O nosso curso além de desenvolver várias práticas de ensino também é engajado em pesquisa e extensão. Neste mês de Agosto de 2024, foram anunciados os resultados dos editais de pesquisa e extensão e tivemos alguns projetos aprovados:
EDITAL PROEC Nº 001/2024 – APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO E CULTURA
- Caravana do Desenvolvimento 2ª edição: Práticas e contribuições da gestão e engenharia de produção para o desenvolvimento territorial da região de Angicos
- Profº Lucas Ambrósio e Profª Luciana Torres
EDITAL PROPPG Nº 21/2024 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUCIONAL (PICI/UFERSA)
- Acompanhamento dos egressos de Engenharia de Produção no mercado de trabalho
- Profª Natália Veloso Caldas de Vasconcelos
- Modelos de decisão aplicado ao descomissionamento de estruturas offshore
- Profª Priscila da Cunha Jácome Vidal
- Plataforma web baseada em modelos de decisão espacial para ações no âmbito da segurança pública no estado do Rio Grande do Norte
- Profº Ciro José Jardim de Figueiredo
Conheça um pouco mais sobre os projetos:
A ação CARAVANA DO DESENVOLVIMENTO 2ª EDIÇÃO: PRÁTICAS E CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DA REGIÃO DE ANGICOS foi aprovado com recursos para bolsa remunerada PIBEX e custeio.
O projeto Caravana do Desenvolvimento tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico da cidade de Angicos/RN por meio de auxílio na aplicação do autodiagnóstico de desempenho organizacional e no auxílio na aplicação e capacitações em áreas estratégicas das organizações.
Trata-se de uma ação que segue para sua segunda edição, após resultados exitosos do projeto inicial que, por exemplo, criou uma cartilha que auxilia empreendimento a aplicarem um autodiagnóstico para avaliar o desempenho deles em áreas como marketing e inovação, boas práticas de fabricação, planejamento estratégico, planejamento da produção, gestão de custos, qualidade dos serviços.
O potencial público-alvo desta ação são os empreendimentos (formais e informais) localizados na cidade de Angicos que, considerando as formalizações, contam com mais de 790 empresas ativas.
Os discentes integrantes desta ação, realizarão visitas de apresentação da cartilha, mostrando como aplicar o autodiagnóstico, a importância da busca por melhorias contínuas e apresentando e, em determinadas situações, auxiliando na aplicação das ações de melhorias apresentadas na cartilha.
Além de contribuir com o desenvolvimento sustentável e econômico da cidade de Angicos, por meio da melhoria na prestação de serviços e das atividades de comércio, espera-se auxiliar na aplicação do autodiagnóstico e na aplicação de ações de melhorias em 15 empresas e, ao todo, entregar a cartilha para 45 empreendimentos na cidade de Angicos.
Dessa forma, a expectativa é contribuir com o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas empresas em Angicos e, assim, contribuir com a melhoria do ciclo virtuoso do desenvolvimento sustentável.
Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do projeto ou por meio do email gp.eqos@ufersa.edu.br
O projeto “Orientação Profissional na Transição Universidade-Mercado de Trabalho” visa auxiliar e compreender a transição da universidade para o mercado de trabalho para os alunos de Engenharia de Produção, e como essa transição pode ser tornar mais suave. Com objetivos de proporcionar aos estudantes uma compreensão clara das diversas áreas de atuação e das competências necessárias para cada uma, o projeto também busca facilitar a integração entre a teoria aprendida na universidade e a prática no mercado de trabalho, identificando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais e alinhando expectativas profissionais.
Projeto de Pesquisa: Acompanhamentos dos egressos de Engenharia de Produção no mercado de trabalho
Plano de Trabalho: Orientação profissional na transição Universidade – Mercado de trabalho
Discente Bolsista: Ana Clara Câmara Gomes de Sousa
Docente: Natália Veloso Caldas de Vasconcelos
O descomissionamento de plataformas offshore é um processo que envolve diversas tomadas de decisões. Neste processo estão envolvidos diferentes stakeholders com objetivos conflitantes, tais como sociedade, governo, empresas proprietárias da estrutura offshore, pescadores e outros. Não existem uma alternativa que atenda todos os atores envolvidos de maneira igualitário, tornando o processo complexo e exigindo o uso de modelo de decisão. Este projeto tem como objetivo aplicar modelos de decisão para auxiliar a tomada de decisão no processo de descomissionamento de estruturas de plataformas offshore. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente será realizada uma revisão na literatura acerca do tema, posteriormente serão coletados os dados a partir dos relatórios técnicos sobre o desmantelamento de plataformas offshore. Será escolhido o método de suporte a decisão. Por fim, espera-se que seja gerado um modelo consolidado para dá suporte a decisão utilizando técnicas de tomada de decisão.
O projeto Plataforma web baseada em modelos de decisão espacial para ações no âmbito da segurança pública no estado do Rio Grande do Norte é financiado pelo CNPq e tem como objetivo propor painéis informatizado de monitoramento da segurança pública no estado do RN, usando modelos de decisão para criar índices de segurança. Especificamente, no Plano de Trabalho: Agrupamento espacial para análise da vulnerabilidade da violência no estado do Rio Grande do Norte, o aluno irá desenvolver a formação de grupos de municípios vulneráveis considerando informações sociais, econômicas, ambientais e de ocorrências de crimes aqui no estado. O objetivo é estabelecer uma relação entre as ações violentas e as variáveis citadas, auxiliando na implantação de políticas públicas de segurança.