Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Anny Beatriz Barbosa Dantas

Gabriel Henrique Costa Catarino da Silva

Paulo Vitor Guimarães

PESQUISA OPERACIONAL

Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Procura, assim, introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

Pesquisa Operacional (PO) é a área de conhecimento que por sua vez, estuda, desenvolve e aplica métodos analíticos avançados para auxiliar na tomada de melhores decisões em várias áreas de atuação humana. De outro ângulo, a pesquisa operacional, remete às origens da área, cujo interesse primário era a gestão eficiente de operações. No entanto, o avanço metodológico e computacional, aliado a constantes demandas de outras áreas, a PO se modernizou e ampliou seu campo de atuação.

Ainda sobre esse contexto pode se dizer que, através do uso de técnicas de modelagem matemática e eficientes algoritmos computacionais, a PO permite a tomada de decisões enfeitiças e a construção de sistemas mais produtivos, e pode auxiliar o decisor na análise dos mais variados aspectos e situações de um problema complexo.

Modelagem, Simulação e Otimização

Simulação é uma técnica muito utilizada por sua flexibilidade, além de ser intuitiva, e que faz uso do computador para simular a operação de um sistema, envolve-se diretamente na modelagem de um processo ou sistema, de forma que o modelo repita as respostas do sistema real, assim como a sucessão de eventos que ocorrem ao longo do tempo. No ambiente das empresas a simulação é uma ferramenta muito aplicada, com objetivos específicos em diversas situações em sua rotina. Assim, tem como objeto criar um espaço ou ambiente em que se possa conseguir informações sobre ações atrás das suas experimentações, e então, tendo análise e permitindo análise do sistema que está sendo estudado.

Diante disso, ao longo da pesquisa, é possível prever como se comporta o sistema no futuro, garantindo assim o estudo de mudanças, implantação de novos métodos ou defeitos a longo prazo. A simulação permite visualizar o comportamento do sistema e economiza tempo e recursos, possibilitando ganho de produtividade e qualidade. Os modelos uma vez construídos podem ser utilizados diversas vezes, permitindo planejar e analisar o funcionamento de sistemas completos virtualmente ainda não existentes, e podendo fazer correções no modelo. Os sistemas a serem modelados e simulados podem ser classificados como: estáticos ou dinâmicos, determinísticos ou aleatórios e ainda como contínuos ou discretos.

Programação Matemática

Em qualquer problema de programação matemática busca-se soluções. Se existir um número de soluções igualmente ótimas, qualquer delas serve. Não há preferência entre soluções igualmente ótimas se não houver preferência estipulada nas restrições. Em problemas de otimização busca-se maximizar uma quantidade específica, chamada objetivo, que depende de um número finito de variáveis de entrada.

Estas variáveis podem ser independentes umas das outras ou podem ser relacionadas por meio de uma ou mais variáveis podem ser independentes umas das outras ou podem ser relacionadas por meio de uma ou mais restrições.

Os problemas de otimização são, com muita frequência, formulados verbalmente. O procedimento para solucioná-los consiste em modelá-los sob a forma de problema de programação matemática. Recomenda-se a seguinte abordagem na transformação de um problema descrito com palavras em um problema de programação matemática.

Processos Decisórios

O processo decisório é o poder de escolher, seja em quais circunstâncias forem, o melhor caminho que a empresa irá seguir. Todavia, para conseguir ser assertivo nesta missão, é preciso entender as etapas deste processo, bem como os tipos de decisão existentes para resolver qualquer problema nos seus negócios. Como falamos anteriormente, o processo decisório é um conjunto de estratégias e ações que visam a tomada de decisão assertiva dentro de uma empresa.

