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Engenharia de Produção - Campus Angicos

Ana Angelica Nunes Braga

Ilany Micaely Santos da Silva

Paulo Victor Araujo da Silva

Rafael Felipe Medeiros Santiago

LOGÍSTICA

Técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

A logística é constituída de cinco atividades principais: gerenciamento de transporte, estoque, armazenagem ou estocagem, tecnologia de informação e gerenciamento de produção ou de operações.

Todavia, assim que uma empresa entra em contato com seus fornecedores, clientes e outros stakeholders (parceiros), suas atividades logísticas saem porta afora e caem na cadeia de suprimentos mais ampla. Esse contato representa gerenciamento adicional, conhecido como gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM), e aqui precisamos de outra definição para determinar o escopo desse conceito.

O CSCMP define SCM como

o planejamento e gerenciamento de todas as atividades envolvidas em compra e aprovisionamento, conversão, e todas as atividades de gerenciamento logístico. Igualmente importante, inclui também coordenação e colaboração com parceiros, que podem ser fornecedores, intermediários, prestadores de serviços terceirizados e clientes. Em essência, gestão da cadeia de suprimento integra gerenciamento de oferta e demanda nas empresas e entre elas.

Gestão de Estoques

 Para a maioria das pessoas os “aspectos da logística” do dia a dia se resumem a atividades de transporte – atividades “Siga” – ou a atividades de armazenagem, – atividades “Pare”. Todavia, a finalidade da logística é disponibilizar materiais, mercadorias ou produtos aos clientes. Esses itens, que se movimentam ao longo da cadeia de suprimento, constituem os estoques a ser vendidos e encaminhados até que cheguem ao consumidor final. Portanto, a composição dos produtos e os níveis de estoque também devem ser gerenciados a fim atender as necessidades do cliente de forma adequada e ao mesmo tempo manter uma cadeia de suprimento efetiva e eficiente. Esse importante processo na atividade da maioria das empresas é denominado gestão de estoque.

Como definição 0s estoques são os materiais, os produtos e as mercadorias que percorrem a cadeia de suprimento até que sejam requeridas para transformação ou venda a clientes e, por fim, ao consumidor final. Inventário é uma lista desses itens mantidos em estoque pela empresa.

Em geral, os principais benefícios que os estoques podem oferecer incluem:

  • tempo: ter estoques disponíveis reduz o tempo de espera do cliente e oferece a ele as utilidades tempo e lugar de um produto;
  • descontinuidade: ter estoques ao longo da cadeia de suprimento permite que funções inter-relacionadas sejam desconectadas e executadas com maior eficiência;
  • incerteza: ter estoques proporciona proteção contra imprevistos e eventos não planejados, como más condições atmosféricas, que forçam os clientes a comparar produtos extras;
  • economia: ter estoques permite que os clientes comprem em grande quantidade e com descontos, mas eles precisam estar atentos para as falsas economias, já que os custos de manutenção do estoque aumentam.

Projeto e Análise de Sistemas Logísticos

As rápidas mudanças que têm afetado a evolução de conceitos de logística e SCM nas últimas décadas são acompanhadas pelo desenvolvimento paralelo em sistemas e aplicações de TI. O uso de TI na área da logística aumentou nos últimos 30 anos e resultou em benefícios significativos por permitir que a direção da empresa tome decisões que causarão impacto também significativo sobre o desempenho da empresa.

Logística Empresarial

Múltiplas etapas são necessárias para transformar um conjunto de matérias-primas em um produto de consumo e, assim, colocá-lo em seu respectivo nicho de mercado. A soma dessas etapas define a rede industrial e comercial que permeia várias empresas — e que incorpora uma infinidade de atividades de concepção, suprimento, produção, distribuição e venda. Apesar de essas redes formarem uma verdadeira malha, elas são comumente chamadas de cadeia logística.

O transporte é uma ferramenta essencial dentro do setor logístico. Necessário para todas as empresas, facilitando e qualificando a organização. Uma linha de transporte bem implementada, diminui o custo da mercadoria para o cliente e coloca a economia e o mercado em grande escala produtiva e competitiva. O transporte é indispensável, sem ele, o mundo não funciona.

A distribuição física ocorre através do recebimento e processamento dos pedidos, o armazenamento dos produtos e o envio dos itens selecionados para o consumidor. Esse subtópico dentro da Logística, abrange o transporte de bens e mercadorias com total qualidade e responsabilidade para o favorecido em questão. O transporte é realizado desde o ambiente de produção até o local estabelecido pelo cliente. Um plano engenhoso que abarca otimização do tempo e traz um perfil qualificatório para a empresa, é a implementação de centros de distribuição cada vez mais perto do cliente, permitindo que o produto chegue em curto período e com eficácia.

