Discentes da disciplina “Marketing para engenharia de produção”, ministrada pelo Professor Lucas Ambrósio, realizaram, no dia 14 de novembro de 2019, duas visitas técnicas à empresas líderes no segmento no qual atuam: a agência ART&C e o Departamento de Marketing do Natal Shopping. A turma pôde conhecer as empresas, que ficam sediadas em Natal/RN, e o dia-a-dia das atividades desenvolvidas.
Na Agência ART&C, a turma foi recebida pelo Diretor de Criação, Dácio Azevedo. Com 25 anos de experiência em publicidade e há mais de 5 anos na Agência, o publicitário proporcionou uma experiência única ao apresentar a nova sede da empresa, partilhar vários casos de sucesso criados pela ART&C e ao permitir a interação com colaboradores da agência, compartilhando detalhes do dia-a-dia de cada setor da agência. Além disso, a turma teve a oportunidade de conhecer e dialogar com Arturo Arruda e João Daniel (Diretor da Agência) e com Geo e Alex (colaboradores da ART&C).
Para a discente Rayane Cabral, concluinte do curso de engenharia de produção, a visita à agência foi uma excelente oportunidade de consolidar a perspectiva multidisciplinar do curso.
“A cada visita técnica que o curso nos proporciona podemos viver um pouco mais da multidisciplinariedade do curso. Na visita à Art&C Comunicação Integrada fomos questionados como o engenheiro de produção estava inserido naquele contexto, e eu só conseguia enxergar processos e a engenharia que existe no marketing. Todas essas oportunidades são de extrema importância para a nossa formação. ”
No Natal Shopping, a turma foi recebida pela equipe de Marketing: Pedro Alves, Diana Petta, Raíssa Menezes e Alberto Araújo. Além do contato com toda a equipe, a gestora Diana Petta falou sobre o reposicionamento do mal ao longo dos anos, a dedicação e empenho do Shopping e equipe em proporcionar uma excelente experiência positiva ao cliente. Além disso, fez apresentação das atribuições do departamento de marketing, momento onde foram explanados os desafios diários que o setor supera. Além disso, Alberto Araújo evidenciou a importância do monitoramento e acompanhamento de métricas de desempenho organizacional.
Para a discente Renata Augusta, concluinte do Bacharelado em Ciências e Tecnologias e futura aluna do curso de engenharia de produção, a visita ao Departamento de Marketing do Natal Shopping mostrou-se como momento de agregar os assuntos abordados nas aulas com a realidade das empresas.
“Ao concluir as visitas, percebemos que o conhecimento na prática agregou imensamente na vida acadêmica, pois foi a oportunidade de relacionar o que foi aprendido na sala de aula com a realidade das empresas, e a realidade das empresas vai muito além do que é visto nas aulas. Tivemos a oportunidade de sentir um pouco da emoção e de saber como tudo funciona nos bastidores, a preocupação e o desejo de sempre satisfazer cada vez mais o cliente. Aprendemos a enxergar mínimos detalhes que fazem toda a diferença, mas que nunca tinham sido percebidos, o que contribuiu para o desenvolvimento do nosso olhar crítico, hoje conseguimos associar e analisar alguns fatores com mais facilidade, pois a prática facilita nosso aprendizado. ”
Já Ana Raisa, a visita foi de “extrema importância, pois propicia uma vivência do mercado de trabalho e a oportunidade de aprimorar a formação profissional e pessoal”. Para a discente a “ART&C e o Departamento de Marketing do Natal Shopping ampliaram esses conhecimentos da teoria e prática de forma excepcionais, com empresas integradas, tecnologia on e off, inovação, planejamento exclusivo para os clientes, criatividade, o mercado de trabalho atual e as oportunidades do profissional de marketing”.
Turma de Marketing para Engenharia de Produção na ART&C, com a equipe de marketing do Natal Shopping.
O professor Lucas Ambrósio, ao mesmo tempo em que agradecia a acolhida das duas empresas, enfatizou que as duas visitas técnicas foram uma oportunidade excepcional e única, pois a turma pôde conhecer duas empresas que são referências no RN e no Brasil.
“Enquanto professor, sempre me perguntava se a turma conseguia internalizar e perceber as aplicações práticas dos assuntos ministrados em sala de aula. Após ver a rotina e atividades desenvolvidas pelas empresas, tenho certeza que ficou mais claro, para os discentes, que todos os temas apresentados em sala de aula, realmente ocorrem dentro das empresas. Além disso, o fato de termos sido tão bem recebidos e acolhidos pela ART&C e Natal Shopping transformou essa visita em uma atividade memorável para a turma”.