Trata-se da habilidade de escolher o melhor caminho diante de um determinado contexto. É algo que parte já na identificação do problema. O que nem sempre é algo fácil. Afinal, é preciso ter as informações necessárias e estar realmente imerso no dia a dia de uma organização para ter um diagnóstico preciso. Depois, é preciso identificar os fatores que levaram a este problema e, assim, escolher a melhor maneira de solucionar. Cabe assim às pessoas em cargo de gestão a análise do ambiente de trabalho para detecção das situações em que é necessário intervir. Por ser um processo, essa decisão ocorre em etapas – que abordaremos mais adiante – que não podem ser ignoradas. Afinal, a intervenção para corrigir algo precisa ocorrer não só com conhecimento empírico de quem ocupa um cargo hierarquicamente maior.

Processos Estocásticos

Processo estocástico é uma coleção de variáveis aleatórias que, em geral, são utilizadas para estudar a evolução de fenômenos (ou sistemas) que são observados ao longo do tempo. Assim, ao invés de descrevermos o sistema através de equações determinísticas (como, equações diferenciais ordinárias), que dado uma condição inicial, conhecemos toda a evolução do sistema, vamos utilizar processos estocásticos, para o qual, dado uma condição inicial, ainda temos diversas trajetórias possíveis para a evolução do sistema.

Teoria dos Jogos

Um jogo envolve dois ou mais oponentes – ou jogadores – inteligentes, cada qual tentando otimizar sua decisão à custa do adversário. Os participantes do jogo usam procedimentos matemáticos e lógica para desenvolver estratégias a fim de ganhar o jogo. O desenvolvimento da teoria dos jogos foi essencial para as tomadas de decisões na administração pública e, principalmente, nas administrações empresariais, pela importância em conhecer os concorrentes em um mercado.

 As empresas e os negócios que realizam são considerados “jogos competitivos”, na qual as empresas são os jogadores que realizam estratégias mais possivelmente benéficas. Algumas empresas conseguem crescer e dominar o mercado que participam. Neste caso ela possui a chamada Estratégia Dominante, em que o movimento das outras empresas não influenciam nos resultados desta. A maior parte do mercado é feito por empresas em concorrência e, com isso, conhecer os outros oponentes passou a ser a estratégia fundamental das empresas. Existem, ainda, outros modelos de estratégias mais desenvolvidos para as empresas com seus concorrentes. Uma delas é conhecida como ” As Cinco Forças de Porter”, em que são apresentadas as forças que uma empresa necessita possuir no mercado que está inserida perante aos seus concorrentes.

Análise de Demanda

Análise da Demanda envolve a análise de toda informação de interesse para o marketing de um produto referente ao tamanho e à evolução do mercado, características, comportamentos e desejos/necessidades dos clientes/consumidores do produto, segmentação de mercado, demanda por segmentos etc. A análise da demanda de mercado consiste em conhecer e entender as variáveis que compõem o comportamento do consumidor e o cenário econômico, e estabelecer uma previsão de procura antes de a empresa abastecer o estoque. Nas próximas linhas você entenderá a influência de uma análise interna, o que é demanda de mercado, como é influenciada pela economia e de que forma ela reage na cadeia de abastecimento.

Inteligência Computacional

A Inteligência Computacional é uma linha de pesquisa situada no contexto da Ciência da Computação e tem como objetivo desenvolver, avaliar e aplicar técnicas na criação de sistemas inteligentes. Sistemas inteligentes são sistemas que imitam aspectos do comportamento humano, tais como: aprendizado, percepção, raciocínio, evolução e adaptação. A computação tem vários ramos de estudo, cada um com seu grau de importância para a tecnologia e para a implementação de novos métodos. Um deles é a Inteligência Computacional.

O avanço da Inteligência Artificial (IA) e o aprofundamento das questões envolvendo a IA trouxe uma série de novos pensamentos para a área da computação. A Inteligência Computacional é um ramo da Inteligência Artificial responsável por trazer inúmeras novas possibilidades de aplicação do uso da tecnologia, em áreas tão variadas como a saúde e a geração da energia.

26 de junho de 2021. Visualizações: 3189. Última modificação: 26/06/2021 14:25:11