Alunos da disciplina de estratégia fazem visitas técnicas: IFRN Campus Central e ESIG Software e Consultoria em TI

Ensino, Estudante, Extensão, Gestão 15 de janeiro de 2020. Visualizações: 1354. Última modificação: 15/01/2020 18:59:12

No dia 17 de dezembro, para concluir a segunda unidade da disciplina “Estratégia competitiva das organizações” do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos, a turma do professor Lucas Ambrósio realizou duas visitas técnicas a organizações que são referência em gestão e estratégia, no segmento em que atuam: IFRN Campus Central e ESIG Software e Consultoria em TI.

No IFRN, a turma teve a oportunidade de conhecer os avanços e inovações na gestão pública e gestão acadêmica por meio da implementação do Balanced Scorecard (BSC) no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRN.

A Professora Patrícia Maia, Assessora de Relações Institucionais e Gestão Estratégia do IFRN, falou sobre desafios que envolvem a educação e como o BSC pode auxiliar os gestores e organizações no estabelecimento de objetivos, metas e indicadores de desempenho.

A professora destacou a utilização de sistema de informação com painéis de controle (dashbords) onde a comunidade acadêmica e sociedade pode acompanhar, em tempo real, o progresso em cada métrica de monitoramento. A Professora Patrícia Maia ainda destacou a importância das competências, habilidades e atitudes na gestão organizacional, bem como o mapeamento das atribuições dos cargos no IF, salientando que os gestores devem buscar equilibrar as competências técnicas e comportamentais com as demandas dos cargos.

O discente de Engenharia de Produção da UFERSA Angicos, Allan Victor, destacou a importância da vista para formação profissional. “A visita ao IFRN proporcionou a nós, alunos, uma visão clara da aplicação do BSC dentro de uma instituição pública de ensino, onde podemos ver o processo de elaboração de um PDI, além de observar as diversas etapas do BSC dentro do PDI, como o mapa estratégico com as metas e os indicadores a serem atingidos”.

Turma “Estratégia 2019.2” com Profa Patrícia Maia, IFRN

Na ESIG Software e Consultoria em TI, empresa referência no desenvolvimento de sistemas de informação e gestão, a turma foi recebida pela psicóloga Lizandra Borges. Após apresentação da história, identidade organizacional (missão, visão e valores), serviços e clientes da organização, Lizandra psicóloga levou a turma para conhecer a estrutura da empresa, que há 2 anos possui sede própria.

Em rápida conversa com a turma, o diretor da ESig, Gleydson Lima, destacou a importância do estudo e trabalho para alcançar resultados acima da média é que, para isso, é importante ter foco. Em conversa com outros colaboradores da empresa, a turma pôde conhecer um pouco mais sobre os processos de gerenciamento das atividades, destacando quadros de gestão à vista, kanban e scrum em grandes formatos. O administrador e analista de projetos Ricardo Niederauer destacou que, além de tais ferramentas, a organização utiliza os OKR (Objectives and Key Results) para estabelecer e monitorar as atividades a serem desenvolvidas.

A discente de Engenharia de Produção da UFERSA Angicos, Larissa Almeida, enfatizou como a identidade e cultura organizacional possibilitam e fortalecem a sinergia entre colaboradores e a organização. “A visita técnica na empresa ESIG foi uma grande oportunidade de vivenciar na prática o aprendizado da sala de aula, mais especificamente da disciplina de estratégia. Pois foi possível observar a cultura organizacional, a missão da instituição a visão de onde ela quer chegar e os seus valores que são alinhados com seus colaboradores, como também, a maneira que a empresa trata o colaborador”. Além disso, a discente destacou, como elemento estratégico da Esig, o fato da empresa ter sido certificada pela Great Place to Work, o layout organizacional e o foco nos nichos de mercado definidos pela organização.

Turma “Estratégia 2019.2” com psicóloga Lizandra Borges, E-Sig.

O professor Lucas Ambrósio destacou a importância da visita técnica para a turma de estratégia: “A visita técnica ao IFRN e a Esig foi uma excelente oportunidade para a turma perceber a aplicação dos elementos da estratégia e gestão nas organizações. Perceber quão importante é o estabelecimento de missão, visão e valores e como estes elementos podem auxiliar na obtenção de resultados acima da média. Por isso, somos gratos as duas organizações por permitirem tal momento”.

Para conhecer mais sobre as organizações acesse <https://www.esig.com.br/portal/> e <https://portal.ifrn.edu.br/institucional/pdi-2019-2026>.

Autoria: Professor Lucas Ambrósio