁrido – UFERSA, a pesquisa é regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG. A aproximação do aluno em relação a este contexto de formação processa-se a partir de três formas: a Iniciação Científica (IC); os Grupos de Pesquisa (GP); e os Projetos de Pesquisa (PP). Para todas as formas, há o estudo sistemático de temas e situações problemas mais relevantes para a sociedade, desenvolvendo uma produção intelectual que terá como possível resultado, as soluções para tais problemáticas. Para isso, os estudantes universitários precisam estar preparados para serem inseridos nos contextos de pesquisa, independentemente da atividade desenvolvida. Por isso, o projeto Capacitação para a Pesquisa possui como objetivo desenvolver uma série de mini-cursos para capacitar os estudantes de graduação envolvidos no ambiente da pesquisa universitária. Serão oferecidos uma sequência semanal de 14 mini-cursos, que serão ministrados por professores do curso de Engenharia de Produção da UFERSA campus Angicos, destinados aos alunos dos grupos de pesquisa do mesmo curso (EQOS, PRODE e REVA) assim como também para alunos em fase de construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, e demais interessados.


PROJETO EM REALIZADO/ 2019 – IV WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Nos dias 14 e 16 de maio de 2019, no Campus Angicos, será realizado o Workshop de Engenharia de Produção (WEP), tendo como tema central “A Indústria 4.0 e o elo com a formação profissional”. O WEP é um evento local organizado pelos alunos atuantes e participantes do Centro Acadêmico (CA) do curso de Engenharia de Produção e apoiado por professores do mesmo curso. A proposta é levar aos participantes do evento, a maioria acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da UFERSA – Angicos, discussões acerca de um tema relativamente novo, a Indústria 4.0, e explanações de como profissionais da área estão lidando com o tema no mercado e na academia. Para isso, a programação contemplará palestras, mini cursos, oficinas e sessões temáticas acadêmicas com apresentação de trabalhos.


Somos uma empresa júnior com a missão de realizar consultorias de excelência nas áreas de engenharia de produção, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros, para benefício da sociedade oferecendo soluções estratégicas por meio de projetos que beneficiem a sociedade e gerem resultados positivos às empresas da região central potiguar.

EVENTO EM ANDAMENTO – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPACITA

O Projeto “Engenharia de Produção Capacita-ProCap” tem como o objetivo auxiliar no desenvolvimento econômica na cidade de Angicos através da parceria entre o curso de Engenharia de Produção UFERSA – Angicos e os comerciantes da cidade. A proposta visa mapear os empreendimentos da cidade para identificar possíveis lacunas que estão relacionadas com o curso. A partir desta identificação, propor ações que visem melhorar a competitividade destes comerciantes. A participação dos alunos se dará pela elaboração e divulgação de cartilhas, treinamentos e capacitações. Ao final, espera-se obter um impacto positivo na dinâmica econômica oferecida pelos serviços na cidade de Angicos.


EVENTO REALIZADO/2019 – I Colóquio Sertão Empreendedor

Este evento trata-se do I Colóquio Sertão Empreendedor, que acontecerá na região central do Rio Grande do Norte, na cidade de Angicos. O colóquio busca sensibilizar a comunidade local e regional disseminando a cultura do empreendedorismo e da inovação, além de buscar prospectar ideias e negócios para a incubadora do campus UFERSA – Angicos, a INEAGRO CABUGI. Desse modo a cultura do empreendedorismo estará sendo fomentada na região propiciando e apoiando o desenvolvimento local. No desenvolvimento do evento serão discutidos conteúdos acerca do tema central proposto por meio de mesa redonda, oficina e exposições.


EVENTO REALIZADO/2019 – 2ª Ação do Cineprodução: Conhecendo a Engenharia de Produção- Apresenta Walt antes de Mickey

O cineprodução é um projeto, do Edital PROEC 01/2018, que propõe apresentar o curso de engenharia de produção e contextualizar temas, através da exibição e discussão de filmes que envolvam conteúdos ministrados no curso. Essa segunda ação do projeto terá como foco os alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Produção, bem como a comunidade externa que tiverem interesse em participar. para a disseminação do curso e entendimento de conteúdos relacionados às grandes áreas da engenharia de produção. O filme exibido foi Walt antes do Mickey, foram abordados assuntos sobre gestão empresaria, empreendedorismo e propriedade intelectual. Foi apresentado o curso de engenharia de Produção bem como todas as áreas.

