Grupos de Pesquisa
Linhas de Pesquisa |
•Educação em Engenharia
|
•Geotecnologia
|
•Métodos Multicritério de Apoio à Decisão
|
•Métodos Quantitativos em economia
|
•Programação Matemática
|
•Simulação
|
Pesquisadores |
|
|
|
|
|
|
|
O REVA é um grupo formado por professores e alunos que realiza pesquisas nas áreas de desenvolvimento de produtos, planejamento e controle da produção, produção enxuta, práticas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos, logística, gestão de TI e jogos empresariais para engenharia de produção.
Linhas de Pesquisa |
•Desenvolvimento de produtos
|
•Gestão da Tecnologia da Informação
|
•Gestão Logística e de Cadeias de Suprimentos
|
•Jogos empresariais
|
•Planejamento e Controle da Produção
|
•Produção Enxuta
|
•Práticas de sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos
|
Pesquisadores |
|
|
|
|
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Estratégia e Qualidade em Operações de Bens e Serviços (GP EQOS) foi criado com objetivo de apoiar atividades de ensino, pesquisa, extensão e práticas de gestão nas áreas de estratégia (organizacional e de produção), qualidade (gestão e engenharia) em operação de bens e serviços.
A atuação do GP EQOS está centrada em duas áreas da engenharia de produção: Engenharia da Qualidade e Organizacional. Devido a possibilidade de aplicação de técnicas relacionadas à tais áreas, contempla ainda a área de Engenharia de Operações e Processos da Produção.
Link para site do grupo: eqos.ufersa.edu.br
Pesquisadores |
|
|
|
|
Projetos de Pesquisa
PROJETO EM ANDAMENTO/2022 – Gestão de Processos em instituições de ensino
Este projeto trata-se da aplicação da Gestão de Processos em uma instituição pública de ensino. O objetivo é desenvolver, organizar e implementar a gestão de processos em alguns setores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). As áreas que se beneficiarão da gestão de processos envolvem o setor administrativo – processos que envolvem preenchimento de vagas de docentes e técnicos, e processos eleitorais -, e o setor acadêmico – processos que envolvem diretamente os discentes da instituição.
PROJETO EM ANDAMENTO/2022 – Análise ergonômica do trabalho do docente: um estudo de caso na UFERSA campus Angicos
O trabalho docente em universidades exige uma alta carga psíquica e física. Com o advento da pandemia ocasionado pelo vírus SARS-CoV-2, a atividade docente teve que se readaptada para o formato remoto. Assim, em 2022 as aulas começaram a retomar em seu formato presencial. Entretanto, a doença COVID-19 ainda está presente e diversos cuidados ainda são necessários. A carga de trabalho inerente a atividade docente, os fatores físicos e psicológicos pós retorno das aulas, faz com que se torne necessário a análise ergonômica dessa atividade na atual conjuntura. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo avaliar os postos de trabalho do docente, levando em consideração fatores físicos e psicológicos dos docentes da UFERSA do campus de Angicos, com o intuito de fazer o diagnóstico da atividade docente e propor melhoria nesse ambiente de trabalho.
