O Jogo Fábrica de Canetas é uma simulação didática voltada para o ensino de conceitos de produção, especialmente os sistemas de produção empurrada, puxada e o uso do método Kanban. Ele é utilizado na disciplina de Planejamento e Controle de Operações 2 com o objetivo de integrar teoria e prática, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, tomada de decisão e liderança.

A simulação ocorre em duas etapas:

1. Produção Empurrada: Os participantes organizam um processo produtivo tradicional, focando na produção em lotes e uso de sistemas de controle PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai).
  2. Produção Puxada e Kanban: Nesta fase, os alunos simulam um ambiente de produção mais enxuto, onde os pedidos são fabricados conforme a demanda, com o objetivo de reduzir desperdícios, aumentar a flexibilidade e melhorar a eficiência, usando layout em célula e produção contínua.

Cada simulação envolve a participação ativa dos alunos, desempenhando papéis como Planejamento e Controle da Produção (PCP), operadores, auditores e clientes. As atividades são organizadas para destacar as vantagens e desvantagens de cada sistema produtivo, proporcionando uma experiência prática dos desafios e soluções comuns nas indústrias.

Nós fizemos uma publicação sobre o tema no Colóquio Internacional de Gestão Universitária:

JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE

Marianna Cruz Campos Pontarolo (marianna.campos@ufersa.edu.br), Yara Patrícia Ginane De Araújo (yara.ginane@outlook.com), Luiza Lorena De Souza Cavalcante (luiza_lorenna@hotmail.com), Richardson Bruno Carlos Araújo (richardson.bca@outlook.com), Fernanda Barreto De Almeida Rocha Mariz (rocha_fernanda@outlook.com) e Bruna Carvalho Da Silva (bruna.carvalho@ufersa.edu.br)

Leia aqui: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201868/101_00168.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Quer levar essa dinâmica para sua escola ou seu evento?

Entre em contato conosco pelo email: engproducao.angicos@ufersa.edu.br

11 de setembro de 2024. Visualizações: 19. Última modificação: 11/09/2024 11:55:34