Alunos realizam visita técnica nas indústrias COCO e CIA e BONOR BOTÕES

Extensão 12 de fevereiro de 2019. Visualizações: 1374. Última modificação: 11/11/2019 14:21:36

Nesta segunda-feira (11) de fevereiro de 2019, alunos das disciplinas de Logística e Gestão de Redes de Suprimentos I e Gestão da Tecnologia da Informação lecionadas pela professora Marianna Cruz Campos Pontarolo, no curso de de Engenharia de Produção e Bacharelado em Sistemas de Informação realizaram duas visitas técnicas às indústrias COCO e CIA e BONOR BOTÕES.

A Coco & Cia é uma empresa dinâmica, moderna e tem na busca incessante de atendimento aos altíssimos padrões de exigência dos seus clientes, a sua satisfação. Localizada em São José de Mipibu, estado do Rio Grande do Norte, atua no mercado de coco desde 1990, ficando próxima aos principais produtores de coco do país e dispõe, portanto, de uma imensa rede de fornecedores parceiros via cadeia produtiva do coco. São 13.800 kg de coco seco processados por dia para produzir leite de coco, óleo de coco, coco flocado, coco ralado e suas variações. Além disso, a quenga do coco é utilizada como insumo para as caldeiras, assim como os residuos do despeliculamento para a produção de óleo bruto e torta animal.

Os alunos foram recebidos pela graduanda em engenharia de produção pela UFRN e auxiliar de produção Jude Sabryne de Oliveira Costa

A Bonor é a fabricante da mais completa linha de botões da América Latina. Foi no Norte de Portugal que germinou a paixão do seu fundador, José da Silva Felgueiras e Abreu, pela arte de fabricar botões. Empreendedor a moda antiga, movido a sonho e a coragem, Sr. Felgueiras começou seu negócio além do mar, mas foi no Brasil, precisamente no Recife, que fez nascer a Bonor. Iniciou a produção em 1966 com botões simples para camisas, mas já com máquinas automáticas. Desde o início, a sua preocupação maior era com a tecnologia. A primeira exportação foi realizada em 1975, e, em 1980, a mudança para a fábrica maior e mais moderna, em Parnamirim, Rio Grande do Norte. A equipe de funcionários o acompanhou, com suas famílias. É uma grande variedade de botões feitos de mental, poliéster, plástico, naturais em madeira e ostra com os mais diversos acabamentos.

Os alunos foram acompanhados por dois técnicos em segurança do trabalho que mostraram em detalhes todo o processo produtivo.

As visitas técnicas segundo a visão de alguns alunos:

As visitas foram enriquecedoras pois mostraram o processo produtivo em duas áreas totalmente diferentes (alimentícia e ?têxteis?). Mostrou a importância de um acompanhamento rigoroso de demanda e curva ABC de itens que são fornecidos por uma empresa e mostrou também como a mão de obra ainda é muito presente em fábricas de tanto nome.

Luciéne Ariágne

Toda visita técnica traz consigo ensinamentos que são de grande importância para nossa formação. Ser Engenheiro de Produção, vai além de salas fechadas e com ar condicionado, com as visitas técnicas existe uma troca de experiências com empresas de vários setores, que tornam-se a melhor maneira de passar conhecimentos da vida prática vivida em chão de fábrica e quem estar prestes a entrar no mercado de trabalho (acadêmicos). As visitas técnicas nas empresas Coco e cia e Bonor botões além dos conhecimentos adquiridos, consolidaram uma visão mais particular e especifica de como uma empresa que fabrica produtos advindos do coco e uma fábrica de botões, conseguem lidar com as variações do mercado, em meio aos equívocos humanos (fabricação demasiada de produtos, sem se basear na demanda), e as exigências que podem ser incrementadas em simples botões de roupas (exemplo: botões banhados a ouro).

Allan