UFERSA Campus Angicos publica Capítulo de Livro no ENCEP 2024 sobre Educação Positiva em Engenharia

Estudante, Inovação, Pesquisa 24 de agosto de 2024. Visualizações: 32. Última modificação: 23/08/2024 17:11:36

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Campus Angicos celebra a publicação de um capítulo de livro intitulado “Engenharia de Produção Positiva: Um Relato da Experiência da Inserção de Conceitos da Educação Positiva na Disciplina de Gestão de Projetos”. Este trabalho foi apresentado no Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (ENCEP) em 2024.

O capítulo foi desenvolvido por uma equipe formada por docentes, discentes e egresso da UFERSA, sendo seus autores: Natália Veloso Caldas de Vasconcelos, Marianna Cruz Campos Pontarolo, Ilany Micaely Santos da Silva, Ana Clara Camara Gomes de Sousa e Rafael de Azevedo Palhares.

O texto relata uma experiência inovadora na disciplina de Gestão de Projetos, onde foram incorporados conceitos de Educação Positiva (EP). Durante o curso, foi implementado um programa estruturado em três projetos, com foco na sensibilização e conscientização sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Ao final, cerca de 30 alunos participaram de uma roda de conversa para compartilhar suas percepções.

Os resultados mostraram que, além da consolidação dos conceitos teóricos, a iniciativa promoveu emoções positivas como gratidão, empatia, solidariedade e bem-estar social, comprovadas por meio das atividades de lições aprendidas ao final do programa. O relato contribui para o avanço da Educação Positiva no ensino superior, especialmente em cursos de Engenharia, e amplia os horizontes da curricularização da extensão, ao envolver a comunidade externa no contexto da inclusão.

Essa publicação representa um importante passo na promoção da Educação Positiva no Brasil e reafirma o compromisso da UFERSA com a inovação e a qualidade no ensino superior.

Consulte a publicação aqui: https://portal.abepro.org.br/encep/2024/wp-content/uploads/2024/08/09.pdf

Em anos anteriores também tivemos a oportunidade de publicarmos outros capítulos de livro no ENCEP, confira:

CAPÍTULO IV: RECEPÇÃO E ACOLHIMENTO: O PROJETO DA AULA INAUGURAL
Marianna Cruz Campos Pontarolo e Natália Veloso Caldas de Vasconcelos

2020

CAPÍTULO III: O PROJETO DA AULA INAUGURAL: A CONTINUAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE RECEPÇÃO E ACOLHIMENTO
Ciro José Jardim de Figueiredo,  Natália Veloso Caldas de Vasconcelos e Marianna Cruz Campos Pontarolo

CAPÍTULO IV AÇÃO DE ACOLHIMENTO DOCENTE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

CAPÍTULO V REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UM CASO NO INTERIOR DO NORDESTE
Luciana Torres Correia de Mello, Marianna Cruz Campos Pontarolo, Natália Veloso Caldas de Vasconcelos e Ciro José Jardim de Figueiredo

2022

CAPÍTULO II A AULA INAUGURAL COMO DINÂMICA PARA ENCURTAR A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA