Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Curso de Engenharia de Produção da UFERSA/Angicos completa 6 anos

Coordenação do Curso, Corpo docente, Ensino, Extensão, Gestão, Matriz Curricular, Pesquisa 6 de novembro de 2019. Visualizações: 1016. Última modificação: 06/11/2019 18:21:58

As origens históricas da engenharia remontam à época da Revolução Industrial, onde o foco da demanda torna-se o foco da solução de problemas. Todavia, ao passar dos anos, a questão-chave. tornou-se, além de produzir cada vez mais e melhor, otimizar o uso de recursos e materiais. É nesse contexto, em meados do século XX, que a Engenharia de Produção encontra suas raízes históricas, pela sua grande capacidade de formar profissionais habilitados a solucionar problemas e, acima de tudo, gerenciar sistemas produtivos (CUNHA, G. D. Um panorama atual da Engenharia da Produção no Brasil. 2002).

Em 22 de Outubro de 2013, a DECISAO_CONSUNI_154_2013  cria o curso de Engenharia de Produção no Campus de Angicos. Nesta data, marca-se a introdução da engenharia de produção no cenário do semiárido do sertão central do Rio Grande do Norte. No dia 29 de Outubro de 2019, às 19h foi realizada uma CERIMÔNIA COMEMORATIVA AOS 6 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – UFERSA/ANGICOS no Auditório do Bloco de Professores II.

O evento iniciou-se com uma mesa de abertura formada pelo Diretor do Campus, o Professor Araken de Medeiros Santos , o Coordenador de Graduação, o Professor Joselito Medeiros de Freitas Cavalcante  e a Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, a Professora Natália Veloso Caldas de Vasconcelos.

           “É com satisfação que a UFERSA Campus Angicos celebra os 6 anos de criação do Curso de Engenharia de Produção, curso que começou  timidamente, mas que ao logo dos anos vem se destacando no desenvolvimento do sertão central do RN. Parabenizo a todos os docentes e discentes que fazem o curso de Engenharia de Produção. Parabéns à equipe de docentes pelo empenho e dedicação ao curso, sempre em busca do melhor para os nossos discentes e pelo desenvolvimento do semiárido. Que possamos estar sempre comemorando as vitórias e conquistas de todos que fazem o curso de Engenharia de Produção.” 

Diretor do Campus, Professor Araken de Medeiros Santos

           Entre 2011 e 2012 começamos a discussão para a criação de cursos de segundo ciclo  em nosso campus, entenda-se, cursos que derivariam do bacharelado em ciência e tecnologia. E, isto não é uma tarefa simples. A discussão a época era “qual a vocação do campus Angicos?”. Pois bem, muitas conversas, eventualmente acaloradas, muitas reuniões, não menos acaloradas, depois, decidiu-se fazer uma enquete entre os alunos. Nesta enquete, tivemos como cursos mais lembrados (ou desejados), engenharia civil e engenharia de produção. Com a pesquisa em mãos, começamos as tratativas para a criação dos cursos. O primeiro a ser criado foi o de Engenharia Civil. Posteriormente passou a tratar da criação do curso de Engenharia de Produção, para tanto foi elaborado o primeiro ppc do curso, e com este ppc embaixo do braço, passamos por todas instâncias da instituição do departamento ao consuni. Enfim nasceu o curso…Entramos na era das contratações, concursos, formação do grupo de professores…
Tivemos uma procura relativamente boa no início do curso por parte dos egressos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, mas uma queda no transcorrer dos anos. Porém, esta tendência de queda, ficou no passado, graças a atuação dos professores do curso, que não medem esforços para torná-lo cada vez melhor.E, é neste viés de alta, que o curso chega aos seus seis anos, ainda uma criança, tendo toda uma vida para melhorar e cada vez mais galgar bons resultados…
Espero que eu que não seja rebelde na adolescência!Coordenador de Graduação, Professor Joselito Medeiros de Freitas Cavalcante

 

Em seguida, foi exibido um vídeo comemorativo aos 6 anos do curso.


Abaixo alguns depoimentos presentes no vídeo:

          

“Eu acredito nesse curso, no semiárido, também como uma realização de sonhos, é um agente transformador de realidade, é um fio condutor, onde a gente por meio dos nossos estudantes vamos conseguir ver a realidade se transformando no semiárido, o ambiente de empreendedorismo, o ambiente de visão das pessoas sofrendo alterações, alterações sempre pra melhor, e é por isso que com muito orgulho faço parte da equipe do curso de Engenharia de Produção do campus Angicos”

Professora Luciana Torres Correia de Mello, docente no curso desde 2018.

           “Eu escolhi o curso devido o caráter multitarefa do engenheiro… Enquanto aluno participei do tripé da educação, pesquisa ensino e extensão… O curso me agregou em desenvolver capacidades que eu almejo e eu me encontrei nele tanto pessoalmente como profissionalmente”

Discente Richardson Bruno Carlos Araújo.

Em seguida, ocorreram as apresentações dos planos de ação para a Açaiteria Congelatto. Durante a aula inaugural foi lançado o desafio de trazer melhorias para a Açaiteria Congelatto. Foram formadas 7 equipes, e cada uma delas foi liderada por um dos professores do curso: Lucas, Luciana, Ana Alice, Annyelly, Paulo Ricardo, Rafael e Ciro. Cada equipe teve 5 minutos para a exposição do seu plano de ação. A equipe vencedora foi a do professor Lucas Ambrósio.

          

“Acompanhar a cerimônia de 6 anos do curso de engenharia de produção foi muito bom, os grupos me trouxeram ótimas soluções para o meu negócio, parabéns ao corpo docente, pela dedicação, pra mim, foi uma honra participar como representante da açaiteria Congelatto.”

Samantha, Proprietária da Açaiteria Congelatto.

Com as apresentações finalizadas a coordenadora do curso, professora Natália Veloso Caldas de Vasconcelos fez uma apresentação sobre  Conquistas Planos do Curso de Engenharia de Produção nos últimos 6 anos (Veja a apresentação realizada aqui: Cerimônia Comemorativa 6 anos).

           “Eu acredito que o principal desafio foi criar uma identidade pra o curso de Engenharia de Produção dentro do campus Angicos, eu acredito que a gente tenha feito essa atividade com êxito, considerando os números de matrículas que a gente tá tendo no nosso curso e, também, o número de projetos e atividades que a gente vem desenvolvendo”

Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, a Professora Natália Veloso Caldas de Vasconcelos.

O aniversário do curso também foi escolhido para a realização da eleição da nova chapa do CAEPRO- Centro Acadêmico de Engenharia de Produção. Estavam concorrendo duas chapas: Movimenta Produção e DecolaPROD. Com 67,8% dos votos, a chapa liderada pelo aluno Arlei Olímpio Gomes da Silva (Movimenta Produção), foi a ganhadora.

           “Agradeço a todos que confiaram na Chapa Movimenta produção, lembrando que, como diz em nosso slogan “várias ideias e um objetivo”, o objetivo das duas chapas são os mesmos, o crescimento e desenvolvimento do curso, todos nós componentes da chapa amamos o curso, e quem ama cuida.”

Discente Arlei Olímpio Gomes da Silva, presidente do novo CAEPRO gestão 2019/2020

Para finalizar a cerimônia foi feita a inauguração do Painel de Resultados do curso de Engenharia de Produção localizado entre as salas 13 e 11 do Bloco de Professores 2. O objetivo do painel é aproximar os alunos das áreas de atuação do curso, assim como projetos desenvolvidos, noticias interessantes sobre a área, oportunidades de estágio e assim estreitar o relacionamento entre discentes e docentes.

“Estar presente na cerimônia de comemoração dos 6 anos do curso Engenharia de Produção do campus Angicos foi um privilégio imenso. Pude perceber o tamanho do desafio que foi implementá-lo o quão prazeroso e desafiador é transformá-lo em um curso cada vez melhor. Ao fim, sai da cerimônia com uma certeza: o curso de Engenharia de Produção do campus Angicos possui uma equipe de docentes e discentes dispostos a, com muito amor e dedicação, vencer as dificuldades e alcançar todos os seus objetivos. Sinto-me grata por fazer parte dessa equipe!”

Professora Ana Alice da Silva Câmara, faz parte do corpo docente de substitutos desde 2019.

 

GALERIA DE IMAGENS