No semestre 2024.1, o curso de Engenharia de Produção celebrou uma importante parceria entre a disciplina de Projeto e Desenvolvimento do Produto e a VX Airguns, empresa especializada na produção e fornecimento de acessórios para a prática de tiro esportivo. A colaboração teve como objetivo a reformulação das embalagens de quatro produtos da empresa: maça de mira, cegador de alça de mira, tinta de maça de mira e headband.
A iniciativa desafiou os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras, que atendessem às necessidades específicas da VX Airguns, considerando requisitos técnicos dos produtos e as necessidades dos clientes. Divididos em quatro grupos, os alunos realizaram um trabalho que combinou teoria e prática, promovendo um aprendizado significativo.
Os grupos responsáveis pelos projetos foram compostos pelos seguintes alunos:
- Maça de Mira: Ana Carolina de Assis, Ana Emmanuely Azevedo, Isabelly Périco e Virna Maria de Paiva.
- Cegador de Alça de Mira: Damiana Geronilda da Silva Tomaz, Jadson Barbosa de Medeiros e Sara Soraya Soares Gomes.
- Tinta de Maça de Mira: Adriele Karin Feliciano da Silva, Aldaíza Rayssa Santos Soares, Valleska Thais de Medeiros Baracho e Vyctor Rodrigues Marinheiro de Souza.
- Headband: Damiana Daiana dos Santos, Fladja Taylla da Costa, João Vitor de Pinho Pereira e Maria da Conceição Avelino Cabral de Assis.
Ao longo do semestre, os grupos participaram de reuniões com o CEO da VX Airguns, Vinícius Xavier, que detalhou as demandas e expectativas da empresa. Além disso, os estudantes realizaram pesquisas de mercado sobre tecnologias de embalagens, bem como entrevistas com clientes para compreender suas necessidades e preferências. Durante o desenvolvimento das propostas, ferramentas de gestão de desenvolvimento de produto foram aplicadas para fundamentar as decisões sobre aspectos como materiais, funcionalidades e estética das novas embalagens.
O ponto alto do projeto foi a apresentação final das propostas, com a presença do CEO Vinícius Xavier, que forneceu feedbacks e agradeceu os insights gerados pelos estudantes.
Quinze dias após a apresentação, a VX Airguns apresentou suas novas embalagens, diretamente influenciadas pelas reflexões geradas ao longo do projeto. “Tivemos bons frutos das apresentações dos projetos dos alunos. Mudamos algumas embalagens atuais considerando as propostas deles. Sei que as embalagens ainda podem melhorar, mas já avançamos muito em relação ao que tínhamos antes. Agradeço à turma pela atenção e empenho neste projeto”, afirmou o CEO.
Vinícius destacou que a embalagem da headband está sendo produzida pelo fornecedor no formato de “case”, conforme projetado pelos alunos, trazendo maior valorização do produto e alinhamento às necessidades dos clientes. Em relação à embalagem da tinta de maça de mira, ele explicou que a embalagem primária está passando por uma reformulação, o que resultou na suspensão temporária das vendas deste item. As novas embalagens, desenvolvidas com base nas ideias apresentadas pelos alunos, representam um marco para a VX Airguns, ao agregar valor aos produtos e proporcionar uma melhor experiência aos clientes.
Essa parceria reforça o compromisso do curso de Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos com o ensino prático e a inovação, conectando alunos a desafios reais do mercado e promovendo o desenvolvimento de competências fundamentais para a atuação profissional.