Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Portal Action – Software Estatístico

Como aprimorar os conhecimentos de estatística que são aplicados na Engenharia de Produção?

O portal Action (www.portalaction.com.br) foi elaborado pela Estatcamp, empresa que atua desde 1997 em consultoria, desenvolvimento e treinamento. Nesse portal, são disponibilizados gratuitamente apostilas com conteúdos estatísticos apresentados de forma simples e com exemplos de dados reais para facilitar suas aplicações.

Pensando que na maioria dos computadores, o pacote office instalado normalmente é da Microsoft, a Estatcamp desenvolveu um software chamado “Action Stat”. Ele é um sistema estatístico que utiliza a linguagem de programação R. Dessa forma, o Action Stat conecta o R com o Excel para que tenha flexibilidade, agilidade e confiança nas suas aplicações estatísticas utilizando a interface fácil e amigável do Excel.

O Action Stat é um software estatístico todo em português e é utilizado dentro do Excel. Há no portal Action tutoriais em português de todas as aplicações que o software permite. Dentre elas, pode-se destacar cálculos de estatística básica; ANOVA; gráficos; análise multivariada; estatística não-paramétrica; tamanho amostral; séries temporais; confiabilidade; planejamento de experimentos; inferência para mais de uma população e etc.

Há também uma extensão do Action (Action Stat Quality) voltada ao controle de processos e qualidade. Dentre as possiblidades do software, pode-se destacar a aplicação de CEP – gráficos por variáveis (X-barra, S, R) e por atributos (p, np, c, u); tamanho de amostra através da curva característica de operação; análise de capacidade e performance para dados normais e não-normais; análise dos sistemas de medição; modelos para confiabilidade; diagrama de ishikawa; gráfico de pareto; histograma e demais ferramentas da qualidade.

O software Action é pago. No entanto, pode-se baixar gratuitamente e usar em sua totalidade por 30 dias. Após esse período, caso o usuário queira adquirir o produto, a sua licença custa atualmente R$ 180,00. Paga-se esse valor apenas uma vez e terá acesso vitalício.


Que tal ler um pouco mais sobre conteúdos atuais e inovadores?

O Estudar Na Prática, um projeto da Fundação Estudar, oferece uma vasta gama de conteúdos online como cursos, eBooks e matérias, que trazem novidades do mercado, opções para desenvolvimento pessoal e profissional, dicas de ferramentas de produtividade e materiais que vão te ajudar a entrar no mercado de trabalho.

Para o desenvolvimento pessoal, a ferramenta Roda da Vida é uma ótima opção para a sua carreira e vida pessoal. Conheça mais https://www.napratica.org.br/roda-da-vida/

Para te ajudar a entrar no mercado de trabalho, aprenda um pouco sobre como ter uma entrevista de emprego bem sucedida. Acesse o guia completo.

https://www.napratica.org.br/entrevista-de-emprego-guia-completo

E sobre os processos seletivos? Você sabe sobre as dinâmicas em grupo? Como se comportar? O que falar? Baixe o eBook e saiba as dicas.

https://materiais.napratica.org.br/np-destacar-em-processos-seletivos/?_ga=2.75107154.1749845971.1587385872-2068346070.1586952353

Saiba mais sobre a Inteligência Emocional, e que diferenciais ela oferece ao mercado atual! Acesse o eBook.

https://materiais.napratica.org.br/np-ebook-inteligencia-emocional?_ga=2.34291169.1749845971.1587385872-2068346070.1586952353

Acessando https://www.napratica.org.br/ você vai conseguir ver todo esse material, e selecionar o melhor para você nesse momento!

#QuarentenaComProdução

@estudarnapratica

@fundacaoestudar


 

Dicas de cursos online em instituições de ensino mais renomadas do Brasil

Muito tempo disponível e ocioso na quarentena? Vamos aproveitar par bem esse tempo!

ESPM e o projeto Pocket Live

A ESPM está com um projeto que permite os alunos assistirem a aula interagindo com o professor em tempo real, caso o aluno prefira também pode assistir posteriormente no dia e horário que mais se adequem à sua rotina. Os cursos contam com o conteúdo com a excelência da ESPM. Os cursos são de temas diversos, com dias e horários pré-determinados.

Sugestões de cursos:

⚠️ Desenvolvimento Sustentável: uma estratégia de sobrevivência empresarial na retomada pós-crise. Quando? 20/05

⚠️ A reinvenção da comunicação interna em tempos de pandemia. Quando? 06/05

⚠️ Como enfrentar o medo de se apresentar em público. Quando? 08/05

Fonte e mais informações: https://www.espm.br/educacao-a-distancia/pocket-live/

FGV e seus cursos online de curta duração

A FGV possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação por conta da parceria com OEG – Open Education Global. Membro desde 2008, a Fundação foi a primeira brasileira a integrar o consórcio de instituições de ensino de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online.