PROJETO EM ANDAMENTO/2022 – Modelos de decisão espacial para o setor de energias renováveis – Estados do Ceará e Rio Grande do Norte
O tema sobre o uso de energias renováveis, provenientes dos ventos recebe cada vez mais atenção no Brasil e no mundo. A região nordestina, possui enorme potencial para exploração de parques eólicos. Entretanto, por se tratar de um problema de seleção/localização vários requisitos devem ser respeitos, como: distância dos centros urbanos, impacto ambiental, custos envolvidos e agregação de valor. Os modelos de decisão espacial, são ideais para essas situações, pois conseguem visualizar múltiplos objetivos, através de métodos estruturados. Além disso, possibilita a participação de múltiplos decisores. Assim, este projeto se atenta a construção de modelos para mapear o chamado suitability analysis para empreendimentos eólicos nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
PROJETO EM ANDAMENTO/2021 – Diagnóstico e análise do nível de conscientização ambiental das práticas de planejamento e controle da produção nas empresas: uma pesquisa do tipo survey
Ao longo da sua evolução, o ser humano precisou constantemente utilizar os recursos da natureza para o seu sustento, recursos esses primordiais para o desenvolvimento da espécie. Ressalta-se que a exploração desses recursos sempre causou impactos ambientais. As indústrias de manufatura são uma das principais responsáveis pela degradação do meio ambiente, a partir do lançamento de efluentes, resíduos sólidos e emissões sem nenhum tipo de tratamento, bem como explorando os recursos naturais de forma insustentável. Nesta perspectiva, uma das formas de minimizar os impactos ambientais proporcionados pelos processos de produção das empresas é a implantação de uma gestão ambiental voltada, principalmente, para a redução da geração dos resíduos. Para tanto, é importante que essas organizações avaliem suas ações desde a aquisição de seus insumos, passando pelo processo de produção, até a entrega do produto e/ou serviço ao cliente. Mais especificamente, o Planejamento e Controle da Produção (PCP) pode ter um papel estratégico para auxiliar a implantação de práticas sustentáveis nas indústrias, uma vez que é responsável por gerenciar a operação produtiva, garantindo que funcione regularmente e produza produtos e serviços conforme as expectativas dos clientes. Diante disso, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o nível de conscientização das empresas de manufatura que atuam no Brasil no que tange a implantação de práticas ambientais em suas atividades de PCP. Para alcançar tal objetivo, será necessário a realização de uma pesquisa do tipo survey. Espera-se a partir dos resultados obtidos analisar e avaliar o nível de conscientização ambiental das práticas de PCP nas empresas.
PROJETO FINALIZADO/2020 – Ensino presencial e remoto: análise das modalidades de ensino no contexto da engenharia de produção
O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar e comparar as práticas de ensino nas modalidades presencial e remota. Inicialmente, as disciplinas ministradas no contexto do semestre suplementar excepcional (2020.3) da UFERSA serão analisadas sob o prisma de três dimensões e, posteriormente, o semestre regular remoto (2020.1) será analisado também.
PROJETO FINALIZADO/2020 – Decisão espacial para ações de controle e prevenção do Covid-19
O cenário de pandemia provocado pelo novo coronavírus – Sars-Cov-2, descoberto em dezembro de 2019, tem colocado em risco a população mundial. Atualmente, o número de casos vem aumentando cada vez mais e no Brasil os casos crescentes e diários conduzem ao país ao novo epicentro mundial. Neste sentido, diversas ações integradas têm sido tomadas para apoiar a diminuição da doença. Portanto, as ações de cunho espacial são relevantes, permitindo a visualização dos casos em uma da região e compreensão de como as ocorrências podem estar associadas com outros fatores. Além disso, os modelos de decisão espacial são eficientes no sentido de classificar regiões quanto a sua vulnerabilidade e propor ações que possam guiar políticas de controle e prevenção da doença. Neste sentido, este projeto se propõe na concepção e uso de modelos de decisão espacial para identificar regiões vulneráveis a doença, permitindo implantar ações estratégicas de combate e prevenção de novos casos.
PROJETO FINALIZADO/2019 – As Capacidades Dinâmicas e Operacionais no ambiente universitário
As novas exigências no mercado de trabalho demandam habilidades e competências além dos conhecimentos técnicos abordados em sala de aula. Nos dias de hoje, não basta que os alunos formados, profissionais recém ingressantes no mercado, tenham apenas habilidades técnicas. Para o profissional da engenharia, além de habilidades técnicas, também são importantes habilidades que acompanhem às necessidades do mercado. Nesse contexto, este estudo objetiva elencar e discorrer sobre algumas capacidades (dinâmicas e operacionais) necessárias ao ambiente universitário na formação do engenheiro. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema Teoria das Capacidades Dinâmicas e também das competências e habilidades esperados no profissional de engenharia, com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs de Engenharia) e na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Após a revisão de literatura buscou-se elencar as capacidades, por meio de um comparativo entre as listadas em trabalhos acadêmicos e também nas habilidades necessárias ao engenheiro. Com essas capacidades elencadas será realizada uma pesquisa, por meio de estudo de caso e survey, tanto com alunos quanto com professores para confirmar (ou não) tais capacidades e, possivelmente, encontrar novas
PROJETO FINALIZADO/2019 – Avaliação da performance e atratividade de bens e serviços: aplicação do Modelo Kano
Sem resumo
PROJETO FINALIZADO/2019 – Modelos de decisão espacial para planejamento urbano e rural no semiárido Potiguar
A ocupação do solo através de edificações urbanas é movida pela necessidade humana de ocupar espaço. Essa ocupação territorial urbana, implica na expansão imobiliária, e uma vez que nem sempre ocorre o controle público, uma série de consequências negativas podem surgir e estão basicamente atreladas a ineficiência na infraestrutura urbana adequada (Malmir et al. 2016; Plata-Rocha et al. 2011). No Brasil, a expansão urbana é vivenciada nas capitais, porém também é pode ser observada nas cidades do interior do país. Para as cidades que estão afastadas das zonas metropolitanas, nem sempre há um planejamento estruturado para atender o processo de expansão urbana. Um dos fatores associados a falta de planejamento é a ausência previsões de quando isso irá ocorrer e que taxa irá ocorrer.
