Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Allison Bruno da Costa Freitas

Flaubia Eshelly da Silva Ferreira

Juliene Felipe Duarte Varela de Morais

Lara Thifanny Soares Dantas

Thyago de Melo Duarte Borges

ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE

A Engenharia da Sustentabilidade é uma das importantes áreas da engenharia de produção. Esta é uma área que se preocupa em utilizar métodos de planejamento e gestão com o objetivo de tornar a utilização dos recursos naturais mais racional possível, utilizando tais recursos de forma consciente e sempre considerando as necessidades das gerações atuais e futuras. Outra preocupação dessa Engenharia é a redução da geração de resíduos, assim como a busca de formas ecologicamente corretas de gerenciá-los. A Engenharia da Sustentabilidade encontra-se dividida em sete sub-áreas.

Gestão Ambiental

Uma gestão voltada para as questões ambientais, seja de empresas ou de outras instituições, a qual tem como objetivo gerenciar seus aspectos ambientais para que os impactos ambientais proporcionados por estes possam ser reduzidos, assim como garantindo que a organização não extrapole o uso dos recursos naturais do seu meio. A Gestão Ambiental se constitui de um meio importante para a obtenção de um
desenvolvimento mais sustentável. As orientações proporcionadas por este tipo de gestão estão relacionadas a preocupação das organizações não ultrapassarem os limites aceitáveis dos poluentes ocasionados por seus processos de produção. Procurando assim soluções que possam utilizar de forma mais racional recursos como água, energia, matéria-prima, etc.
Uma gestão ambiental pode ser aplicada em qualquer tipo de instituição como empresas, universidades, órgãos públicos e independe do tamanho destas instituições, da escala de produção, ou de outras variáveis. Sempre é possível verificar a viabilidade da redução da geração de resíduos, assim como a avaliação da implantação de medidas ambientalmente sustentáveis, como a criação de novos produtos que agridam menos ao meio ambiente ou a utilização de produtos que sejam recicláveis.

Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação

O objetivo de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é sistematizar de forma eficiente e com melhoria contínua as ações e estratégias estabelecidas pela gestão ambiental das organizações. Uma norma importante que estabelece as diretrizes de um SGA é a ISO 14001. Segundo Donaire (1999), a ISO 14001 tem como objetivo prover às organizações os elementos de um SGA eficaz e passível de integração com os demais objetivos da organização. Para este autor, sua concepção foi idealizada de forma a aplicar-se a todos os tipos e partes de organizações.

Gestão de Recursos Naturais e Energéticos
De acordo com a AGENDA 21 (2000, p.16), a gestão de recursos naturais se constitui de um dos ramos da gestão ambiental, preocupando-se em especial com o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações determinadas pelos agentes socioeconômicos, públicos e privados, que interagem no processo de uso dos recursos naturais, garantindo-lhes sustentabilidade.

Os recursos naturais são aqueles que não são produzidos pelo ser humano, podendo se classificar como renováveis e não renováveis. No que tange a gestão de recursos energéticos, ressalta-se a grande importância que está área proporciona na exploração dos recursos renováveis, como por exemplo a gestão de energias renováveis como a eólica e a solar.
O uso insustentável dos recursos naturais proporciona uma preocupação relevante relacionada aos impactos ambientais causados na atualidade e nas gerações futuras, sendo uma das principais preocupações o esgotando desses recursos.

Gestão de Efluentes e Resíduos Industriais

Qualquer tipo de processo produtivo gera resíduos, sejam eles sólidos, efluentes e/ou emissões. Alguns processos geram uma maior quantidade de resíduos, outros menos. Por isso a importância das organizações de, primeiramente, tentarem reduzir a geração desses poluentes, esgotadas todas as possibilidades, a necessidade de gerenciar de forma mais adequada os resíduos.
Em uma gestão mais eficaz, é possível a aplicação de métodos e procedimentos que consigam um destino ecologicamente correto aos resíduos, podendo-se utilizar também de tecnologias que venham a reduzir a quantidade de poluentes gerados.

Produção mais Limpa e Ecoeficiência

A produção mais Limpa (P+L) é considerada uma estratégia de gestão ambiental preventiva, ou seja, seu principal objetivo é a não geração de resíduos pelos processos produtivos, ou pelo menos, a redução dessa geração. As práticas de P+L podem estar relacionadas a modificação dos processos e produtos, boas práticas de produção, substituição de matérias-primas e materiais auxiliares, reciclagem e/ou reutilização dos resíduos gerados pelo próprio processo, dentre outras práticas relacionadas a cadeia de
suprimentos.
A escassez dos recursos naturais tem feito as empresas reformularem a sua postura de acordo com a poluição gerada por estas, em alguns casos modificando até suas estratégias de negócios. Com isso, novas alternativas foram surgindo para obtenção de uma produção mais limpa.
A ecoeficiência é um conceito primordial para a P+L, tendo em vista que esse tipo de eficiência consiste no equilíbrio entre a eficiência financeira e a eficiência ambiental nas empresas. Os elementos fundamentais relacionadas a ecoeficiência são:
1. Minimizar a intensidade de materiais dos bens e serviços;
2. Minimizar a intensidade energética de bens e serviços;
3. Minimizar a dispersão de tóxicos;
4. Fomentar a reciclabilidade dos materiais;
5. Maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis;
6. Estender a durabilidade dos produtos;

7. Aumentar a intensidade de serviço dos bens e serviços, sem aumentar os impactos ambientais;
8. Promover a educação dos consumidores para um uso mais racional dos recursos naturais e energéticos.

Responsabilidade Social

Para além das questões ambientais, é fundamental que as empresas também busquem medidas relacionadas a sua responsabilidade social para com seus stakeholders. Isso envolve uma relação saudável com fornecedores, operários, consumidores e a sociedade. Relação essa que deve ser pautada na transparência, ética e compromisso com o bem-estar e saúde de todos os envolvidos. As organizações devem considerar o impacto que as suas decisões podem causar nos indivíduos relacionados, diretamente e indiretamente, a ela.

Desenvolvimento Sustentável

Esse é o conceito pilar para toda engenharia da sustentabilidade. A busca pelo lucro sem se importar com as questões sociais e ambientais vem demonstrando ser algo insustentável. Portanto, o conceito principal de desenvolvimento sustentável está relacionado a capacidade da sociedade atual suprir suas necessidades sem afetar a capacidade das gerações futuras de também usufruírem dos recursos. Por isso, é importante utilizar os recursos naturais de modo sustentável, respeitar a capacidade de recomposição destes, selecionar estratégias que venham reduzir a fome e a pobreza no mundo, assim como ações que proporcionem a redução da desigualdade social.

Referências

FIESP. Disponível em: www.fiesp.com.br/ambiente/perguntas/producao-limpa.aspx. Acesso em 27 de Maio de 2021.

Gestão dos Recursos Naturais: subsídios à elaboração da Agenda 21 brasileira. Maria do Carmo de Lima Bezerra e Tania Maria Tonelli Munhoz (coordenação-geral). – Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Consórcio TC/BR/FUNATURA, 2000.

LEITE, Vaneide. ISO 14000, publicado 28/05/2008, Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/6449/1/Iso- 14000/pagina1.html#ixzz12zSeN1W3> Acesso em 27 de Maio de 2021.

 

 

26 de junho de 2021. Visualizações: 4094. Última modificação: 26/07/2021 11:07:33