Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

11 de Fevereiro – Dia Internacional para Mulheres e Meninas na Ciência

Sem categoria 12 de fevereiro de 2019. Visualizações: 797. Última modificação: 12/02/2019 21:14:32

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado a cada ano em 11 de fevereiro, é liderado pela UNESCO e pela ONU Mulheres em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que promovem o acesso e a participação de mulheres e meninas e/para a sua participação na ciência.

O Dia foi aprovado pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência. Esse dia é um lembrete de que as mulheres e as meninas desempenham um papel fundamental nas comunidades da ciência e tecnologia e que a sua participação deve ser fortalecida.

A ciência e a igualdade de gênero são vitais para o desenvolvimento sustentável. No entanto, mulheres e meninas continuam a ser excluídas da participação integral na ciência: menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. A igualdade de gênero deve ser considerada um meio fundamental para promover a excelência científica e tecnológica. Na verdade, o potencial inexplorado de meninas e mulheres brilhantes interessadas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM), mas que optam por não estudar ou seguir carreiras nesses campos devido a vários obstáculos que enfrentam, representa uma oportunidade perdida, tanto para as próprias mulheres como para a sociedade como um todo.

A coordenação do curso de Engenharia de Produção (formada apenas por mulheres) se sente lisonjeada em ter um curso com tamanha representatividade feminina em seu corpo docente na Engenharia. Esperamos que seja só o início e que possamos contribuir para uma participação cada vez maior das mulheres na Ciência e Tecnologia.

Atualmente, 52% dos alunos matriculados são meninas, além da grande representatividade no centro acadêmico e a presidência da empresa júnior PRO JR Consultoria.

Fonte: UNESCO