O planejamento estratégico é o processo de identificar oportunidades, desenvolver uma estratégia e definir ações para atingir os objetivos organizacionais. Foi realizado o planejamento estratégico do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Multidisciplinar de Angicos (CMA), com o objetivo de entender e mensurar quais são as necessidades do curso conforme as perspectivas dos estudantes, professores e coordenadores. Este documento permitiu gerar informações importantes para a criação de estratégias eficazes para o curso. O desenvolvimento do projeto foi conduzido pelos membros da ProJr Consultoria, a empresa júnior do curso de Engenharia de produção da universidade, sob a orientação do professor da disciplina de Estratégia Competitiva das Organizações, Lucas Ambrosio, em parceria com a equipe da Coordenação do Curso e demais docentes.
MISSÃO
Formar engenheiros de produção no semiárido capazes de inovar e impactar organizações, contribuindo para o desenvolvimento regional e sustentável.
VISÃO
Ser referência no semiárido como curso de Engenharia de Produção até 2030.
VALORES
SUSTENTABILIDADE: Atuar de forma responsável nas dimensões ambientais, sociais e econômicas, contribuindo para um desenvolvimento equilibrado e consciente.
COMPROMISSO: Assumir responsabilidades com seriedade, respeitando prazos, acordos e objetivos comuns do curso.
INTEGRAÇÃO: Fortalecer o senso de pertencimento e a colaboração entre todas as pessoas que compõem o curso e a comunidade externa.
INOVAÇÃO: Buscar constantemente novas formas de aprender, ensinar, resolver problemas e contribuir com a realidade ao redor.
TRANSPARÊNCIA: Atuar com clareza, diálogo e honestidade nas relações e processos acadêmicos.
EXCELÊNCIA: Comprometer-se com a qualidade e com o aperfeiçoamento contínuo das ações acadêmicas, profissionais e institucionais.
OBJETIVOS E METAS
Objetivo | Meta | Quem | Onde | Quando | Como |
---|---|---|---|---|---|
1 – Aumentar o engajamento e participação dos alunos | Atingir 60% de participação dos alunos matriculados (EP) em atividades extracurriculares promovidas pelo curso, até dezembro/26. | Docentes e Discentes de EP | Na UFERSA | Até dezembro/26 | Desenvolver e implementar um cronograma de atividades extracurriculares, a cada formação pedagógica. |
1 – Aumentar o engajamento e participação dos alunos | Garantir um Centro Acadêmico ativo, regularizado e presente em 70% das reuniões semestrais do colegiado de curso | CAEPRO | Na UFERSA | Até dezembro/26 | Participando das reuniões do colegiado e ao final das mesmas comunicando através de uma nota, em 48h após o término, as decisões relacionadas aos discentes. |
1 – Aumentar o engajamento e participação dos alunos | Implementar reuniões semestrais (no mínimo) entre alunos para tratar de interesses comuns, a ser definido pelo CA. | Coordenação e CAEPRO | Na UFERSA | Até dezembro/26 | Elaborar um calendário de reuniões e apresentar na primeira reunião do colegiado do semestre. |
2 – Melhorar a Infraestrutura e a Qualidade da Educação | Solicitar ferramentas para auxiliar a melhoria do ensino, aproximando teoria e prática nas atividades acadêmicas, até fevereiro de 2026. | Coordenação | Na UFERSA | PCA 2026 | Preenchimento do Plano de Compras Anual no período definido pelo setor competente. |
2 – Melhorar a Infraestrutura e a Qualidade da Educação | Ofertar pelo menos um componente curricular optativo (como Bizagi, Excel e Power BI, ProModel, R ou outras ferramentas, de forma aplicada ao contexto da engenharia de produção) para atender às necessidades do mercado de trabalho, anualmente. | Professores | Na UFERSA | Prazo de solicitação turmas 2026.1 | Discutir a oferta da disciplina em reunião do colegiado de curso para o planejamento de horários para o semestre posterior. |
3 – Ampliar Parcerias e Aumentar a Visibilidade do Curso | Estabelecer parcerias com pelo menos 3 empresas para estágios e ações de pesquisa e extensão até janeiro de 2027. | Coordenação do curso e professores | Na UFERSA | À definir | Elaborar material de divulgação sobre o curso e disseminar para empresas, via Linkedin, por meio de egressos e outras vias de comunicação. |
3 – Ampliar Parcerias e Aumentar a Visibilidade do Curso | Participar de pelo menos 3 eventos locais, regionais (feiras e workshops), nacionais e/ou internacionais, anualmente. | Coordenação do curso, Discentes e CAEPRO | Na região | À definir | |
4 – Melhorar o Desempenho Acadêmico | Realizar 1 iniciativa de suporte acadêmico e psicopedagógico por semestre, envolvendo ações como mentoria, atividades de apoio emocional, motivacional ou de orientação de aprendizagem,até janeiro de 2027. | Coordenação do curso, COAE e Setor Pedagógico | Na UFERSA | Até janeiro de 2027 | Planejar e executar as ações em parceria com a Coordenadoria Acadêmica (Serviço de Atendimento Pedagógico) e Coordenadoria de Assuntos Estudantis (COAE). |
4 – Melhorar o Desempenho Acadêmico | Implementar atividades práticas e interativas em pelo menos 30% das disciplinas ofertadas em cada semestre como jogos, dinâmicas, projetos aplicados ou visitas técnicas, até dezembro de 2025. | Professores | Na UFERSA | Formações Pedagógicas semestrais | Compartilhar a prática de ensino que será aplicada na disciplina na formação pedagógica do semestre |
5 – Aumentar o Número de Novos Alunos e a Reputação do Curso | Efetivar 50% das vagas de ingresso na Engenharia de Produção via SISU 2026. | Coordenação | Na UFERSA | Entrada SISU 2026 e 2027 | Acompanhar processo junto à PROGRAD e Conselhos Superiores. |
5 – Aumentar o Número de Novos Alunos e a Reputação do Curso | Organizar 1 evento voltado para estudantes do ensino médio (visitas ao campus e palestras) anualmente. | Coordenação, Professores, CAEPRO e ProJr | Na UFERSA | À definir | Organizar uma ação junto ao CAEPRO e discentes em geral do curso (WEP, Portas Abertas, SECITEC, por exemplo). |
5 – Aumentar o Número de Novos Alunos e a Reputação do Curso | Promover ao menos 1 atividade semestral, vinculada a disciplinas do Ciclo Básico (CeT), com o objetivo de apresentar o curso de Engenharia de Produção ou alguma área específica do curso. | Professores | Na UFERSA | Semestralmente a partir de 2026.1 | Buscar professores do ciclo básico para fazer parcerias. |
6 – Aumentar a Nota do ENADE | 70% das disciplinas do núcleo profissionalizante e específico ofertando, pelo menos uma vez por semestre, um conjunto de questões no formato e padrão de complexidade ENADE nas avaliações aplicadas aos alunos. | Coordenação e professores do curso | Na UFERSA | Semestralmente a partir de 2026.1 | Inserir perguntas no formato e padrão de complexidade ENADE nas avaliações aplicadas aos alunos. |
6 – Aumentar a Nota do ENADE | Aplicar um simulado extraclasse, com questões do ENADE ou no estilo ENADE, para os alunos concluintes em 2026. | Professores do curso | Na UFERSA | No ano do ENADE | A participação dos alunos será incentivada com atribuição de pontuação extra a discutir junto ao NDE. |