Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção - Campus Angicos

O curso de Engenharia de Produção tem o propósito de aplicar métodos de ensino que promovam a construção de saberes necessários à formação de um profissional abrangente. Assim, a estrutura curricular do curso compreende componentes curriculares teóricos e práticos, que devem fornecer subsídios para a construção do novo conceito de profissional que atenda ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFERSA.

Nessa perspectiva, o estudo desenvolvido por Pontarolo e Vasconcelos (2019), no CMA, mostra como é relevante o uso de metodologias ativas em sala de aula. A pesquisa consistiu em identificar a percepção e a opinião dos docentes das áreas de Ciências, de Tecnologia e das Engenharias, quanto ao uso dessas metodologias. Os resultados apresentados revelaram que o referido tema precisa estar cada vez mais integrado em sala de aula. Portanto, o PPC do curso de EP contempla o uso de metodologias ativas que possam melhorar a qualidade de formação dos egressos do curso. Associadas a esse tema, as atividades acadêmicas possuem ênfase na busca pela integração dos conhecimentos e das competências.

Diversas técnicas fazem parte das metodologias ativas, de maneira que o emprego efetivo de suas práticas, pelos docentes do referido curso, são constantemente incentivadas, no Campus de Angicos. Vale salientar que a aplicação das metodologias ativas pode ser incorporada, em uma turma, em atividades esporádicas, em um curso, entre outras formas (GLEASON et al., 2011). Em relação às diversas metodologias ativas existentes, podem-se destacar: Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) (BOLLELA; CESARETTI, 2017), Concept Mapping (Mapa Conceitual) (NOVAK; CAÑAS, 2008), Project-based learning (PjBL) ou Aprendizagem Baseada em Projetos (RÍOS et al., 2010); Problem-based learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (RIBEIRO, 2008) e Team-based learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes (BOLLELA et al., 2014).

O nosso curso utiliza várias estratégias ativas de ensino, a saber:

11 de setembro de 2024. Visualizações: 18. Última modificação: 11/09/2024 11:53:56