Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

#CarimbaQueEsseArtigoÉDaProdução: 📊Decision Spatial Model to Evaluate Human Development in the State of Rio Grande do Norte🌍

Pesquisa 25 de junho de 2024. Visualizações: 100. Última modificação: 25/06/2024 17:47:22

Nova publicação dos grupos de pesquisa PRODE/UFERSA e GEDAI/UFAL: https://lnkd.in/dCYwKih8
A pesquisa foi desenvolvida por nosso egresso Leon Antônio Costa Neto (UFERSA/Campus Angicos), em colaboração com os professores Ciro Figueiredo (UFERSA) e Thyago Nepomuceno (UFAL).

Egresso: Leon Antônio Costa Neto (UFERSA/Campus Angicos)
Professor: Ciro Figueiredo (UFERSA)
Professor: Thyago Nepomuceno (UFAL)

Neste estudo, foi aplicado um modelo espacial de decisão, previamente desenvolvido, para avaliar o desenvolvimento humano nos municípios do Rio Grande do Norte. O modelo considera fatores sociais, econômicos, de saúde, educação e aspectos territoriais das regiões analisadas. Utilizando regras de decisão e identificação de clusters espaciais, foi possível analisar o agrupamento de cidades com desempenhos variados.

🔍 Metodologia e Análises
Foram realizadas três análises que resultaram em achados consistentes, confirmando a robustez do modelo utilizado. Além disso, os resultados obtidos foram comparados com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.

🌐 Principais Descobertas
🔹Desempenho Espacial: Identificaram-se agrupamentos de municípios com desempenhos diferenciados.
🔹Comparação com o IDH: Observou-se que o efeito compensatório presente no cálculo do IDH não foi verificado no modelo aplicado, destacando a precisão e especificidade da abordagem utilizada.
🔹Implicações Práticas: Os resultados oferecem uma oportunidade para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a critérios com baixo desempenho, além de permitir a visualização de padrões espaciais entre municípios com classificações semelhantes.

Os pesquisadores proporcionaram uma base sólida para futuras pesquisas e iniciativas políticas voltadas para o desenvolvimento regional.

Parabéns aos autores pelo excelente trabalho!