EVENTO REALIZADO/2018 – 1ª Ação do Cineprodução: Conhecendo a Engenharia de Produção- Apresenta Joy: O nome do sucesso

O cineprodução é um projeto, do Edital PROEC 01/2018, que propõe apresentar o curso de engenharia de produção e contextualizar temas, através da exibição e discussão de filmes que envolvam conteúdos ministrados no curso. Essa primeira ação do projeto terá como foco os alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Produção, bem como a comunidade externa que tiverem interesse em participar. para disseminação do curso e entendimento de conteúdos relacionados às grandes áreas da engenharia de produção. O filme exibido foi Joy: o nome do sucesso. Ao final do filme foram discutidos os temas de : Gestão da informação, Desenvolvimento do produto, Gestão Financeira e econômica, propriedade intelectual e marketing.


PROJETO FINALIZADO / 2018 – Ações de Enfrentamento à Violência Urbana em Angicos

As definições mais atuais contemplam a Engenharia como uma ciência que estuda as transformações de recursos naturais e tecnológicos para o desenvolvimento de benefícios para a humanidade, e em uma visão mais tradicional, temos a Engenharia como como aplicação de conhecimento científico e tecnológico para a solução de problemas, por meio de projetos. Nesse contexto temos desafios da Engenharia para o século XXI envolvendo o fator humano e a maior complexidade nesses problemas a serem resolvidos. Por isso, a Engenharia não pode mais ser vista como um corpo de conhecimento. Algo que os alunos possam adquirir pelo estudo de conhecimento técnico, ou não técnico, pela mera atividade de cursar e ser aprovado em um número de disciplinas que cubram o conteúdo desejado. A Engenharia deve ser vista como um processo. Um processo que parte de pessoas, suas necessidades, expectativas, comportamentos. Por isso, é necessário nos dias atuais um novo pensamento sobre os projetos pedagógicos de curso, assim como metodologias mais ativas no processo de ensino-aprendizagem, que justamente envolvem a proposta deste curso.


CURSO FINALIZADO / 2018 – Encontre o seu lugar

Profissionais consolidados no mercado, jovens matriculados no ensino superior e recém saídos do ensino médio apesar de possuírem níveis diferentes de carreira, sempre se questionam, se estão desenvolvendo a atividade certa, no emprego ou curso de graduação adequados. Nesse contexto, o autoconhecimento é necessário para que o indivíduo conheça sobre si mesmo. A prática do autoconhecimento permite que a pessoa tenha controle sobre suas emoções, positivas ou não. Isso pode evitar sensações de baixa estima, frustração, ansiedade e instabilidade emocional. Situações externas como perda de emprego, críticas, términos de relacionamento ou situações que deixem o indivíduo vulnerável podem ser melhor enfrentadas com o autoconhecimento, tendo em vista que a pessoa consegue se manter equilibrada nessas situações. Em muitos casos, pela ausência de autoconhecimento em situações envolvendo trabalho, família e nos relacionamentos interpessoais, os indivíduos tornam-se inseguros e dependentes de outras pessoas. Então, o autoconhecimento também é uma de independência. Sendo assim, um processo de consciência sobre si. Essa transformação depende do entendimento da personalidade. A personalidade é formada por 5 camadas: perfil comportamental, fatores motivadores, talentos, atitudes positivas e pontos limitantes. Nesse contexto, o presente curso discutirá com alunos do ensino médio sobre a formação da personalidade com o objetivo de que os alunos conheçam melhor sobre si e assim possam tomar melhores decisões sobre sobre seu futuro profissional.


