O Beer Game é um jogo empresarial desenvolvido pelo MIT, cujo objetivo é simular a dinâmica de uma cadeia de suprimentos. Ele foi projetado para demonstrar os desafios de gerenciar uma cadeia descentralizada, abordando conceitos como logística, estoques, lead time, efeito chicote, backorder e custos. O jogo inclui quatro papéis principais: varejista, atacadista, distribuidor e fábrica, e simula o fluxo de pedidos e produtos ao longo dessa cadeia. Esta dinâmica é utilizada na disciplina de Logística e Gestão de Redes de Suprimentos I.
Funcionamento da Simulação:
O jogo ocorre em duas simulações principais, com uma sequência de pedidos iniciada pelo consumidor final e passada de um elo ao outro, até a fábrica. Cada rodada representa uma semana de operação. Na primeira simulação, os participantes jogam sem se comunicar, o que destaca a dificuldade de alinhar a cadeia de suprimentos e minimiza o efeito chicote. Já na segunda simulação, os estoques são visíveis e as equipes têm intervalos de discussão para desenvolver estratégias colaborativas, o que melhora a eficiência e reduz os custos.
Nós fizemos uma publicação sobre o tema no Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia:
JOGO EMPRESARIAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO DO BEER GAME
Marianna Cruz Campos Pontarolo, Rayane Cabral da Silva, Letícia Soares Teixeira de Souza, Christiane Lopes dos Santos, Rosineide Luzia Avelino da Silva.
Quer levar essa dinâmica para sua escola ou seu evento?
Entre em contato conosco pelo email: engproducao.angicos@ufersa.edu.br