Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

Relembrando visitas técnicas: Riograndense Distribuidora e CDA Distribuidora

Extensão 11 de novembro de 2019. Visualizações: 1771. Última modificação: 11/11/2019 14:28:25

A visita foi ofertada em uma ação da disciplinas de Logística e Gestão de Redes de Suprimentos I e Gestão da Tecnologia da Informação lecionadas pela professora Marianna Cruz Campos Pontarolo, no curso de Engenharia de Produção e Bacharelado em Sistemas de Informação, no dia 11 de julho de 2019 na Riograndense distribuidora. A empresa distribui marcas líderes nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba com o intuito de oferecer aos seus clientes serviços diferenciados. Além disso, conta com conceito especializado com foco principal no pequeno e médio cliente de varejo, a DEC – Distribuidor Especializado em Cosméticos.

 

RIOGRANDENSE DISTRIBUIDORA

O Grupo Riograndense surgiu de uma iniciativa do empresário Dorian Morais, no ano de 1970, quando montou uma barraca, na feira do pequeno município de Luis Gomes/RN, para vender cereais e sandálias de borracha. A dedicação e a seriedade no trabalho logo fizeram com que ele ganhasse a confiança da população, na época estimada em apenas seis mil pessoas.

A primeira operação com vendas no atacado, se deu no ano de 1991, no município de Pau do Ferros/RN, após dois anos a Distribuidora viabilizou seu primeiro espaço físico. Em 1996 foi aberta a primeira filial na cidade de Mossoró/RN. Com aumento dos negócios se deu a necessidade de mudar a filial para a capital Natal/RN. Começando a atender todo as cidades do estado. Em 2003 a Riograndense obteve-se um aumento de vendas passando dos limites do estado do Rio Grande do Norte e iniciando a sua operação na Paraíba, em 2008 se instalou na cidade de João Pessoa/PB.

Atualmente a Riograndense no RN possui uma área de 14.500 m², contando a colaboração de 800 funcionários e 13.000 clientes, eleita 11 vezes como a melhor distribuidora atacadista do Rio Grande do Norte. Comercializa produtos de indústrias renomadas, como Unilever, Johnson&Johnson, Reckitt Benckiser, Dupé, Rayovac, Masterfoods, Bettanin, Panasonic, M. Dias Branco e Bombril. A unidade de negócios DEC, atuando no estado no RN, trabalha com as marcas L’óreal, Niely, Unilever, Sapeka, Nivea, Colgate, Procter&Gamble, Embelleze, Nazca e Hypermarcas, entre
outras.

Conta com 800 funcionários em seu quadro, dos quais operam em dois turnos, no diurno são realizadas as atividades de recebimento,  armazenamento e separação de pequenos pedidos, e no noturno são feitas as atividades de separação, consolidação das cargas e expedição, o que causa uma maior movimentação dentro da empresa. Há ainda uma fiscalização nas ruas e apanhas entre um turno e outro para identificar a
conformidade da armazenagem.

É uma empresa que presa muito pela entrega rápida, com isso seu sistema logístico é altamente especializado para atender o seu perfil de cliente, optando por 80% da sua frota própria de veículos para proporcionar mais velocidade, segurança e agilidade nas entregas. Mas para isso ocorrer conta com um investimento em tecnologia pioneiro, possuindo sistemas de informações eficientes para gerenciamento e organização da mesma. O sistema de controle usado é o WMS para realizar toda a logística, que foi implantado no ano de 2010, também utilizam um sistema chamado Fuzion para ter controle das rotas dos caminhões, como dar a melhor rota e atender as particularidades dos clientes, conseguindo assim diminuir custos com combustível e diminuir o tempo de entrega, além disso, têm esteiras automáticas, armazenagem e separação automatizada, coletores e leitores de códigos de barras por rádio frequência, sistemas de rastreamentos, entre outras.

Com relação as tecnologias de informação, a Riograndense sempre foi pioneira, e hoje possui sistemas eficientes de gerenciamento de informações. Um exemplo disso, é que todos os vendedores transmitem os pedidos dos clientes por meio de palms e utiliza-se o Sistema de Controle e Gerenciamento de Armazém WMS (Warehouse Management Systems), como forma de permitir um melhor gerenciamento.

A distribuidora consiste em excelente índice de nível de serviços com 97% de entregas perfeitas, com apenas 3% problema de logística e 4% problema no comercial. Para os serviços de transporte no estado do Rio Grande do Norte, 80% dos transportes são realizados em veículos próprios e 20% terceirizados e na Paraíba são 30% dos veículos próprios e 70% terceirizados. Com uma média de 24 carros de tamanhos variados saem por dia carregados por dia.

As entregas são feitas apenas pelo meio de transporte rodoviário, as cargas são consolidadas nos veículos de maneira que o ultimo que entra é o primeiro que sai, e todas as cidades do Rio Grande do Norte e Paraíba são abastecidas, onde a empresa dispõe de uma entrega rápida e de qualidade, sendo uma pequena parte da sua frota terceirizada, enquanto a maior parte é própria.

Desde o momento em que o pedido é realizado, algumas entregas podem ser feitas em menos de 24 horas, caso a distância entre o cliente e a sede seja de até 100km. Dessa forma, a empresa segue o padrão de distância X tempo de entrega.

Distância X Tempo de entrega
Até 100 km Até 24 horas
Até 200 km Até 48 horas
Mais de 300 km Até 72 horas

A Empresa Riograndense conta com uma infraestrutura muito boa, com relação a visita técnica, podemos observar que muitas das coisas que a equipe de logística e recursos humanos da empresa nos falou é bem a nossa realidade da disciplina. Podemos observar que os arranjos logísticos da empresa é bem distribuído, tudo dividido por ruas e principalmente, tudo armazenando em sistema computacionais que englobam todo o processo logístico e financeiro da empresa. Com isso, podemos observar que a empresa tem uma organização impecável no seu sistema de informação e com isso, todo o
suprimento da sua demanda é atingido dentro do prazo previsto, realizando análises feitas com curvas ABC e outros métodos, com tudo isso, seu transporte é sempre bem seguro, suas distribuições são todas calculadas por qual melhor rota seguir.

A Riograndense possui um destaque positivo, visto que todos os processos são mensurados e a um foco na integralização, bem como a utilização dos recursos dos sistemas e o uso de indicadores de desempenho, firmando parcerias com fornecedores, garantindo exclusividade e permanecendo como líder no mercado no ramo de atuação.

Os planos futuros da organização Riograndense é de aumentar as frotas da unidade do RN, aumentar a capacidade de estrutura com mais 8 estações de flow rack e atingir um crescimento de mais 30% da unidade da PB.

CDA DISTRIBUIDORA

Localizada na capital Natal-RN, a CDA Distribuidora é uma empresa de origem nordestina e está presente no mercado de 1998, com a proposta de distribuir produtos industrializados para os seus 11.000 clientes que estão espalhados por todo estado do Rio Grande do Norte, contando com um espaço de 10.000m² e estando localizada numa região nobre da cidade. A distribuidora trabalha com produtos de diversas marcas, como Pedigree, Whiskas, Snickers, Quaker, Bettanin, Twix, Champ etc, além de possuir exclusividade na comercialização de produtos da PEPSICO como por exemplo o Elma Chips.

Atualmente, o seu quadro funcional é composto de 475 colaboradores, dos quais 132 são vendedores que utilizam carro próprio e recebem ajuda de custo para o trajeto. A CDA Ltda. possui 7000 clientes por mês, dos quais 72% estão em carteira, e o pedido mínimo é de R$ 80,00. Atualmente, a empresa utiliza os sistemas WMS, ERP Consinco e GNS Brasil Rastreamento.

Relacionado a cadeia de suprimentos, a CDA possui em sua rede de relacionamentos 20 fornecedores. Dentre os quais, atua como distribuidor exclusivo das marcas Elma Chips e Pedigree, responsáveis pelo maior volume de movimentação e maior receita, respectivamente.

O software de gerenciamento usado pela empresa é o WMS (Warehouse Management System), ou “Sistema de Gerenciamento de Armazém”, em português. O software utilizado na CDA é de extrema importância para um melhor gerenciamento de sua toda cadeia de suprimentos e de como ela deve agir, auxiliando na rotação dirigida do estoque, fornecendo instruções inteligentes de picking, além de ajudar também na maximização do uso do espaço da empresa.

A empresa tem um deposito composto por 24 ruas, dentre essas ruas existe o pulmão que é onde recebe toda a mercadoria e de lá é destinado para o restante do deposito; o mesmo é dividido em 3 setores que são: Contaminantes, limpeza e alimentos; a empresa conta com 4 empilhadeiras de tamanhos diferentes para atender as necessidades da sua estocagem e 15 transpaleteiras que são usados para realizar o apanha.

Durante a visita, pôde-se verificar que os produtos ofertados pela CDA que os produtos ofertados possuem um valor de lugar e tempo, pois conseguem atender o pedido no lugar certo, na hora certa e na quantidade desejada. Pedidos feitos na grande Natal são entregues em até 24 horas depois da solicitação. Já nos interiores mais afastados, o pedido demora até 72 horas para ser entregue. A distribuidora ainda possui um valor de qualidade, pois trabalha com distribuição exclusiva no RN de alguns produtos conhecidos e renomados, como o caso da Elma Chips.

A CDA desempenha a função de atacado e varejo na cadeia de suprimentos, pois o consumidor final pode comprar diretamente da empresa em pequenas quantidades, seja por meio de pedido solicitando a entrega ou indo pessoalmente. Já considerando o atacado, a CDA disponibiliza os mesmos produtos em quantidades maiores e com preços reduzidos, estes produtos são chamados de “produtos blocados”.

Todo tipo de movimento nos paletes com as empilhadeiras é feito através do sistema de informação, gerando as informações de quais produtos estão perto do vencimento, isso afeta, principalmente, nos produtos alimentícios.

Compilado pela monitora: Dandara Martins Monteiro

Elaborado pelos alunos:

AMARILIS KARININE DA SILVA

ARLEI OLÍMPIO GOMES DA SILVA

CHRISTIANE LOPES DOS SANTOS

DANDARA MARTINS MONTEIRO

DANIEL RODRIGUES DE MEDEIROS

DIANNA DÉBORAH DE SOUZA CAVALCANTE

EDIGAR PERMÍNIO LEITE

ERMANDO GAMELEIRA GOMES JUNIOR

LAIZE CRISTINA SILVA DA COSTA

LETÍCIA SOARES TEIXEIRA DE SOUZA

MARCELO MIGUEL MOURA DE MEDEIROS

MARIA TATIANA DA CUNHA

MARIANE DALYSTON SILVA

RAYANE CABRAL DA SILVA

RICHARDSON BRUNO CARLOS ARAUJO

RICHARDSON BRUNO CARLOS ARAUJO

ROSINEIDE LUZIA AVELINO DA SILVA

SAMUEL GOMES DA SILVA

SAULO QUEIROZ DE AZEVEDO

WEVERSON DE OLIVEIRA CAMELO

YARA PATRICIA GINANE DE ARAUJO