Ana Angelica Nunes Braga

Paulo Victor Araujo da Silva

Rafael Felipe Medeiros Santiago

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Universo de inserção da educação superior em engenharia (graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão) e suas áreas afins, a partir de uma abordagem sistêmica englobando a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus aspectos: a formação de pessoas (corpo docente e técnico administrativo); a organização didático pedagógica, especialmente o projeto pedagógico de curso; as metodologias e os meios de ensino/aprendizagem. Pode-se considerar, pelas características encerradas nesta especialidade como uma “Engenharia Pedagógica”, que busca consolidar estas questões, assim como, visa apresentar como resultados concretos das atividades desenvolvidas, alternativas viáveis de organização de cursos para o aprimoramento da atividade docente, campo em que o professor já se envolve intensamente sem encontrar estrutura adequada para o aprofundamento de suas reflexões e investigações.

Estudo da Formação do Engenheiro de Produção

O curso de Engenharia de Produção possui um conteúdo tecnológico que pode ser entendido de um ponto de vista interdisciplinar, ainda que possua componentes generalistas, a exemplo das disciplinas acerca de gestão. Dessa forma, citam-se várias oportunidades do egresso deste curso, nas áreas: de ergonomia, de gestão econômica, produtiva, de pessoas e de qualidade, e também tecnológicas, científica e acadêmica.

Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa e da Extensão em Engenharia de Produção

É notável que as atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisa e extensão são inerentes às instituições de ensino público superior, haja vista que ambas visam a solução de problemas existentes ou preexistentes de forma a acrescentar um conhecimento novo no mundo real. A função da extensão universitária, em especial, é fazer a comunicação entre o conhecimento erudito e o saber popular, utilizando-se da pesquisa para enfrentamento de demandas reais na sociedade.

Estudo da Ética e da Prática Profissional em Engenharia de Produção

A ética é uma ciência que estuda o comportamento das pessoas, tem  vários ramos da ética como ética de valores, ética formal, ética estóica, epicurista, aristotélica, platônica, ética dos bens, ética subjetivista, relativa entre outras, também estudamos os princípios básicos.

Nesse estudo de ética tem seu código de Ética, mas se tratando da Engenharia os profissionais de fato tem que levar esse código de Ética a sério e cumprir as normas com esmero. A Ética é importante fundamental em qualquer profissão, mas como estávamos estudando Engenharia da Produção focava mais na Ética profissional de engenharia.

Práticas Pedagógicas e Avaliação Processo de Ensino-Aprendizagem em Engenharia de Produção

A realidade pedagógica dos dias de hoje é muito diferente da realidade das outras gerações. A integração das inovações tecnológicas impactou diretamente na didática, nos métodos e técnicas, no processo avaliativo, ou seja, no modelo de Ensino-Aprendizagem em geral.

A relação ensino-aprendizagem em analogia com o processo produtivo faz sentido quando se observa que esse processo compreende aspectos inerentes a um sistema produtivo na medida que é constituído de entradas (alunos calouros, conceitos, habilidades e atitudes), processamento (professor, métodos de transmissão e transformação) e saídas (alunos graduados, conceitos, competências, habilidades e atitudes desenvolvidas).

Gestão e Avaliação de Sistemas Educacionais de Cursos de Engenharia de Produção

Ensinar é também uma área de atuação importante do engenheiro de produção. Há um espaço significativo para este profissional, pois ele poderá atuar na formação de vários outros profissionais. Além disso, em qualquer das áreas da EP, este profissional comumente se vê encarregado de ministrar cursos, treinamentos ou difundir técnicas dentro de empresas, redes de empresas ou comunidades. Portanto, é uma habilidade importante que pode ser utilizada em paralelo ou como forma complementar nos mais diferentes campos de atuação do profissional de EP.

26 de junho de 2021. Visualizações: 1771. Última modificação: 26/06/2021 15:03:50