PROJETO FINALIZADO/ 2018 – Integração Digital

O escopo do projeto consiste em apresentar o Microsoft Excel de modo que ao final do projeto os alunos participantes possam utilizar a ferramenta para auxílio das atividades acadêmicas e profissionais. O projeto será dividido em duas etapas: orientação do aluno ministrante e execução das aulas. Durante a fase de orientação do aluno, haverá encontros semanais entre o professor coordenador, vice-coordenador e membros docentes e o aluno bolsista com o intuito de preparar este aluno para as atividades de sala de aula. Todo o material será desenvolvido pelo aluno bolsista com apoio dos docentes envolvidos no projeto. O aluno terá o total apoio e orientação dos docentes participantes do projeto, para que o projeto possa ser executado e concluído com êxito. O público-alvo do projeto pode ser dividido em dois grandes grupos: Alunos da UFERSA e Professores e aluno da Escola Estadual Professor Francisco Veras, situada no município de Angicos. Ao entrar em contato com a direção da Escola Estadual Professor Francisco Veras visando apresentar o projeto, a própria equipe da escola ressaltou a importância deste projeto bem como importância da participação da equipe de professores, sendo assim, o projeto se ajustou a necessidade da instituição e irá atender também esse público-alvo. O cronograma do projeto se resume em 12 meses de trabalho, considerando a preparação e fase de planejamento, no mês de Julho, esta etapa do projeto será para planejamento de aula, preparação do material e também treinamento do aluno bolsista para posteriormente o aluno ministrar os cursos tanto na UFERSA quanto nas dependência da Escola Estadual Professor Francisco Veras. Agosto e Setembro serão destinados as primeira turmas de alunos da UFERSA-Campus Angicos. Em Outubro o foco será na avaliação da primeira etapa do projeto, considerando o executado até o momento e caso necessário, ajustes serão feitos, visando deixar o curso de Excel o mais completo possível. Em Novembro será contemplada a primeira turma na Escola Estadual Professor Francisco Veras, atendendo aos alunos do terceiro ano. O projeto entrará em recesso devido o calendário acadêmico da UFERSA e da Escola Estadual Professor Francisco Veras. Retornando as atividades em Fevereiro com a segunda turma no Francisco Veras, turma esta que será composta pelos professores da instutuição. Em Março e Abril, mais duas turma serão contempladas na UFERSA e para finalizar o projeto, mais um turma de alunos do Francisco Veras. Abaixo o detalhamento do cronograma: CAPACITAÇÃO ALUNO MINISTRANTE E PREPARAÇÃO DO MATERIAL – julho UFERSA ANGICOS: TURMA 1 – 25 ALUNOS – 2 ENCONTROS – 2h30 CADA ENCONTRO – agosto UFERSA ANGICOS: TURMA 2 – 25 ALUNOS – 2 ENCONTROS – 2h30 CADA ENCONTRO – setembro FEEDBACK DA PRIMEIRA ETAPA E AJUSTES NECESSÁRIOS – outubro FRANCISCO VERAS: TURMA 1 – ALUNOS – 25 ALUNOS – 2 ENCONTROS – 2h30 CADA ENCONTRO – novembro FRANCISCO VERAS: TURMA 2 – PROFESSORES – 25 ALUNOS – 2 ENCONTROS – 2h30 CADA ENCONTRO – fevereiro UFERSA ANGICOS: TURMA 1 – 25 ALUNOS – 2 ENCONTROS – 2h30 CADA ENCONTRO – março UFERSA ANGICOS: TURMA 2 – 25 ALUNOS – 2 ENCONTROS – 2h30 CADA ENCONTRO – maio FRANCISCO VERAS: TURMA 1 – ALUNOS – 25 ALUNOS – 2 ENCONTROS – 2h30 CADA ENCONTRO – junho.


PROJETO FINALIZADO / 2018 – CineProdução: Conhecendo a Engenharia de Produção

É notória a falta de divulgação do curso de engenharia de produção em diversas partes do país, além disso, por ser uma engenharia relativamente nova, pouco se sabe sobre esse curso. O trabalho propõe apresentar o curso e contextualizar temas do mesmo para os alunos do 3ª ano do ensino médio das escolas de 7 municípios do Rio Grande do Nortes, são eles: Angicos, Assu, Ipanguaçu, Lajes, Santana dos Matos, Afonso Bezerra e Currais Novos, além desses alunos, o projeto também tem como foco os alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Produção para a disseminação do curso e entendimento de conteúdos relacionados às grandes áreas da engenharia de produção. Além disso, o trabalho propõe a divulgação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido nas regiões supracitadas. Para tanto, o principal objeto do projeto é a exibição e discussão de filmes que envolvam conteúdos ministrados no curso.


