Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

ESTÁGIO – 2023.2

Manual – Estágio 2020.1 – COORDENADOR

De acordo com informações disponibilizadas pela PROGRAD, para realização do estágio no semestre 2023.2 o aluno tem até o dia 09/02/2024 para abrir o processo de estágio obrigatório via SIGAA.

A solicitação para a realização de estágio junto à PROGRAD deve ser feita com, no mínimo, 15 (Quinze) dias de antecedência do início do estágio.

A data da apresentação das atividades de estágio serão divulgadas posteriormente, adiantando que fará parte da disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção.

Fluxo de acordo com MEMORANDO CIRCULAR Nº 250/2018 – PROGRAD (11.01.02)

Para Estágios Obrigatórios: O aluno solicita  –> Coordenador analisa/aprova –> Secretaria analisa/aprova –> Aluno emite o Termo de Compromisso do Estágio (TCE) –> Coleta as assinaturas do discente, do orientador, do supervisor e do responsável legal da concedente do estágio –>Envia o TCE através do Link ou pelo SIGAA (Portal Discente –> estágios –> meus estágios –> enviar termo para assinatura da instituição) –> Aguarda o recebimento do TCE assinado pelo responsável da UFERSA –> Coordenador matricula aluno.

O componente Estágio Curricular Obrigatório do curso de Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos é ofertado no 10° período do curso, com uma carga horária mínima de 180 horas (12 créditos).  O discente poderá iniciar o estágio curricular obrigatório após ter integralizado 2.730 horas (182 créditos). Seguem os documentos necessários:

O processo completo em formato de Fluxograma pode ser verificado Fluxo de Estágio Obrigatório

Para Estágios Não Obrigatórios: O aluno solicita –> Secretaria analisa/aprova –> Aluno emite o termo –> Coleta as assinaturas do discente e do orientador –>Envia o TCE ou documento equivalente através do Link ou pelo SIGAA (Portal Discente –> estágios –> meus estágios –> enviar termo para assinatura da instituição) –> Aguarda o recebimento do TCE assinado pelo responsável da UFERSA –> Aluno entrega as vias aos responsáveis correspondentes.

O processo completo em formato de Fluxograma pode ser verificado Fluxo de Estágio Não Obrigatório

Orientações para realização do estágio:

1 – UFERSA – Angicos – EP – Passo a passo ESTÁGIO – 2021.1

2- ANEXO A – Ata de Visita a Empresa

3- ANEXO B – Formulário padrão EP

4- ANEXO C – Frequência_Estágio

5- ANEXO D – Relatório_Parcial-Estágio

6- ANEXO E – Avaliação_Supervisor_Estagio

7- ANEXO F – Relatório_Final_Estágio

8-ANEXO G – Avaliação_Orientador_Estagio

9 – RELATÓRIO-DE-ESTAGIOS – PROGRAD

De acordo com a PROGRAD, após o término do Estágio, o discente deverá cadastrar o Relatório de Estágio via SIGAA em até dez dias da data de término do estágio: Estágios –> Meus Estágios –> Cadastrar Relatório

  • O discente deve digitalizar o Relatório, fazer o upload no SIGAA e em seguida clicar no botão “Cadastrar”.

Para alunos que estiverem com dificuldades em encontrar empresas para realizar o ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, favor buscar orientação com a coordenação do curso.

Dúvidas sobre estágio

Resolução-CONSEPE-002-2019

https://discente.ufersa.edu.br/estagio-obrigatorio/

https://discente.ufersa.edu.br/estagio-nao-obrigatorio/

CALENDARIO-ACADEMICO-2021.1

Plano_de_Atividades_de_Estagio_EP

Aproveitamento de vínculo empregatício para Estágio Obrigatório

Conforme o Art. 20.Caso o/a discente tenha vínculo empregatício em área de conhecimento correlata ao curso, durante a sua graduação, este poderá ser aproveitado como Estágio Supervisionado Obrigatório.

Além disso o aluno deve observar a correlação da área de conhecimento, carga horária mínima e equivalência das atividades executadas com às do Estágio Supervisionado Obrigatório.

Como proceder quando há vínculo empregatício?

Conforme definido na 5° Reunião Ordinária do Colegiado de Curso de Engenharia de Produção (19/07/2021). O aluno que já possui vínculo empregatício, deve proceder com as seguintes etapas

– Enviar para o e-mail da Coordenação do Curso (engproducao.angicos@ufersa.edu.br) solicitando o aproveitamento do emprego como estágio obrigatório, junto com os seguintes documentos:  Requerimento; Cópia de Documento de Identificação; Cópia da Carteira de Trabalho e/ou Documento equivalente; Declaração da Empresa informando as atividades executadas, data de início das atividades e carga horária semanal; e Histórico Escolar da Graduação.

– Contactar um docente do curso para orientação

– Redigir o relatório de estágio, conforme o Anexo F (https://engproducaoangicos.ufersa.edu.br/estagio/)

– Realizar a arguição junto ao orientador e o Colegiado de Curso.

O processo completo em formato de Fluxograma pode ser verificado Fluxo de Aproveitamento de Vínculo Empregatício para Estágio Obrigatório

 

De acordo com PPC do curso também é possível aproveitar o Estágio Não-Obrigatório para Estágio Obrigatório, observadas algumas situações. Para entender sobre essa possibilidade acesse o processo completo em formato de Fluxograma  Fluxo de Aproveitamento de Est. Não Obrigatório para Estágio Obrigatório

 

 

Todos os fluxogramas aqui desenvolvidos foram fruto do Projeto de Pesquisa “Gestão de Processos em Instituições de Ensino” do qual fizeram parte os professores Dra. Luciana Torres Correia de Mello e Dr. Thyago de Melo Duarte Borges, e os alunos: Aline Patricia Sousa da Silva, Ayslann Tôdayochy Siqueira de Andrade e Isadora Joicy Santos da Silva. 

23 de setembro de 2014. Visualizações: 5229. Última modificação: 23/01/2024 09:10:33