Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Aqui, são apresentados trechos de relatos de sucesso de egressos do curso de Engenharia de Produção – Campus Angicos

Um grande desafio ocorreu há uns meses, onde com a saída de um colaborador da minha equipe eu precisei assumir a liderança de implantação do SGI (ISO 14001, 9001 e 45001), possuindo pouquíssimos conhecimentos das normas. Nessa situação precisei tirar o foco do que era minha função no momento (gestão de processos) e migrar para a implantação da ISO. Com muita ajuda de terceiros, equipe comprometida, conseguimos conquistas as 3 ISO e estamos certificados.

XX

Consegui ao longo de um biênio em que estive na Direção da Câmara Municipal do município de Alto do Rodrigues, elaborar e implementar um Planejamento Estratégico (este que foi tema do meu TCC) alinhado com as melhores práticas administrativas e de gestão públicas, bem como criar uma identidade visual, estabelecer novos processos internos e elaborar um novo e mais adequado portal da transparência (que virou padrão para a empresa que o desenvolveu). Sendo todas essas práticas devidamente reconhecidas e elogiadas pelo MPRN (órfão fiscalizador).

XX

Em 2019 comecei de fato a me forma e conseguir algum tipo de renda, até então era sustentado pelos pais, fui estagiar de graça para conseguir me formar e me efetivaram com um salário mínimo (era muito pra mim), após isso mudei de empresa pois não via evolução pra mim lá, o salário um pouco melhor mas também sem nenhuma evolução, com isso decidi ir procurar uma nova empresa, até que estou extremamente satisfeito e consegui começar um mestrado, é o momento em que acredito que acertei o meu rumo, porém precisei sofrer um pouco trabalhando em duas indústrias extremamente engessadas lidando com pessimos funcionarios, para poder entender como funcionam as pessoas. E acredito que o que mais me ajudou além de todo o meu conhecimento adquirido no curso foi a forma de lidar com as pessoas.

XX

Considero minha jornada profissional de muitas lutas e conquistas! Quando iniciei o curso tive bastante dificuldades com algumas disciplinas da área de exatas e bastante dificuldades financeira. Desistir nunca foi uma opção, sempre encarei o curso como minha única oportunidade de mudar minha realidade. Sou a primeira Mulher formada em uma universidade PÚBLICA da minha família. Em seguida vivi grandes dificuldades com logística, pois estudava em angicos, morava em Assú e trabalhava em Macau, saia se casa as 04:00 e retornava as 23:40 todos os dias, me sentia cansada, e atrasada, sentia que sempre estava um passo atrás de todos os outros alunos do curso, mesmo assim nessa época desistir também nunca foi uma opção. Um dos maiores desafios foi a reta final da faculdade, o que fazer ? Como fazer? fiquei meses imaginando como seria minha carreria profissional com o pensamento de que estava atrás de todos os outros. Durante esses meus pensamentos percebi que eu não tinha tempo a perder, não podia errar, o tempo não me permitia ficar pelo caminho e nesse dia decidi ser dona do meu próprio negócio. Planejei o ensina Mais para 48 alunos (quantidade essa que permitia contratar 1 professora e pagar os custos) nesse tempo pesquisei, estudei e busquei novas oportunidades até chegar a equipe de 11 profissionais e aos 200 alunos que temos hoje.

XX

Seria interessante falar das minhas aspirações como engenheira recém formada que teria um emprego na porta da universidade me esperando. No período entre novembro de 2022 e janeiro de 2023 realizei 153 candidaturas que registrei em um caderno, destas, em uma consegui realizar a entrevista e fui selecionada para a vaga. A oportunidade era como analista de consultoria com o salário de 2200,00. Fiquei neste emprego por 1 ano e 2 meses, mas antes disso já não via plano de carreira na empresa ou oportunidade de evolução de cargo/salário e resolvi voltar às buscas por uma nova oportunidade. Foram mais de 100 candidaturas registradas em uma planilha, desta vez, e a oportunidade que consegui foi por uma amiga que viu a vaga sendo divulgada e mandou pra mim. Comecei neste emprego novo agora em março em uma terceirizada da Petrobras como engenheira de produção com o CREA ativo. O que quero deixar disso tudo é que as vezes o problema não é o nosso currículo ou a carta de apresentação que enviamos no email, e sim onde estamos procurando a oportunidade de emprego.

XX

Me formei em Engenharia de produção em 2019. Em 2020, eu entrei no mestrado buscando me aperfeiçoar mais e atrás de oportunidades profissionais. Veio a pandemia e as coisas se complicaram um pouco…Mas em 2021, apareceu uma oportunidade para trabalhar em uma empresa de construção de subestação e linhas de transmissão, e não era na área, mas fui! E aprendi muito. Em 2022, fui trabalhar em uma salina como analista de PCP por intermédio de um professor que tive na graduação, e depois em 2023, fui promovida a Encarregada de produção. Em janeiro de 2024, surgiu a oportunidade de trabalhar como engenheira na 3R Petroleum e só posso dizer que tudo que passei e aprendi até essa oportunidade de atuar na área e como engenheira chegar, foi fundamental. Porque olha… foram muitos currículos enviados, muitas entrevistas… Muitos processos seletivos sem feedbacks… Mas em nenhum momento desisti de ir atrás, e quando apareceu as oportunidades, mesmo não sendo na área, mesmo não pagando bem, eu só pensava que eu precisava aprender, conhecer pessoas, fazer o meu melhor e as coisas iriam acontecer! E aconteceu.

 

 

 

28 de agosto de 2023. Visualizações: 333. Última modificação: 18/05/2024 18:15:54