PROJETO FINALIZADO/ 2016 – NAS ONDAS DO RÁDIO: POTENCIALIZANDO O O PENSAMENTO EMPREENDEDOR (ANGICOS-RN)

PROJETO EM ANDAMENTO/ 2018 – NAS ONDAS DO RÁDIO: FOMENTANDO A ATITUDE EMPREENDEDORA (ANGICOS-RN)

O presente projeto, que surgiu da necessidade divulgar as ações da Incubadora INEAGRO Cabugi, tem como objetivo potencializar o pensamento empreendedor entre Docentes, Discentes, Servidores da Ufersa Angicos e comunidade local. Uma das ações desse projeto será o programa de Rádio Você Empreendedor, que discutirá temáticas nas áreas de empreendedorismo e inovação. Para a realização dos programas acontecerão semanalmente reuniões de trabalho com a equipe envolvida para planejamento da programação. Precederão a estas reuniões pesquisas de acordo com os temas – empreendedorismo, gestão e inovação − abordados em cada programa. Acreditamos que estimularemos a criação de ações inovadoras nos ramos profissionais e pessoais e contribuiremos para o desenvolvimento socioeconômico da região e para aproximar a universidade e a comunidade. 


PROJETO FINALIZADO/ 2017 – ProJr Consultoria – EMPRESA JUNIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UFERSA/Angicos)

A ProJr Consultoria é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação sem fins lucrativos. A sede da ProJr Consultoria está situada na Rua Gamaliel Martins Bezerra, SN, Alto da Alegria, 59515-000 – Angicos/RN. A organização e funcionamento da ProJr Consultoria são estabelecidos por meio do Regimento Interno, elaborado pela Diretoria Executiva (composta pelos diretores membro de cada área da empresa) e aprovado pela Assembleia Geral, observado o disposto neste Estatuto Social. Sua missão é realizar consultorias de excelência nas áreas de engenharia de produção, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros, para benefício da sociedade oferecendo soluções estratégicas por meio de projetos que beneficiem a sociedade e gerem resultados positivos às empresas da região central potiguar.


EVENTO REALIZADO/ 2017 – Minicurso Noções Básicas de Microsoft Excel

O curso será ministrado no laboratório de computadores na UFERSA do Campus Angicos e tem o objetivo de introduzir técnicas e conceitos básicos de criação e cálculos utilizando as planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, aos alunos da UFERSA, aos docentes e técnicos interessados, bem como aos alunos do ensino médio de Angicos.


EVENTO REALIZADO/ 2017 – III WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O Workshop de Engenharia de Produção – WEP – é um evento anual organizado pelo curso de Enenharia de Produção da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) Campus Angicos – RN. Esta área da engenharia compreende hoje um amplo panorama de diferentes sub-áreas que envolvem a resolução de problemas complexos de tomada de decisão. Atualmente, a Engenharia de Produção conta com onze áreas que englobam a formação dos profissionais no mercado. Permitindo, a participação em diversos setores, como: indústria, mineração, logística, qualidade, meio ambiente, serviço, gestão pública, e pesquisas de forte impacto nacional.

O curso de Engenharia de Produção da UFERSA – Campus Angicos têm 12 professores efetivos, com formação nas diferentes áreas do conhecimento que englobam a Engenharia de Produção. Em sua III edição, o Workshop de Engenharia de Produção ocorrerá nos dias 01 e 02 de agosto de 2017 nas instalações da UFERSA – Campus Angicos, com o tema: OS DESAFIOS DA GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES NO AMBIENTE COMPETITIVO. O Workshop pela primeira vez terá duração de dois dias dedicado a disseminação de temas importantes que contribuem na formação dos futuros egressos do curso de engenharia de produção. Além disso, o evento proporciona a participação de discentes dos demais cursos, devido a temas interdisciplinares.

Os promotores do III WEP são os docentes do Departamento de Ciências Exatas, Tecnologia e Humanas – DCETH da Universidade Federal do Semi-Árido – Campus angicos – RN.  O formato da programação e a abrangência do evento para 2017 preveem a realização de:

– Conferências proferidas por palestrantes de atuação no setor industrial do estado Rio Grande do Norte;

– Mini-cursos, escolhidos de acordo com a temática do evento;

– Sessões de apresentação de trabalhos no formato de resumo expandido, nas quais serão apresentados os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico, mediante avaliação por revisores ad hoc em regime de double blind reviewing;

– Oficinas prática, mostrando conceitos reais e vivências no cotidiano do engenharia de produção.


