UFERSA/Angicos apresenta relato de experiência no ENCEP – Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (2019)

Gestão, Publicações, Reconhecimento, Sem categoria 21 de maio de 2019. Visualizações: 602. Última modificação: 21/05/2019 22:57:39

Nos dias 08 a 10 de Maio de 2019 em Goiânia – GO, realizou-se o XXIV Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. Este ano o evento teve como tema:  “Busca da excelência nos cursos de Engenharia de Produção: novas diretrizes, internacionalização e certificação.”

O Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (ENCEP) é o principal evento orientado à integração entre profissionais do ensino na área de Engenharia de Produção no país. Reúne, habitualmente, grande parte dos coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação da área, constituindo-se no principal evento de planejamento das atividades de ensino e pesquisa realizadas no âmbito dos cursos de Engenharia de Produção. Este encontro se consolidou como o principal fórum de discussão de questões atinentes à Engenharia de Produção no país, bem como de integração/intercâmbio entre as diversas instituições de ensino superior (IES) brasileiras que mantêm cursos na área de Engenharia de Produção.

A programação contou com Mesas Redondas, Palestras, Grupos de Trabalho, Oficinas didáticas e uma novidade: relatos de experiência. Estes relatos tem o objetivo de promover e incentivar as experiências inovadoras na área de Educação em Engenharia de Produção no Brasil; além de proporcionar um espaço para compartilhar experiências e construir conhecimentos que contribuam para a divulgação, replicação e desenvolvimento destas práticas.

Os relatos abordaram problemas críticos e desafiadores para a prática da Educação em Engenharia de Produção, propondo soluções inovadoras nas temáticas de:  Vocação, ingresso e acolhimento; Aplicação de metodologias ativas; Integração graduação x pós-graduação; Integração universidade x mercado e comunidade; Inovação e empreendedorismo; Internacionalização; Formação continuada e acompanhamento dos egressos. Cada relato aprovado tornou-se um capítulo de livro (acesse aqui).

O curso de Engenharia de Produção da UFERSA/Campus Angicos foi o único representante do Rio Grande do Norte no evento e ainda obteve êxito na aprovação de seu relato de experiência intitulado Recepção e Acolhimento: O Projeto da Aula Inaugural (Capitulo 4 do livro). O relato foi apresentado pela coordenadora do curso Natália Veloso Caldas de Vasconcelos e pela vice-coordenadora do curso Marianna Cruz Campos Pontarolo.

“A participação no ENCEP 2019 foi extremamente válida e motivante para continuarmos com o trabalho que estamos fazendo. Tivemos a confirmação que estamos no caminho certo e que podemos sim superar alguns obstáculos com perseverança, sempre buscando proporcionar um curso melhor para nossos alunos.” – Natália Veloso Caldas de Vasconcelos – Coordenadora do curso
“Foi extremamente gratificante apresentar o modelo de nossa aula inaugural,  perante outros cursos renomados no país, com estrutura e história mais consolidadas no ensino superior, que o nosso. É o reconhecimento das práticas realizadas no semiárido potiguar, que agora se tornaram referência para todo o país.  A nossa ideia de combinar visita técnica + apresentação do curso + hackathon é inovadora em nossa área, o que causou muita surpresa aos ouvintes, que se sentiram motivados em levar esta prática para sua instituição também.” – Marianna Cruz Campos Pontarolo  – Vice-coordenadora do curso