Nos dias 14 e 16 de maio de 2019, no Campus Angicos, foi realizado o Workshop de Engenharia de Produção (WEP), tendo como tema central “A Indústria 4.0 e o elo com a formação profissional”. O WEP é um evento local organizado pelos alunos atuantes e participantes do Centro Acadêmico (CA) do curso de Engenharia de Produção e apoiado por professores do mesmo curso. A proposta é levar aos participantes do evento, a maioria acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da UFERSA – Angicos, discussões acerca de um tema relativamente novo, a Indústria 4.0, e explanações de como profissionais da área estão lidando com o tema no mercado e na academia. Para isso, a programação contemplou palestras, mini cursos, oficinas e sessões temáticas acadêmicas com apresentação de trabalhos.
O primeiro dia foi iniciado com a mesa de autoridades dos campus, com a presença do professor Araken Medeiros dos Santos – Diretor do Centro Multidisciplinar de Angicos (UFERSA), a professora Natália Veloso Caldas de Vasconcelos – Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção e a professora Luciana Torres Correia de Mello – Coordenadora do WEP 2019.
“Foi extremante gratificante e motivador acompanhar, de perto, os bastidores do WEP 2019, presenciando os alunos do curso super engajados em fazer um evento cheio de atividades enriquecedores. Em 5 meses de instituição, eu não poderia ter tido uma melhor experiência. Foi uma honra ter tido a oportunidade de participar da coordenação do IV Workshop de Engenharia de Produção.” – Professora Luciana Torres (Coordenadora do evento).
A palestra de abertura intitulada “A indústria 4.0 e o elo com a formação profissional” foi realizada por Benilton Medeiros Nunes, Assessor de Tecnologias e Inovação no SENAI-DR/RN, coordenador de ações dos editais de Inovação, e as chamadas públicas da FINEP.
“A indústria 4.0 vai afetar dramaticamente as relações de trabalho que conhecemos hoje. Tem estudos que apontam que 55% dos empregos existentes no mundo não vao mais existir ate 2025. E por que que isso vai acontecer? Principalmente devido ao avanço e barateamento da tecnologia. Pra gente ter ideia em 2004, um grupo de estudos do MIT, que é uma grande universidade americana, publicou um livro que afirmava que robôs não seriam capazes nunca de realizar tarefas complexas, como dirigir, por exemplo. Poucos anos depois, essa previsão foi superada. E hoje acho que ninguém mais tem dúvida que o carro autônomo é uma realidade. Eles vão estar em breve, mas em breve mesmo nas nossas ruas. Pra que a gente possa entender por que que isso aconteceu, é só a gente observar que, o custo desses sistemas de controle lá no início era de 35 milhões e hoje eles caíram para 80 mil. As ocupações que envolvem tarefas repetitivas são aquelas que tem mais chances de serem ameaçadas, motorista de ônibus, de caminhão, piloto de avião, salva vidas, vendedores de loja e até empregadas domésticas, tem que ficar com as ‘barbas de molho’. Por outro lado, aquelas ocupações que envolvem inteligência social e criatividade, que a pessoa tem que ter jogo de cintura, resposta, capacidade de adaptação pra cada situação que se apresenta, estas estão mais protegidas.” Benilton Nunes (Palestrante)
Em seguida, ocorreu a mesa redonda: “A formação do profissional e a atuação no mercado de trabalho.” Foram convidados à participar a Engenheira de Produção Társila Cavalcante Bezerra, egressa da UFERSA/Angicos e atualmente Analista de Abastecimento da Riachuelo; o professor Rafael Palhares, egresso do curso de Engenharia de Produção da UFERSA/Angicos e o mestre em engenharia de produção e assessor técnico do SENAI, Benilton Medeiros Nunes.
Para mediar o bate-papo, a Professora Marianna Cruz Campos Pontarolo foi convidada. A mesa redonda buscou mostrar as oportunidades existente no mercado para os futuros engenheiros de produção, assim como os principais desafios encontrados na carreira até então. Os convidados, também aproveitaram a oportunidade para dar dicas aos alunos, sobre atividades extracurriculares e formações complementares que deveriam ser buscadas para enriquecer mais o currículo. Rafael e Társila comentaram um pouco sobre esse momento:
“Inicialmente, gostaria de agradecer a Professora Dra. Luciana e a todos os envolvidos pelo convite e oportunidade de participar do Workshop de Engenharia de Produção (WEP). Este, é um evento que tem crescido desde a sua primeira edição e tem revelado a importância do nosso curso para a comunidade acadêmica, social e o mercado de trabalho. Para mim, retornar para Universidade na qual me formei e poder compartilhar um pouco da minha trajetória quanto discente e atualmente como docente, foi uma experiência única. Mostrar a partir de bons exemplos, que cada um dos alunos é capaz de chegar até mais longe daquilo que almejam, se o fizerem por merecer, sempre será gratificante. Obrigado pela oportunidade.” Rafael Palhares (Ex-aluno do curso e atualmente docente substituto na UFERSA)
“Ter a oportunidade de compartilhar com os alunos a minha experiência foi fundamental para que eles se sentissem motivados ao saberem quais ações foram desenvolvidas ao longo do curso, buscando ampliar o currículo e as competências profissionais necessárias para ingressar no mercado de trabalho.”. (Ex-aluna do curso e atualmente Analista de Abastecimento na Riachuelo)
No início da tarde, o evento foi retomado com a palestra de George Darlos de Araújo Aquino, Técnico Industrial em Água Mineral, Graduado em Farmácia/Bioquímica pela UFRN e Pós-Graduado em Gestão de Empresas pela FGV, trazendo o tema ENERGIA SOLAR NA INDÚSTRIA AMANA. A empresa AMANA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., localizada na zona rural do município de Assu/RN, foi fundada em 2008, com nome de fantasia ÁGUA AMANA, objetivando produzir água para consumo humano, envasada em garrafões retornáveis de 20 litros. Atualmente a Indústria conta com 400 placas solares em uma área construída de aproximadamente 800 m². O projeto da usina de geração de energia solar que supre a demanda da Água Amana foi financiado pela agência do Banco do Nordeste em Assú e executado pela Taldi Engenharia da cidade de Mossoró.