EVENTO REALIZADO/ 2017 – Engenharia de Produção – Oportunidades e Desafios

Palestra ministrada pelo Engenheiro de Produção Brenny Senna, apresentando sua experiência no mercado de trabalho e relatando dificuldades e oportunidades encontradas ao longo de sua vida.


PRODUTO DESENVOLVIDO/ 2016 – Gestão da Tecnologia da Informação em empresas potiguares

Livro publicado com os trabalhos realizados na disciplina.


PRODUTO DESENVOLVIDO/ 2016 – Logística e Cadeia de Suprimentos: Estudos de caso no semiárido potiguar

Livro publicado com os trabalhos realizados na disciplina.


EVENTO REALIZADO/ 2016 – Conhecendo a rotina do engenheiro de produção na empresa 3 corações

O Grupo Santa Clara foi fundado por João Alves de Lima em 1959 em São Miguel/RN, que posteriormente em 1984 entregou o comando para seus filhos Pedro, Paulo e Vicente Lima. Em 1995 foi formalizada a identidade Organizacional e Estratégica do grupo Santa Clara, tendo como consequências positivas em 1999 a certificação como a primeira unidade industrial com o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Hoje é uns dos maiores grupos empresarias no ramo de café no Brasil, e se expande em buscar aquisições de outros produtos e marcas conhecidas nas regiões do Brasil. Nesse contexto, foi realiza uma visita técnica no 24 de Março de 2016 com o objetivo de conhecer os processos produtivos, rotinas e procedimentos relacionados ao planejamento e controle da produção (PCP), além das práticas e ferramentas utilizadas pela gestão da qualidade do processo produtivo e dos produtos.


EVENTO REALIZADO/ 2016 – Operações logísticas e tecnologia da informação no Terminal de Cargas do Aeroporto Aluízio Alves e Empresa Gollog

A visita foi realizada no dia 8 de agosto de 2015 ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves com objetivo de verificar como ocorrem os procedimentos logísticos no mesmo. O aeroporto está localizado no município de São Gonçalo do Amarante/RN, sendo o único no Brasil com 100% pela iniciativa privada, o Consórcio Inframérica Aeroportos, este a maior operadora aeroportuária privada do mundo. O aeroporto possui uma área de 42 mil m2 com capacidade para 6 milhões de passageiros/ano ao longo de 28 anos de concessão, e tem investimento total de R$ 650 milhões.  


EVENTO REALIZADO/ 2016 – Mini Curso Excel – Noções Básicas

O mini curso é composto de conceitos básicos para utilização da ferramenta excel, o objetivo é  é capacitar o aluno a utilizar os recursos básicos do EXCEL.


EVENTO REALIZADO/ 2016 – Tecnologia da informação otimizando a tomada de decisão: Visita técnica ao Instituto Metrópole Digital e a Gerência de Informação e Controle do Supermercado Nordestão

O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criado em 2011, que atua na formação de pessoal de nível técnico, superior e na pós-graduação, cujas ações integram a inclusão social e digital de jovens do ensino básico até a pós-graduação. Somam-se a isso, ações de pesquisa e inovação tecnológica e incentivo à cultura do empreendedorismo, que resultou na criação da Inova Metrópole, incubadora de empresas de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI). O IMD tem como meta fomentar a criação de um polo tecnológico no Rio Grande do Norte, abrangendo iniciativas do setor público, privado e acadêmico. Já o Nordestão é uma empresa genuinamente potiguar. Surgiu através de uma semente plantada por Leôncio Etelvino de Medeiros, agricultor e comerciante, que em 1958 saiu da cidade de Cruzeta, na região Seridó do Rio Grande do Norte, para estabelecer-se em Natal. Além das oito lojas, o Grupo Nordestão que conta com 3.640 funcionários, possui um Centro Administrativo e Logístico, localizado na cidade de Parnamirim, onde funciona a Direção da empresa e os setores administrativos e a Central de Distribuição, responsável pelo abastecimento de todas as lojas. Nesse contexto, foram realizadas duas visitas técnicas do dia 13 de Abril de 2016 com o objetivo de conhecer de forma prática como o desenvolvimento e implantação de sistemas e tecnologias da informação fornecem vantagem competitiva para as organizações.


