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Engenharia de Produção - Campus Angicos

Anny Beatriz Barbosa Dantas

Gabriel Henrique Costa Catarino da Silva

Paulo Vitor Guimarães

ENGENHARIA DA QUALIDADE

Engenharia da Qualidade é uma ciência exata que busca otimizar os resultados das organizações, utilizando ferramentas que irão permitir a análise quantitativa da qualidade e produtividade dos produtos ou serviços.

Ninguém quer um produto ou um serviço sem qualidade. Por exemplo, ao adquirir um automóvel simples, você sabe que ele não terá muitas características dos automóveis de luxo, mas exigirá que, mesmo sendo simples, tudo nele, seus componentes e propriedades, devem ser de qualidade. Para se fabricar produtos e realizar serviços com qualidade é preciso aplicar as técnicas da Engenharia da Qualidade, cujo domínio é fator que diferencia organizações e profissionais.

Gestão de Sistemas da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de elementos interligados, que funciona como uma engrenagem para atender à Política da Qualidade e os objetivos da empresa, tornando visível nos produtos e serviços e atendendo as expectativas dos clientes. O SGQ é uma ferramenta que traz controle e padronização dos processos e também permite a medição da eficácia das ações tomadas. Um programa de gestão da qualidade bem implementado e bem gerenciado proporciona à alta direção segurança para tomar decisões.

O (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes. Garantir a qualidade nunca é uma tarefa simples e nem fácil, em uma empresa. Mas conforme a operação vai crescendo, fica praticamente inviável observar o trabalho que cada pessoa está realizando.

Planejamento e Controle da Qualidade

O planejamento da qualidade inclui um conjunto de ações que fazem com que o projeto e seu resultado atendam aos requisitos necessários ao cumprimento dos seus objetivos. Não é uma tarefa simples.

Planejamento da qualidade é menos relacionado ao controle e punição de resultados insatisfatórios do que a um trabalho crítico sobre a prática de projeto e de obtenção de resultados satisfatórios. Leva ao acerto dos processos e do produto de acordo com as expectativas e objetivos e processos.

Controle de qualidade é o termo designado para o sistema que mede o padrão de qualidade de produtos e serviços de acordo com parâmetros técnicos. Estas medidas são controladas de acordo com a ausência de defeitos no produto final.

O controle de qualidade é o termo que se refere ao sistema utilizado para medir o a qualidade de produtos e serviços de acordo com análises e parâmetros técnicos.

O controle de qualidade visa, acima de tudo, beneficiar o cliente ou consumidor final com a entrega de um produto sem defeitos. Além de contribuir para o nível de satisfação de clientes, também aumenta a satisfação de colaboradores e fornecedores

Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade

Atualmente, a família ISO certifica produtos e serviços em mais de um milhão de organizações localizadas em pelo menos 157 países. Essa normalização é realizada a partir de um grupo de normas técnicas que oferecem, entre outros, um modelo padronizado para o Sistema de Gestão da Qualidade. No Brasil, essas normas recebem também a sigla NBR e são elaboradas e coordenadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. Esta auditoria visa a certificação e implementação da qualidade, podendo ser interna (realizada por funcionários qualificados da própria empresa) ou externa (realizada por empresas de consultorias ou organismos certificadores). São avaliados durante uma auditoria toda a documentação referente ao Sistema de Gestão da Qualidade, confrontando-o com a norma que o mesmo está baseado. A partir disso, é realizada uma inspeção que deverá se certificar do real cumprimento dos procedimentos e normas.

A certificação pode ser implementada em qualquer empresa ou instituição pública ou privada. Trata-se de uma declaração formal de que determinada organização atende aos parâmetros de qualidade estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 9001 ou a outro sistema de gestão adotado como, por exemplo, o ambiental. Além de aferir o padrão de qualidade de uma organização, a certificação beneficia, além do cliente, também seus colaboradores, aumentando sua produtividade e otimizando seus recursos.

Organização Metrológica da Qualidade

Metrologia é uma ciência que pode ser definida como o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona.

Ela é vista principalmente como apoiadora da manutenção da conformidade dos processos, principalmente por validar a conformidade das características dos produtos, instrumentos e equipamentos. Porém na verdade a metrologia abrange muito mais que isso e está ligado à toda a cadeia de valor de um produto, desde seu desenvolvimento até a entrega do produto final para o usuário.

Durante o desenvolvimento de um produto, é por meio de medições confiáveis e precisas que se garante uma menor quantidade de erros, e claro, erros na fase de desenvolvimento tem um custo muito menor do que erros em processos.

Na fase de desenvolvimento, percebendo os erros e falhas que uma metrologia confiável pode apontar, haverá um ganho significativo no processo. Dessa forma, a metrologia provê confiança para os produtos e processos serem utilizados pós desenvolvimento. Assim, a metrologia é uma tecnologia habilitadora para desenvolvimento de produtos, controle de processos, desenvolvimento e validação de métodos, desenvolvimento de outras ciências, controle e inspeção de produtos acabados, decisões estratégicas, etc.

Confiabilidade de Processos e Produtos

Confiabilidade dos processos e dos produtos, nas empresas deve ser alta, isto é, os processos devem ser estáveis, sem apresentar variações significativas, as informações e dados colhidos devem ser seguros e corretos, permitindo uma boa análise e tomada de decisão por parte dos gestores

Assim a Confiabilidade de processos e produtos será garantida, além de incorporar uma série de benefícios: Tais como, Monitoramento, Controle, Coleta ágil de informações, Melhoria dos processos, Redução de custos, Visão holística do negócio, Agilidade de resposta às demandas dos clientes, Visualização clara dos resultados. Então, a partir daí, a confiabilidade de processos e produtos será alcançada em menor tempo, trazendo resultados que vão atender aos objetivos estratégicos da empresa e promovendo maior lucratividade.

Na fabricação de produtos e no controle de processos, existem diversos requisitos que devem ser atendidos para que o item possa seguir para o cliente. Esses requisitos podem ser, por exemplo, tamanho de peças, volume em um recipiente, temperatura mínima na formulação de um reagente químico e diversos outros que necessitam ser comprados para a liberação do produto em acordo com o nível de qualidade exigido.

26 de junho de 2021. Visualizações: 1951. Última modificação: 26/06/2021 14:49:31