Alunos de Engenharia de Produção ofertam Minicursos na IX SECITEC

Capacitação, Ensino, Estudante, Extensão 24 de outubro de 2022. Visualizações: 482. Última modificação: 24/10/2022 16:24:00

MINICURSOS VOLTADOS PARA À ÁREA DA ENGENHARIA DA QUALIDADE

Através da orientação do Prof. Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira, os discentes desenvolveram aplicações que apresentavam, de forma interativa, como são utilizadas aplicadas algumas das ferramentas na Engenharia da Qualidade.

Ao decorrer dos minicursos, os alunos inscritos tiveram contato com alguns dos softwares essenciais para a engenharia de produção, além de auxiliar na compreensão do funcionamento dessas ferramentas em uma empresa.

FERRAMENTAS GOOGLE E O CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE

Neste minicurso, os discentes que ministraram o conteúdo, mostraram a aplicação de algumas das ferramentas Google disponíveis de forma gratuita em sua plataforma, sendo elas o Google Formulário, Google Planilhas e o Google Data Studio (uma ferramenta de inteligência de negócios e análise de dados).

Com o objetivo de aplicar como desenvolver gráficos de monitoramento do controle da qualidade através desses softwares, os participantes conseguiram ter uma visão mais ampla de como essas ferramentas podem auxiliar no dia a dia do engenheiro de produção.

O Formulário foi utilizado como ferramenta para coleta de dados (folha de verificação), as Planilhas foram utilizadas para tabular e aplicar algoritmos de controle da qualidade e o Data Studio foi utilizado para a construção de um dashboard para que empresas e gestores possam observar o desempenho das atividades.

Dashboard de controle da qualidade desenvolvido durante o minicurso. Imagem: Juliana Campos (2022).

Um dos alunos do minicurso das ferramentas Google e Engenharia da Qualidade, relatou sobre à sua experiência:

“O minicurso de ferramentas do Google com aplicações práticas foi superinteressante, porque não foi apenas um monte de números em tabelas que se vê em sala de aula. Vi realmente como são as reais situações no trabalho e quando foi aplicado a ferramenta Data Studio, que eu nunca tive contato, superou todas as minhas expectativas. Foi demonstrado como realmente pode, uma planilha, ter tantas formas de ser apresentadas e formas tão detalhas e bonitas, que é de impressionar qualquer um. O minicurso foi simples, mas demonstrou outro ponto de vista para mim.”

Discentes que atuaram como ministrantes do curso. Foto: cedida (2022).

O minicurso foi ministrado pelas discentes Ana Clara Camara, Anne Karolayne , Ilany Micaely, Juliana Campos, Lara Thifanny e Maria Da Conceição e pelo discente Artur Silva.

USO DA FERRAMENTA SERVQUAL APLICADA À ENGENHARIA DE QUALIDADE

O minicurso sobre o uso da ferramenta SERVQUAL foi divido em dois encontros: no primeiro, foi apresentado o conceito da ferramenta, suas características e dicas de fórmulas e atalhos no Google planilhas; no segundo encontro, foi realizada à classificação da percepção e análise do perfil socioeconômico dos clientes.

Como forma de contextualização, os discentes que atuaram como facilitadores do conteúdo, apresentaram uma pesquisa fictícia sobre à satisfação de clientes dos bancos públicos e privados. No exemplo, foram analisadas as médias de todas as afirmações envolvidas na expectativa, percepção e nos GAP.

Além disso, também foram feitas as análises de classificação da ordem de prioridade para as expectativa e GAP, utilizando o algoritmo de quartis.

A atividade foi ministrada pelos discentes Heliaty da Silva, Moisés Rocha e Pedro Henrique.

Discentes que atuaram como ministrantes e alguns dos alunos do curso. Foto: cedida (2022).

“Meu feedback sobre o minicurso é bem positivo, pois, até então, eu não tinha nenhum conhecimento dessa ferramenta. O Pedro e o pessoal conseguiram transmitir o conteúdo de forma bem clara.” Relato de um participante do minicurso.

AS ATIVIDADES SERVIRAM COMO UMA EXPERIMENTAÇÃO PARA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Em relato, o professor e orientador dos minicursos, Professor Lucas Ambrósio, essas atividades mostraram-se de extrema importância, pois coloca os(as) discentes no centro do processo de ensino e aprendizagem e ser como ponte com a comunidade externa, já que tal ação é focada em problemas da sociedade e empresas e pode capacitar profissionais atuantes no mercado. “Três resultados podem ser destacados: (1) o protagonismo do(a) discente na compreensão de uma ferramenta e transmissão desse conteúdo, (2) a apresentação e introdução à softwares essenciais para atuação no mercado de trabalho e (3) serve como uma experimentação de ações visando a curricularização da extensão”.

Professor Lucas Ambrósio durante a IX SECITEC. Foto: cedida (2022).

Essas atividades foram desenvolvidas durante a IX SECITEC, realizado na UFERSA (Campus Angicos), entre os dias 18 e 21 de outubro de 2022.