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Engenharia de Produção - Campus Angicos

Estudantes de engenharia de produção vivenciam logística aeroportuária em visita ao Aeroporto Internacional de Natal

Extensão, Inovação 31 de maio de 2024. Visualizações: 80. Última modificação: 31/05/2024 15:54:05

A visita foi ofertada em uma ação das disciplinas de Logística e Gestão de Redes de Suprimentos I e Gestão da Tecnologia da Informação lecionadas pela professora Marianna Cruz Campos Pontarolo, no curso de Engenharia de Produção no 22 de fevereiro de 2024.  Pela manhã, exploramos os bastidores do terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves, testemunhando a interseção complexa entre logística aeroportuária e engenharia de produção.  Tivemos a oportunidade única de ter a visita guiada por Davi Piza –

 

———- Vamos conhecer um pouco sobre o terminal ———–

O Aeroporto de Natal fez história em 2011 ao se tornar o pioneiro no Brasil a ser transferido para a gestão privada. Além disso, foi o primeiro aeroporto federal a ser construído integralmente pela iniciativa privada. Essa infraestrutura foi uma das principais preparações do Rio Grande do Norte para sediar a Copa do Mundo de Futebol. Desde maio de 2014, a concessionária assumiu as operações do terminal e que atualmente é administrado pela Zurich Airport Brasil.

   Fotos feitas pela aluna Maria Isabelly

Em 19 de fevereiro de 2024, a Zurich Airport Brasil assumiu as operações do Aeroporto Internacional de Natal, marcando um marco histórico como o primeiro aeródromo a passar por uma relicitação no Brasil. Sob a nova gestão, a concessionária detém 100% do aeroporto, que atualmente tem capacidade para até 6,5 milhões de passageiros por ano, com planos de operá-lo até 2054. A concessão foi conquistada pela Zurich em 19 de maio de 2023, por meio de uma oferta de R$ 320 milhões, valor já desembolsado pelo grupo suíço (Tribuna do Norte, 2024).

O Terminal de Cargas desempenha um papel crucial na conexão entre cinco continentes, movimentando impressionantes 20 mil toneladas de exportações anuais. As principais exportações incluem peixes, frutas, vegetais, tecidos e flores, sendo o mamão e o melão os produtos carro-chefe. Composto por três câmaras frias variando entre 2°C e 15°C, o terminal oferece instalações de armazenamento, incluindo salas específicas para produtos radioativos e perigosos, além de uma sala de vistoria. Atualmente, o terminal opera das 7h às 23h, garantindo flexibilidade e eficiência para atender às demandas logísticas.

Durante a fase de exportação, as cargas seguem o trajeto de Natal para São Paulo (SP) e, em seguida, de São Paulo para os Estados Unidos (EUA). No entanto, devido a um impasse político, não há exportações diretas do Brasil para a Europa no momento. Portanto, os produtos são enviados para os EUA, onde são reetiquetados e revendidos para a Europa a preços mais elevados, como no caso dos peixes exportados do Brasil.

O aeroporto de Natal ocupa o 5° lugar em cargas. No que diz respeito à importação, 80% corresponde a eletrônicos, seguidos por armamentos e materiais hospitalares. O lead time da importação das cargas, partindo dos EUA até chegar ao Brasil, mais precisamente em Florianópolis, é de aproximadamente 9 horas.

Além das informações anteriores, detalhou-se o processo de separação das zonas aduaneiras. A área da zona primária, que abrange portos, aeroportos e pontos de fronteira, é o ponto de entrada e saída para todas as cargas internacionais, enquanto a zona secundária engloba o restante do território nacional, incluindo os entrepostos aduaneiros. Toda carga que chega deve ser acompanhada por um conhecimento aéreo e passar pelo processo de desembaraço aduaneiro, que envolve o registro da declaração de importação (nacionalização).

