Relembrando visita técnica: TRA Distribuidora

Ensino, Estudante, Eventos 9 de junho de 2020. Visualizações: 1002. Última modificação: 13/06/2020 09:09:25

No dia 20 de novembro de 2019 ocorreu a visita técnica das disciplinas de Logística e Gestão de Redes de Suprimentos e Gestão da Tecnologia da Informação ambas ministrada pela Professora Marianna Cruz Campos Pontarolo. Nesta oportunidade, visitou-se a empresa TRA Distribuidora, localizada em Macaíba/RN, região metropolitana do estado. A TRA possui 45 anos de atividade, e conta com um centro administrativo na grande Natal, e três centros de distribuição, sendo um no estado do Rio Grande do Norte – este, com área de 1280 m² – e os outros dois situados nos estados da Paraíba e Pernambuco. Somando as três unidades trabalham 300 funcionários e dispõem de uma frota de 17 caminhões – entre veículos próprios e terceirizados. Atualmente, as três empresas contam com um estoque de R$ 13 milhões em mercadoria, correspondente a 1.932 itens disponíveis. O faturamento mensal estimado é de R$ 8 milhões.

A empresa tem contato cerca de 5.000 clientes cadastrados, entre pessoas físicas e jurídicas, atendendo a pedidos na capital e no interior, do pequeno ao grande varejo. As principais marcas distribuídas pela TRA são a Condor – com produtos de limpeza e higienização como vassouras, esponja multiuso, escova de dente, entre outros; a Panasonic – com foco em pilhas alcalinas, e a Parati – com produtos alimentícios de alto giro, como biscoitos, gelatinas, refresco em pó, e nesta época do ano, em especial, panettones. Tendo com esta última, acordo de total exclusividade de distribuição no RN.

Os principais clientes são Nordestão, em primeiro lugar, seguido da Rede Mais (2º), do Favorito, da Queiroz, e por fim, pequenos varejos do capital e interior. Quanto à competitividade do mercado, o diretor falou que seus principais concorrentes são os atacados, como o Atacadão, Açaí, Makro, já que as outras distribuidoras focam em um produto específico.

Os discentes de Gestão da Tecnologia da Informação a análise do sistema foi de extrema importância. A empresa utiliza desde 2008 o sistema de gestão de logística e distribuição da CONSINCO – que também era utilizado por outras distribuidoras de grande porte como a CDA Distribuidora e o Nordestão – e que atendia praticamente todas as necessidades da empresa.

O sistema possui os módulos comercial, fiscal, financeiro e contábil, que auxiliam em diversas funções inclusive na tomada de decisões. Para ter dimensão da importância desse sistema, foi relatado que existe uma ferramenta que registra e faz o controle dos inputs e outputs, e com base nesse histórico recalcula o valor para o próximo pedido, sugerindo ao gestor de logística se deve aumentar ou reduzir aquele item na próxima compra.

Compilado pela monitora: Rayane Cabral da Silva

Elaborado pelos alunos: ABEL LAMEQUE SILVA DAMASCENO, AMARILIS KARININE DA SILVA, ANA RAISA MARTINS DE OLIVEIRA DINIZ, ANTÔNIO NASCIMENTO DA SILVA JÚNIOR, ARLEI OLÍMPIO GOMES DA SILVA, DIANNA DÉBORAH DE SOUZA CAVALCANTE, DIEGO BRITO PEREIRA, ERMANDO GAMELEIRA GOMES JUNIOR, ESDRAS EMANUEL COSTA DA SILVA, IZABELLY KATIUCIA ALVES DE FARIAS, JOSÉ LUIZ FRANÇA DE SÁ LEITÃO, JOSE WILLIAM DA SILVA, LAIZE CRISTINA SILVA DA COSTA, LÁZARO ERVESON DA SILVA DE ANDRADE, LETICIA CARLA SOUZA DE ARAUJO, LIDIANY ELANE SOUSA DA CUNHA CABRAL, MARCELO MIGUEL MOURA DE MEDEIROS, MARIA TATIANA DA CUNHA, MATHEUS FÁBIO DO NASCIMENTO ARAUJO, MOISÉS ROCHA MARTINS DE MEDEIROS, NADJA LIZ COSTA DE OLIVEIRA.