UFERSA Campus Angicos em Parceria com a FIERN para Evento de Inovação e Tecnologia “Momento Indústria & Startup & Academia

Extensão, Inovação 26 de julho de 2024. Visualizações: 43. Última modificação: 26/07/2024 11:55:49

A Comissão Temática de Inovação e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN realizará, no próximo dia 1º de agosto, o evento “Momento Indústria & Startup & Academia”. O encontro, que visa apresentar aos empresários casos reais de soluções desenvolvidas por startups voltadas para a indústria, ocorrerá às 8h30 na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN), em Natal.

O evento tem como objetivo principal apresentar demandas de gestão e tecnologias apontadas por diferentes setores produtivos no Rio Grande do Norte, bem como soluções validadas no mercado por startups locais, que possam ser aplicadas e replicadas, oferecendo vantagens para as empresas industriais do estado.

De acordo com o diretor de Inovação da FIERN, Djalma Júnior, o projeto foi pensado para proporcionar soluções de base tecnológica para empresas industriais, como também para apoiar startups potiguares em um ambiente de troca de informações e negócios. “A nossa ideia é dar amplitude aos projetos das startups, ou seja, fazer com que elas se conectem com soluções para as indústrias que fazem parte do nosso ecossistema industrial”, explicou. Segundo a executiva da comissão, Susie Macedo, o encontro tem como público-alvo os empresários industriais interessados em inovar e melhorar suas operações através de novas tecnologias.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Angicos, especialmente o curso de Engenharia de Produção, terá papel fundamental na estruturação do evento. As professoras do curso, Samira Yusef, Natália Vasconcelos e Marianna Campos serão responsáveis pela análise das demandas enviadas pelas empresas. Essas demandas servirão como input para outras etapas de um projeto colaborativo entre a UFERSA, FIERN e ELI – Ecossistema Local de Inovação Natal. A professora Samira Yusef complementa:

“O momento Indústria & Startup & Academia é uma etapa “piloto” de um projeto que tem a universidade como elo entre indústrias e empresas de base tecnológica. A UFERSA ficou responsável por auxiliar na identificação e estruturação dos problemas das indústrias, que é o passo inicial para que as indústrias e empresas que possuem soluções tecnológicas possam se aproximar e a inovação aconteça.”

O evento será dividido em quatro fases distintas:

1. Coleta de Demandas: As demandas de gestão e tecnológicas serão coletadas com o apoio técnico e científico da UFERSA, por meio de formulários enviados às empresas.
  2. Apresentação de Soluções: Startups locais com soluções já validadas serão selecionadas para apresentar suas inovações, através de depoimentos de empresas industriais que utilizam esses serviços.
  3. Fechamento de Negócios: Durante um café da manhã, as startups terão a oportunidade de apresentar suas soluções, promovendo o interesse comercial e possibilitando a contratação desses serviços.
  4. Desenvolvimento de Novas Soluções: Startups interessadas poderão manifestar interesse no desenvolvimento de novas soluções, baseadas no diagnóstico aplicado junto às empresas.

Entre as startups confirmadas para o evento estão Faceponto, Venx Tecnologia, HUBBI, Inovall e RN Tecnologia. Essas empresas oferecerão produtos validados que proporcionam vantagens no mercado. Além disso, haverá um momento de networking para negociações e discussões sobre novos produtos de interesse para as empresas industriais do RN.

Os empresários interessados poderão participar da etapa de Diagnóstico Empresarial acessando o link https://forms.gle/Q31Wg8UN1sVLKoQb7. A participação é gratuita, e os dados informados serão tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As inscrições podem ser feitas no link abaixo: https://forms.office.com/r/GDCejUPqpU

Cronograma:

• 8h15 às 8h30 – Recepção dos convidados & Café da Manhã