O terminal de cargas do aeroporto é o 3° maior do Brasil e não possui restrições de aeronaves. O fluxo é contínuo, com as cargas de importação sendo retiradas e imediatamente substituídas pelas cargas de exportação. Quanto aos serviços e parcerias, o terminal mantém parcerias estratégicas com as companhias aéreas LATAM, AZULCARGO e GOLLOG, oferecendo serviços de carga inteligentes.

Em termos de tecnologia da informação, a empresa utiliza o sistema Loginfo, que facilita e otimiza os processos de importação e exportação. O sistema permite gerenciar documentação, rastrear cargas, integrar-se com sistemas aduaneiros, gerar relatórios e análises, entre outras funcionalidades. As cargas são identificadas com um ‘RG’, fornecendo um relatório de todos os processos relacionados àquela mercadoria, desde a companhia aérea até o trajeto realizado. Esta etiquetagem é crucial para a organização e a detecção de possíveis erros no sistema.

Em relação à logística, várias atividades realizadas no terminal estão associadas aos conceitos estudados em sala de aula, como o carregamento e descarregamento de mercadorias, organização do espaço disponível, estratégias de estocagem e posicionamento para garantir a acessibilidade rápida às mercadorias.

A Zurich enxerga um potencial de mercadorias no Rio Grande do Norte e possui expectativas positivas, especialmente após investir no estado e buscar parcerias com companhias aéreas que abrangem a região. Apesar de não ser a rota mais curta, a parceria com a Zurich para o polo de Natal impulsiona o potencial de negócios que a organização identifica no estado.

“Para nós é sempre muito prazeroso poder compartilhar um pouco da nossa trajetória e principalmente explanar sobre a logística, os olhos atentos dos alunos demonstrando interesse nos cativa. Sobre os planos da Zurich nossa meta é trazer de volta os cargueiros da Europa e introduzir também uma ligação cargueira direta com Miami. Precisamos tornar Natal como a principal porta de saída das exportações do nordeste brasileiro!”

Davi Piza –

 

Alunos das turmas de Logística e Gestão de Redes de Suprimentos I e Gestão da Tecnologia da Informação lecionadas pela professora Marianna Cruz Campos Pontarolo, no curso de Engenharia de Produção.

 

Conteúdo elaborado com base nos relatórios da visita técnica dos alunos:

  • ADRIELE KARIN FELICIANO DA SILVA
  • ALINE PATRICIA SOUSA DA SILVA
  • ANA CAROLINA DE ASSIS
  • ANA CAROLLINY DE FARIAS BEZERRA
  • ANA CLARA CAMARA GOMES DE SOUSA
  • ANA EMMANUELLY AZEVEDO SILVA
  • ANNE KAROLAYNE DE MACÊDO MANAIA
  • AYLANE ANIELLY SILVA MEDEIROS
  • CÁSSIO CLEITON DE SOUSA FELIX
  • DAMIANA DAIANA DOS SANTOS
  • FLADJA TAYLLA DA COSTA
  • GABRIEL HENRIQUE COSTA CATARINO DA SILVA
  • ILANY MICAELY SANTOS DA SILVA
  • ISADORA JOICY SANTOS DA SILVA
  • JADSON BARBOSA DE MEDEIROS
  • JOAO VITOR DE PINHO PEREIRA
  • JULIANA CAMPOS DE MEDEIROS
  • LARA THIFANNY SOARES DANTAS
  • LIVIA MARIA ALVES DA SILVA
  • MARIA ISABELLY PÉRICO COSTA GOMES
  • PEDRO VÍCTOR DANTAS DE BRITO
  • SAMARA ARAÚJO DE SOUZA LOPES
  • SARA SORAYA SOARES GOMES
  • VALLESKA THAÍS DE MEDEIROS BARACHO
  • VIRNA MARIA DE PAIVA NOGUEIRA
  • YASMIM LUANA BARBOSA DE SOUSA
  • YWKY SCHNEIDER MEDEIROS GALVÃO

Editado pela aluna: MARIA DA CONCEIÇÃO DE ASSIS