Para finalizar o primeiro dia de evento, ocorreram as apresentações da sessão temática. Ao todo foram 11 resumos expandidos aprovados, que originaram o volume 2 dos Anais do WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – WEP (ISSN – 2594-4959). Os trabalhos foram oriundos de atividades desenvolvidas nas disciplinas com aplicações no setor privado e na própria universidade. As temáticas apresentadas envolveram plano de manutenção, análise de produção puxada e empurrada, análise de atividades logísticas de apoio, previsão da demanda, gestão de projetos, segurança do trabalho, plano de marketing, sistemas de informação e qualidade.
O segundo e último dia de evento, começou pela manhã com a realização de minicursos: Noções básicas de excel (M1) ministrado pelo egresso Emanuel Bezerra; Noções Básicas de Matlab (M2) ministrado pela monitora da disciplina Sarah Gouveia; Mapeamento com o bizagi (M3) ministrado pela discente Ariágne Assis e o docente Paulo Ricardo. No período da tarde ocorreram as oficinas: Beer Game (O1) ministrado pelas alunas Dandara Martins, Luciana Alice, Luiza Lorenna, Sarah Gouveia e Rayane Cabral e suporte da docente Marianna Campos; Fábrica de Canetas (O2) ministrado pelos discente Jonathan Jameli, Weverson Camelo, Yara Patrícia e Richardson Bruno com o suporte da docente Marianna Campos; e Mendeley (O3) com a docente Mariana Brasil.
Durante a noite foi realizada a palestra Crise, oportunidade à vista: criando perspectivas e construindo oportunidades com Marcelo Bandiera. Marcelo possui mais de uma década de experiência em posições gerenciais, atuando na implementação de novos projetos e na estabilização de modelos de gestão. Também atuou como na área de gestão em instituições de ensino superior, sempre com resultados relevantes, e foi professor nas áreas de estratégia, inovação, marketing, vendas e empreendedorismo. Esta palestra foi uma parceria com a incubadora INEAGRO CABUGI, com o objetivo de estimular a elaboração de propostas para incubação dentro da UFERSA (conheça o site da incubadora: https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi)
“Crises podem ser desculpas ou oportunidades para agir e buscar o seu sonho. Estar na UFERSA e ter a oportunidade de acessar conhecimento de ponta em tecnologia é o ponto de partida não apenas para mudar a sua própria vida mas também para fazer da sociedade um lugar melhor. Ficamos felizes por ver o crescimento do campus de Angicos e o perfil dos docentes e funcionários administrativos comprometidos com o desenvolvimento regional.” Marcelo Bandiera (Consultor)
Ao final do evento, o melhor resumo expandido avaliado também foi premiado. O resumo destaque foi – ANÁLISE DAS ATIVIDADES LOGÍSTICAS DE APOIO EM UM VAREJO SUPERMERCADISTA, apresentado pela discente Luiza Lorenna. Este trabalho teve como objetivo descrever e analisar as operações logísticas de uma empresa varejista do ramo de supermercados, situada no município de Guamaré-RN, localizada a 176 km da capital Natal. A primeira ação realizada no estudo foi a caracterização da empresa, em seguida as atividades de apoio foram analisadas. Parte da atividade de armazenagem é feita de maneira improvisada na empresa, devido ao crescimento além das expectativas, apartamentos situados no andar superior são utilizados como armazéns. O manuseio dos produtos é realizado manualmente, devido à improvisação dos armazéns, impossibilitando o uso de equipamentos que realizem o deslocamento das mercadorias. As compras são realizadas através do software da rede, o Área Central ou de maneira independente contactando diretamente os fornecedores. As informações são gerenciadas por dois softwares, o já citado Área Central realizando pedidos e faz a interação com as outras redes e o CISS realiza as vendas e emite notas fiscais. Como proposta de melhoria foi indicado o 5W1H para ser aplicado nas atividades de apoio.
O evento é resultado do engajamento e colaboração de docentes e discentes. O professor Lucas Ambrósio coordenou o primeiro WEP em 2015, e permitiu que a semente fosse plantada no Campus de Angicos.
“Participar da organização do WEP é motivo de muito orgulho, pois podemos perceber o crescimento pessoal e profissional, o protagonismo dos discentes envolvidos no evento. Assim como no I WEP, os discentes são elementos centrais nas atividades de planejamento e execução das ações do evento e, por isso, superamos a meta de participantes no IV WEP.” Lucas Ambrósio (Vice-coordenador do evento).
O WEP 2019 foi sucesso ! 19 horas de evento, 99 participantes, 14 trabalhos submetidos (11 aprovados), 5 palestrantes, 14 ministrantes de mini cursos e oficinas, 55Kg de alimentos arrecadados. Aguardem o próximo WEP!