Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Professores de Engenharia de Produção desenvolvem infográfico da disseminação da Covid-19 no Brasil

Coordenação do Curso, Corpo docente, Ensino, Estudante, Gestão, Pesquisa, Responsabilidade Social, Saúde 10 de abril de 2020. Visualizações: 375. Última modificação: 10/04/2020 16:13:53
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus.  A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse e espirros. Por sua rápida transmissão, os dados sobre o número de infectados se alteram a cada dia (Fonte: Organização Mundial da Saúde).
Fruto da pesquisa do professor Dr. Ciro José Jardim de Figueiredo, do curso de Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos, é possível ter uma visualização espacial e temporal de dados em relação à quantidade de infectados no nosso país.
Confira o infográfico:
Para interpretá-lo são necessárias algumas orientações:
– Uma análise de Kernel (Kernel density) calcula a magnitude por unidade área usando um ponto espacial (coordenadas geográficas) associadas a um tipo de evento, e usando de uma função de núcleo (Kernel function) para ajustar uma superfície.
– O princípio também é bem simples: é a somatória da densidade de todos os pontos dentro de uma região estabelecida com um evento no centro.
– A distância Euclidiana também é levada em consideração no cálculo da superfície.

Para esta pesquisa, mostramos a evolução dos casos de COVID-19 no Brasil, em diferentes instantes de tempo. À medida que os casos aumentam nas regiões do país a densidade se expande. Superfícies sem a presença de densidade, não possuem representação de densidade, embora não signifique não ter casos. Os mapas foram gerados usando ArcGIS 10.3 (ESRI) com célula de saída de 0,007 e raio 5.

Fonte: