Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Projetos de Ensino


CURSO REALIZADO / 2018 – NOVAS METODOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA NA PRÁTICA

As definições mais atuais contemplam a Engenharia como uma ciência que estuda as transformações de recursos naturais e tecnológicos para o desenvolvimento de benefícios para a humanidade, e em uma visão mais tradicional, temos a Engenharia como aplicação de conhecimento científico e tecnológico para a solução de problemas, por meio de projetos. Nesse contexto temos desafios da Engenharia para o século XXI envolvendo o fator humano e a maior complexidade nesses problemas a serem resolvidos. A Engenharia deve ser vista como um processo. Um processo que parte de pessoas, suas necessidades, expectativas, comportamentos. Por isso, é necessário nos dias atuais um novo pensamento sobre os projetos pedagógicos de curso, assim como metodologias mais ativas no processo de ensino-aprendizagem, que justamente envolvem a proposta deste curso. Os inscritos no curso poderão compartilhar suas experiências e auxiliar na construção de planos de ensino baseado em metodologias ativas.


EVENTO REALIZADO / 2018 – NOVAS METODOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA

As definições mais atuais contemplam a Engenharia como uma ciência que estuda as transformações de recursos naturais e tecnológicos para o desenvolvimento de benefícios para a humanidade, e em uma visão mais tradicional, temos a Engenharia como como aplicação de conhecimento científico e tecnológico para a solução de problemas, por meio de projetos. Nesse contexto temos desafios da Engenharia para o século XXI envolvendo o fator humano e a maior complexidade nesses problemas a serem resolvidos. Por isso, a Engenharia não pode mais ser vista como um corpo de conhecimento. Algo que os alunos possam adquirir pelo estudo de conhecimento técnico, ou não técnico, pela mera atividade de cursar e ser aprovado em um número de disciplinas que cubram o conteúdo desejado. A Engenharia deve ser vista como um processo. Um processo que parte de pessoas, suas necessidades, expectativas, comportamentos. Por isso, é necessário nos dias atuais um novo pensamento sobre os projetos pedagógicos de curso, assim como metodologias mais ativas no processo de ensino-aprendizagem, que justamente envolvem a proposta deste curso.


PROJETO REALIZADO / 2017 – JOGOS E SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

O projeto Jogos e Simulações Empresariais no processo de ensino-aprendizagem tem o objetivo de desenvolver jogos e simulações empresariais nas disciplinas de  FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,  GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTAO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇAO e LOGISTICA E GESTAO DE REDES DE SUPRIMENTOS I para melhorar a retenção e evasão nessas disciplinas, e assim propor uma nova forma de avaliação que poderá ter o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, de acordo com o tipo de
disciplina. Desse modo, espera-se contextualizar o aluno com as futuras tomadas de decisões que ele enfrentará no cotidiano de trabalho.

 

 

Monitorias atuais

10 de maio de 2018. Visualizações: 655. Última modificação: 14/02/2020 08:54:10