Portanto, o objetivo deste projeto é identificar ações de decisão baseada em modelos espaciais que possam auxiliar na construção de políticas de planejamento urbano e rural na região do semiárido Potiguar. Estes modelos permitem a participação de um ou mais agentes de decisão que possam expressar opiniões sobre as preferências e assim manter um modelo compatível com a realidade local.
PROJETO FINALIZADO/2019 – Indústria 4.0 na servitização: drivers, enablers and obstacles
Sem resumo.
PROJETO FINALIZADO/2019 – Avaliação da qualidade em serviços em restaurante universitário
Na área de prestação de serviços uma das atividades mais importantes é a avaliação da qualidade percebida por parte dos clientes. Essa avaliação permite o monitoramento da percepção do consumidor e a melhoria de pontos críticos do serviço prestado. Assim, esse projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo restaurante universitário do Campus Angicos. Como resultado, espera-se obter avaliação e pontos de melhoria na prestação dos serviços.
PROJETO FINALIZADO/2018 – A Dinâmica da Distribuição de Renda e sua Relação com a Macroeconomia no Brasil: 1980 – 2015
O projeto consiste em uma pesquisa exploratória que busca identificar a relação entre desigualdade econômica e variáveis macroeconômicas. Para tanto, aplico o Modelo Bayesiano de Fator Dinâmico descrito em Otrok e Whiteman (1998) e Kose, Otrok e Whiteman (2003) a vários índices de desigualdade no período 1976-2014. Com o objetivo de identificar as forças condutoras da dinâmica da desigualdade de renda entre os estados brasileiros, em nível Nacional e estadual, além do termo idiossincrático. O Modelo de Fatores Dinâmicos é utilizado para a construção de um “índice” que espera-se ser menos sensível às políticas públicas de transferência de renda, que por definição, são focadas em um público de baixa renda e por consequência, são mais importantes em explicar a dinâmica da desigualdade de renda em Estados mais pobres. Dessa forma, o Fator Comum (ou Nacional) é mais propenso a captar a dinâmica das variáveis macroeconômicas. Após identificador o Fator Comum, será aplicado modelos do tipo VAR/VEC (Vetor Auto Regressivo/Vetor de Correção de Erro) com o objetivo de identificar como o Fator Comum responde a impulsos nas variáveis macroeconômicas.
PROJETO FINALIZADO/2018 – Modelos de decisão espacial multicritério para correto uso do solo
O presente projeto trata do desenvolvimento de modelos espaciais para tomada de decisão no que diz respeito a adequabilidade do solo. O objetivo
de preferência para identificar as áreas mais adequadas quanto ao seu uso. Neste sentido, serão obtidos dados relativos as informações topográfico solo, uso da terra, áreas de preservação ambiental, zonas urbanas e rurais. Com estes dados, modelos de preferências serão construídos para auxiliar
decisório, quanto ao uso do correto do solo. Além disso, a estrutura de preferências de pessoas com conhecimento adequado para o problema pod os resultados mais representativos. Os resultados permitirão identificar quais regiões possuem adequabilidade para investimentos em agricultura,
ambiental.
PROJETO FINALIZADO/2018 – Modelo de decisão para apoio de decisões no ensino superior
Diariamente, existem decisões a serem tomadas em organizações do ensino superior, sejam os projetos que serão selecionados, a divisão dos recursos, as classificações dos cursos entre outras, sendo assim, surge a necessidade de modelos de apoio a decisão para auxiliar nessas escolhas. Dessa forma, o
trabalho propõe a utilização de modelos multicritérios para auxilio de decisões nos cursos de graduação. A pesquisa será desenvolvida através de estudos de casos em universidades. Como resultado espera-se que esses modelos possam auxiliar as tomadas de decisões nessas organizações.