Anne Karolayne de Macedo Manaia
Francisco Michel de Almeida Silva
Maria Luiza Silva Barbalho
ENGENHARIA ORGANIZACIONAL
Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos.
Gestão Estratégica e Organizacional
A Gestão Estratégica é o gerenciamento de todos os meios de uma organização para atingir todos os seus objetivos e metas. Representa uma maneira de gerir toda uma empresa por meio de estratégias ligadas a toda estrutura organizacional.
Um processo de Gestão Estratégica ocorre com a análise de como a organização se posiciona em comparação aos seus concorrentes, reconhecendo oportunidades e ameaças. Logo, a Gestão Estratégica empresarial envolve definição de objetivos, análise do ambiente competitivo e da organização, avaliação de estratégias, implantação e acompanhamento.
Gestão de Projetos
Conforme o PMI (2017) um projeto “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Portanto, um projeto possui início e fim definidos, com recursos limitados, que busca alcançar metas dentro de um prazo determinado com qualidade.
O PMI (Project Management Institute) é uma organização que é referência na gestão de projetos, e ela dissemina suas ideias através do PMBOK. O gerenciamento de projetos é a execução de vários conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em dado projeto para satisfazer as suas necessidades.
Gestão do Desempenho Organizacional
Félix (2021) afirma que a gestão do desempenho organizacional é um processo contínuo de observação e identificação do desempenho de pessoas e grupos, juntamente com os objetivos estrategicamente definidos da organização, visando uma melhoria contínua, de modo a alcançar uma eficiência máxima. Para isso é necessário a realização de avaliações com a finalidade de melhorias dentro de uma organização ou como um meio de solucionar problemas relacionados ao desempenho.
Gestão da Informação
Os dados e informações que um empreendimento acumula é um de seus ativos principais. Mas não basta ter grandes conjuntos de dados acumulados no sistema, é preciso saber analisá-los e como apresentá-los para a tomada de decisões nos altos setores de um negócio. Por isso, nos últimos tempos, ferramentas de Business Intelligence e Big Data tem se tornado tão importantes para a tomada de decisões.
Possuir a informação certa no momento certo é essencial para o negócio atingir os resultados esperados. Ao ter informações precisas, um empreendimento consegue saber como está a sua situação no mercado com mais precisão e como pode otimizar sua cadeia operacional.
As informações estão em todos os setores da organização, pode-se observar nos seguintes setores:
- Estratégico: contribuem na tomada de decisões de alta administração e na consolidação do planejamento estratégico.
- Financeiro: auxiliam na compreensão de custos, lucros, riscos, controle e orçamento.
- Mercado: análise de oportunidades de negócios e produtos.
- Comercial: na compreensão de transações comerciais, exportação e importação.
- Gestão: auxiliando no gerenciamento de operações como planejamento e projetos.
Redes de Empresas
As redes de empresas são associações formais ou informais de empresas com características semelhantes ou com forte vinculação a um determinado setor ou ao(s) cliente(s) com grande influência territorial. (SEBRAE, 2017)
Segundo Elmil et. al. (2004), as redes de empresas possuem as seguintes características:
- Relatividade nos papéis dos atores organizacionais: De acordo com os papéis atribuídos entre si, as redes de empresas possuem limites atribuídos ao conjunto das suas relações.
- Interação: A interação entre empresas leva ao enfrentamento de problemas com soluções, habilidades e necessidades.
- Interdependência das partes: Como na rede pode haver partes com naturezas distintas, a interdependência no relacionamento as torna mais fortes. Por meio do relacionamento cada parte pode ter acesso aos recursos dos demais, possibilitando a mobilização de recursos por ambas as partes.
- Complementaridade: Por meio da complementaridade, as empresas podem ter acesso a diferentes caminhos de atuação, assim como elas interagem umas com as outras.
- Especialização das atividades das empresas: Como geralmente as empresas estão situadas em um determinado nível do mercado e não de toda a cadeia, elas terão a capacidade de atuar de maneira mais qualificada e, depois, podem estabelecer alianças com outros atuadores do sistema possibilitando vantagens óbvias para seus membros.
- Competitividade entre redes: Para as pequenas organizações, as redes seriam uma ótima maneira de adquirir massa suficiente para conseguir competir com as grandes empresas. Pois a rede de empresas disponibiliza um ambiente competitivo, porém, mais acessível.
Gestão da Inovação
A Inovação tem sido destacada como o principal elemento diferenciador de organizações que buscam aumentar sua competitividade. (CARVALHO; REIS; CAVALCANTE, 2011).
A gestão da inovação é a estrutura que permite que todas as ideias e processos inovadores sejam aplicáveis em uma organização. De uma forma mais prática, essa estrutura é composta por ações de planejamento, organização, gerenciamento e controle que auxiliam ideias e projetos inovadores dentro das empresas. A inovação vem sendo um dos pontos mais importantes de uma organização, principalmente em relação à competitividade. Quanto mais inovadora uma empresa for, maior será sua competitividade e melhor sua posição no mercado em que atua. Essa alta capacidade para inovar transforma ideias em produtos, serviços e processos inovadores de forma rápida e eficiente. Como consequência, a inovação permite à empresa lucrar mais.
Gestão da Tecnologia
Segundo Correa (2018) a gestão da tecnologia administra os recursos tecnológicos comumente utilizados no processo de desenvolvimento da informação de uma organização ou instituição. O processo é composto por uma coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação dos dados, os quais são transformados em informações que serão úteis para a tomada de decisão. Proveniente disso, a gestão da tecnologia vem ocupando cada vez mais espaço nas empresas.
Gestão do Conhecimento
Segundo Valentim (2003) gestão do conhecimento é o conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solucionar problemas e tomar decisões.
Gestão da Criatividade e do Entretenimento
Ser criativo em meio a correria, reuniões e várias tarefas diárias é um grande desafio. Devido a sua importância para superar as dificuldades enfrentadas no dia a dia a ABEPRO reconheceu o ramo de Gestão da Criatividade e do Entretenimento como sendo uma nova subárea dentro da chamada Engenharia Organizacional, que é uma das áreas ligadas à Engenharia de Produção.
Referências
CARVALHO, Hélio; REIS, Dálcio; CAVALCANTE, Marcia. Gestão da Inovação. Curitiba Paraná: Expressão digital, 2011.
CORREA, Rafael Murilo. O que é Gestão da Tecnologia da Informação?: Entenda como a TI pode ser uma aliada estratégica do negócio. Euax CONSULTING, 30 ago. 2018. Disponível em: https://www.euax.com.br/2018/08/gestao-da-tecnologia-da-informacao/. Acesso em: 19 maio 2021.
ELMIL, VALMIR. Redes de Empresas: Uma Proposta de Tipologia para sua Classificação. Disponível em:<http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2004-eso-0633.pdf> Acesso em: 20 de maio de 2021.
FÉLIX, Victor. Gestão de desempenho:: o que é?. [S. l.], 2021. Disponível em: https://mindsight.com.br/gestao-de-desempenho-o-que-e/. Acesso em: 19 maio 2021.
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
Série Empreendimentos Coletivos – Rede de Empresas. Sebrae Nacional. 22 de maio de 2017. Disponível em:<https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/serie-empreendimentos-coletivos-rede-de-empresas,3ec19889ce11a410VgnVCM1000003b74010aRCRD> Acesso em: 20 de maio de
VALENTIM, M. L. P. A construção de conhecimento em organizações (1). Londrina: Infohome, 2003.