EVENTO REALIZADO/2016 – II Workshop de Engenharia de Produção

O II Workshop de Engenharia de Produção é um evento destinado à estudantes universitários de Engenharias e Ciência e Tecnologia, bem como de Instituições de Ensino Superior e Ensino Médio de cidades circunvizinhas e Empresários da região. O evento oferecerá palestras e minicursos, com vista a colaborar para a discussão de temas e a aplicação de ferramentas que auxiliam as práticas do Engenheiro de Produção no mercado de trabalho. O II WEP é uma das ações do projeto de extensão Engenheirando: Programa de formação e consolidação da cultura do engenheiro de produção no contexto do semiárido.


EVENTO REALIZADO/ 2015 – Visitas Técnicas: aprendendo automação na prática

Na oportunidade de conciliar a teoria e prática na formação dos discentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e considerando a inexistência de laboratórios para a prática de ensino de gestão da produção em fábricas, foi incluída na disciplina de Automação da Produção a atividade de visita técnica como parte do processo de avaliação e aprendizagem. As visitas ocorreram no dia 25 de novembro de 2015, com o objetivo de conhecer a prática da automação nas empresas fabris Bonor e Vicunha Têxtil localizadas respectivamente em Parnamirim-RN e São Gonçalo do Amarante-RN.


EVENTO REALIZADO/ 2015 – I Workshop Engenharia de Produção – WEP

No dia 19 de janeiro, no Campus Angicos, será realizado o Workshop de Engenharia de Produção – WEP 2015, tendo como tema central Os desafios para os futuros(as) Engenheiros(as) de Produção: Das fileiras da Universidade ao mercado de trabalho: preparando- se para os desafios e oportunidades.

O WEP 2015 é um evento local organizado pelos bolsistas do ENGENHEIRANDO – Programa de Formação e Consolidação da Cultura do Engenheiro de Produção no Contexto do Semiárido. Assim como o Programa, o evento tem como objetivo complementar e estimular a formação e debate contínuo sobre temáticas que envolvem a Engenharia de Produção, áreas afins e demais interessados.


EVENTO REALIZADO/2015 – CONVERSAS PRODUTIVAS 

A proposta do Curso de Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos visa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio da formação de Engenheiros com competências profissionais que os habilitem a atuar nas empresas industriais e de serviços do Semiárido Brasileiro, bem como em organizações de setores tradicionais e inovativos no país.

A criação do espaço destinado a Conversas Produtivas partiu do princípio de que é a comunicação que transforma essencialmente os homens em sujeitos (Paulo Freire). Assim, apresentasse como um espaço acadêmico destinado ao aprimoramento dos conhecimentos específicos de toda comunidade acadêmica, através de conversas com especialistas das diversas áreas que compõem a Engenharia de Produção, bem como a ampliação dos saberes sobre o Semiárido, suas práticas e sua cultura.


EVENTO REALIZADO/ 2014 – CONVERSAS PRODUTIVAS

A proposta do Curso de Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos visa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio da formação de Engenheiros com competências profissionais que os habilitem a atuar nas empresas industriais e de serviços do Semiárido Brasileiro, bem como em organizações de setores tradicionais e inovativos no país.

A criação do espaço destinado a Conversas Produtivas partiu do princípio de que é a comunicação que transforma essencialmente os homens em sujeitos (Paulo Freire). Assim, apresentasse como um espaço acadêmico destinado ao aprimoramento dos conhecimentos específicos de toda comunidade acadêmica, através de conversas com especialistas das diversas áreas que compõem a Engenharia de Produção, bem como a ampliação dos saberes sobre o Semiárido, suas práticas e sua cultura.


PROJETO ENCERRADO/2014 – Engenheirando(a): programa de apoio à formação do engenheiro de produção por meio da aproximação com a sociedade

Este programa tem como objetivo executar ações que complementem a formação do futuro engenheiro de produção, por meio de projetos múltiplos ligados à área de atuação do egresso, fornecendo elementos para desenvolvimento e fortalecimento das competências profissionais, pessoais e acadêmicas do mesmo, além do fomento às atividades empreendedoras e de protagonismo social da região onde o Campus de Angicos atua. Outrossim, o presente programa contribuirá de sobremaneira à construção da cultura “organizacional” e necessidades do curso de graduação em Engenharia de Produção do Campus Angicos, por meio da execução de ações que aproximem a Universidade e a Comunidade.

10 de maio de 2018. Visualizações: 3371. Última modificação: 03/09/2020 09:52:56