Informamos que a pesquisa do Prof. Anderson Oliveira, recém-integrado como docente em nosso curso de Engenharia de Produção no campus Angicos, intitulada “Fault diagnosis in split-system air conditioner by analyzing the chaos in the electrical current signal” (Diagnóstico de Falhas em Ar-Condicionado Tipo Split por Meio da Análise do Caos no Sinal da Corrente Elétrica), foi publicada no dia 09 de fevereiro no International Journal of Refrigeration, um periódico de grande relevância internacional, classificado como Qualis A1 pela Capes.
O artigo está relacionado a uma das subáreas da Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, com foco na aplicação de manutenção preditiva. A pesquisa, realizada durante o doutorado do Prof. Anderson, trouxe uma importante contribuição acadêmica ao aprimorar uma técnica desenvolvida por professores da UFPB, denominada SAC- DM (Análise de Sinais baseada no Caos usando Densidade de Máximos, em português).Essa técnica, promissora e originada de estudos sobre a evolução de espécies em sistemas biológicos, vinha sendo utilizada para diagnóstico de falhas em motores elétricos. Agora, ela pode ser aplicada também a equipamentos de ar-condicionado de pequeno porte.
Segundo o professor, a aplicação do SAC-DM nesse tipo de equipamento oferece vantagens significativas, como a capacidade de diagnosticar falhas individuais ou simultâneas de forma não invasiva (ou seja, sem necessidade de intervenção no equipamento), utilizando apenas um trecho de sinal elétrico de curta duração (1 segundo), o que otimiza o uso de recursos computacionais necessários para o processamento. Como resultado, a técnica alcançou uma acurácia de 100% na identificação de cada tipo de falha analisada.
“Este estudo representa uma inovação nos métodos preditivos para diagnóstico de falhas em equipamentos de ar-condicionado, com foco em aplicações residenciais. O processo utiliza exclusivamente um sensor de corrente não invasivo para adquirir os sinais elétricos, o que torna a técnica muito rápida e prática. Estudos anteriores na área são mais voltados a medições termodinâmicas, exigindo múltiplos sensores e a paralisação do equipamento para a implementação do sistema, e que resulta em uma acurácia em torno de 90%”, afirma o Prof. Anderson, que planeja, no futuro, dar continuidade ao estudo com o desenvolvimento de um protótipo para aplicação da técnica em
residências, além do registro de patente para a invenção.