Logística Reversa

A logística reversa ocorre em fluxo contrário da logística tradicional, ela tem origem do consumidor até o centro produtivo. Esse ciclo reverso tem o intuito de conduzir o produto para o sistema produtivo novamente, através da reutilização ou aproveitamento total ou parcial do produto pós-venda ou pós-consumo, obtendo assim um valor de mercado. Essa cadeia produtiva tem a finalidade de preservação do meio ambiente, e está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A implementação da logística reversa em empresas, promove um perfil concordante e satisfatório, constituindo uma marca sustentável e de tamanha atenção e cuidado ao meio ambiente. É preciso planejamento, controle e clareza de informações, para que assim, seja descartado a possibilidade de despejo dos resíduos sólidos em ambientes inadequados, pelos consumidores. As organizações têm que realizar políticas de direcionamento sobre o retorno dos produtos nos estabelecimentos, proporcionando que essa logística funcione da melhor maneira.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei no. 12.305), descreve a logística reversa como 0 instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (BRASIL, 2010, documento on-line).

Logística de Defesa

A Logística da Defesa é constituída e executada para a ratificação das Forças Armadas, servindo como subsídio nas operações contingenciais e no suporte das atividades em qualquer instante.

A Base Logística da Defesa (BLD) é o eixo da capacitação material, tecnológica e humana. Esse suporte tem o intuito de gerar um sistema de desenvolvimento para o poder militar, agregando um progresso positivo em todo um país e promovendo um perfil de capacitação e aperfeiçoamento.

A BLD é contemplada com algumas extensões:

  • Infraestrutura industrial: operações de empresas na produção de produtos de defesa;
  • Infraestrutura de ciência e tecnologia: ações de pesquisas e desenvolvimento da capacitação científica e tecnológica e uso em produtos de defesa;
  • Infraestrutura da inteligência e defesa: atuação das organizações recorrendo a limites internacionais na busca de conhecimentos atualizados sobre ciência e tecnologia, para melhor implementação de produtos de defesa e o impacto da tecnologia no meio.
  • Infraestrutura de financiamento: realiza pesquisa e desenvolve investimento financeiro na área científica, e o incentivo de vendas em produtos de defesa;
  • Planejamento, movimentação e infraestrutura logística com a finalidade de promover os meios de defesa.
  • Infraestrutura de comercialização de produtos de defesa: fundamenta a extração de produtos e a motivação ao desenvolvimento econômico e político.
  • Infraestrutura de logística e mobilização do desenvolvimento de produtos de defesa, e estrutura base para a BLD.
  • Esquema legal para apoio e progressão da BLD.

Logística Humanitária

A Logística Humanitária foi fundamentada para a realização de apoio ao povo e a sua coletividade, com a intenção de ajudar a classe afetada por desastres ambientais, humanos, guerras, e todo e qualquer problema complexo. Uma atuação divergente da logística habitual, trata-se de uma atividade circunstancial, muitas vezes incerta, lidam com vidas e sofrimentos, estabilidades, sem prazo de solução, entre outros.

É uma ação positiva que enquadra uma gama de elementos para o planejamento e direcionamento correto das ações, e atividades que serão realizadas para a pretensão de um desfecho positivo. Por tanto, o centro dessa logística é a população afetada e, logo, o objetivo de sanar e minimizar os impactos ocorridos.

Referências

CASTIGLIONI, José Antonio de Mattos; PIGOZZO, Linomar. Transporte e Distribuição. 164 p. São Paulo: Saraiva. 2014.

GRANT DAVID, B., Gestão de Logística e Cadeia de Suprimentos. tradução Arlete Simille]. – [1a ed.] – São Paulo: Saraiva, 2013.

MOREIRA, Daniel August. Administração da produção e operações. 2. ed. rev. e ampl. — São Paulo : Cengage Learning, 2012.

PIRES, Sílvio R. I Gestão da cadeia de suprimentos (Supply chain management): conceitos, estratégias, práticas e casos / Sílvio R. I. Pires. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2016.

SOSTER, L.C.B.; DE, A.F.R.; AMARAL, S.R. Gestão de tecnologia e informação em logística. Porto Alegre: Grupo A, 2019.

26 de junho de 2021. Visualizações: 2212. Última modificação: 26/06/2021 14:09:51