Sugestões de cursos:

⚠️ Conceitos básicos de matemática financeira

https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/conceitos-basicos-de-matematica-financeira

⚠️ Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos

https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/planejamento-do-gerenciamento-e-identificacao-de-riscos-em-projetos

⚠️ Introdução à negociação

https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/introducao-negociacao

Atenção aos alunos que precisam das horas para cumprir as atividades complementares, uma ótima oportunidade.


Sugestões de PodCast para ouvir durante a quarentena:

E aí, quem tem o hábito de ouvir podcast? Hoje, trouxemos algumas dicas pra quem quer tornar produtivos aqueles minutinhos dispersos nas tarefas que mais estamos fazendo na quarentena (arrumando a casa e cozinhando).

Primeiramente, pra quem não conhece, podcast é, basicamente, um “programa de rádio” que permanece disponível na internet para ser ouvido quando e onde quiser. E o melhor de tudo: de graça! Além disso, hoje já é possível encontrar podcasts sobre QUALQUER assunto, seja ele: política, economia, saúde, atualidades, etc.

Dito isso, vamos começar as dicas:

01- Poupecast: é um podcast em finanças e educação financeira, idealizado pela especialista Nathalia Arcuri. Nele, são abordados assuntos sobre: como poupar dinheiro, como começar a investir, entre outros. É uma ótima dica pra quem está começando a aprender sobre educação financeira pessoal e investimentos.

02- Primocast: podcast oficial d’O Primo Rico, canal do youtube sobre investimentos, finanças e empreendedorismo. Idealizado por Thiago Nigro, possui podcasts semanais sobre investimentos, bolsa de valores, empreendedorismo e mindset.

03- Podcast Mulheres da Engenharia: essa é uma dica especial para as nossas seguidoras. O Mulheres da Engenharia disponibiliza entrevistas semanais com engenheiras de destaque nas mais diversas áreas de atuação.

04- Código Aberto: Aqui, tem-se conversas com grandes profissionais influentes do mercado, apresentando suas ideias, cases e sobre o que pensam sobre o futuro da mídia, tecnologia e comunicação.

(Todos os podcasts citados estão disponíveis no Spotify e Deezer – exceto o Mulheres)

Gostaram das dicas? Quem tiver alguma sugestão, comenta aqui.


Sobre Inovação

É mais do que notável que os avanços da Inovação são surpreendentes, não apenas nos novos produtos que são lançados tão rapidamente, mas também nos serviços oferecidos e nos processos, ou seja, na forma como as coisas são feitas.

A rapidez com que se fala em INOVAÇÃO também influencia os novos termos e conceitos que vem surgindo sobre esse mesmo tema. Por isso, é importante escolher ferramentas que acompanham o ritmo das diversas inovações que ocorrem em todos os setores, para estar sempre abastecido dos novos conteúdos e das novidades do mercado.

O site da Endeavor traz conteúdos atuais e interessantes sobre Inovação, e também sobre outros temas.  A forma como esse conteúdo é exposto para ser escolhido, é o grande diferencial da plataforma!  Você pode colocar filtros nas suas buscas considerando os seguintes aspectos:

  • Conteúdo (Inovação, Marketing, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Pessoal, Operações, Tecnologia e muitos outros);
  • Formato das Informações (Artigo, Cursos, Podcast, Ferramentas e Planilhas, entre outros);
  • Setores (Serviços, Indústria e Varejo).

#QuarentenaComProdução

@endeavorbrasil


Hoje, para aprimorar nossos conhecimentos, compartilho 2 dicas: uma na área de marketing e outra para o autoconhecimento. 
A primeira dica é a série “Mad Men: Inventando A Verdade”. Com 7 temporadas disponíveis na Netflix, a série mostra os bastidores de agências de publicidade e mostra como as ações de marketing foram evoluindo ao longo do tempo.
“Mad Men”, aclamada pela crítica, é uma ótima série pois, além de trazer vários casos clássicos de publicidade e propaganda, mostra como fazer testes de produtos, pesquisa de campo/mercado, criação de conceito, estratégias de fusão/aquisição, lançamento de produtos… Uma ótima fonte de referências para tempos de COVID-19.
ps.: corre e assiste logo antes que saia do catálogo da Netflix… rsrsrsrs
Mas, se você está em busca de autoconhecimento, indico o livro “A última palavra” de Tamara Stone. No livro, a protagonista vive em um “turbilhão de milhões de pensamentos e emoções por segundos” (se identificou? rsrsrs). Ela sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e vive em um cenário de incertezas, mudanças, amizades tóxicas e uma inesperada apresenta, à protagonista, uma nova forma de lidar com as múltiplas situações.
Você está passando por algum turbilhão nesta pandemia? Mergulha nesse livro e se permita conhecer um pouco mais sobre saúde mental, como a cabeça de uma pessoa ansiosa “funciona” e veja como é possível lidar (bem) com ansiedade e TOC. Pode ajudar na autorreflexão e conhecimento, além de ajudar no desenvolvimento da sua empatia.

Fique bem e forte abraço!


 


2 de maio de 2020. Visualizações: 3417. Última modificação: 23/06/2021 18:08:05