ESTÁGIO – 2025.1
Calendário de Datas Importantes
Atividade | Data |
PRAZO MÁXIMO para abertura de processo de estágio obrigatório via SIGAA | 21/05/2025 |
PRAZO MÁXIMO para o início das atividades do estágio obrigatório | 10/06/2025 |
Apresentação do relato de experiência do estágio obrigatório na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção | 29/07/2025 |
Estágio Supervisionado Obrigatório
O componente Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos é ofertado no 10° período do curso, com uma carga horária MÍNIMA de 180 horas (12 créditos).
O discente poderá realizar o estágio obrigatório após ter integralizado 2.730 horas, o que implica cumprir 80% da carga horária total exigida no curso.
A seguir, estão descritas todas as etapas e atividades relacionadas às atividades de estágio supervisionado obrigatório:
Etapa I: Cadastro de Estágio Obrigatório (SIGAA) >> | Etapa II: Realização do estágio obrigatório >> | Etapa III: Integralização da atividade de estágio obrigatório |
Etapa I: Cadastro de Estágio Obrigatório (SIGAA)
- Dados a serem preenchidos para emissão do Termo de Compromisso do Estágio (TCE):
- Dados sobre a empresa (CPF ou CNPJ; nome completo; endereço completo, telefone), e dos demais: aluno, empresa, professor orientador e supervisor do estágio (CPF; nome completo; cargo e e-mail);
- Prazo de duração do estágio (atenção aos feriados no período), carga horária semanal e horário de trabalho;
- A carga horária mínima deve ser 180h;
- Valor da remuneração e auxílio transporte, caso seja remunerado;
- Plano de atividades: O discente deve elaborar, juntamente com o orientador e supervisor do estágio, um plano de atividades a ser desenvolvido durante a atividade de estágio obrigatório. As atividades do estágio devem ser relacionadas com uma ou mais áreas de atuação do engenheiro de produção (Áreas da Engenharia de Produção).
- Fluxo de atividade para cadastro de estágio obrigatório, conforme MEMORANDO CIRCULAR Nº 250/2018 – PROGRAD (11.01.02):
- O aluno solicita –> Coordenador analisa/aprova –> Secretaria analisa/aprova –> Aluno imprime o Termo de Compromisso do Estágio (TCE) –> Aluno coleta as assinaturas do professor orientador, do supervisor do estágio e do responsável legal da empresa –> Envia o TCE pelo SIGAA (Portal Discente –> Estágios –> Meus estágios –> Enviar termo para assinatura da instituição) –> Aguarda o recebimento do TCE assinado pelo responsável da UFERSA –> Coordenador matrícula aluno.O fluxograma do processo de cadastro de estágio obrigatório pode ser visualizado no Fluxograma do Processo de Cadastro de Estágio Obrigatório.
- Prazos para o cadastro de estágio obrigatório:
- O aluno tem até o dia 21/05/2025* para abrir o processo de cadastro de estágio obrigatório via SIGAA para que o estágio seja contabilizado no semestre 2025.1É imprescindível que a solicitação de estágio obrigatório seja realizada à PROGRAD com 15 dias de antecedência, para que o contrato possa ser iniciado até o dia 10/06/2025*.O cadastro do estágio pode ser feito a qualquer momento do semestre, respeitando o prazo máximo para que o estágio seja concluído dentro do semestre letivo no qual foi cadastrado.*Decisão deliberada na 1ª Reunião Extraordinária do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção de 2025.
Etapa II: Realização do estágio obrigatório
O aluno deverá realizar o estágio conforme horários e atividades presentes no TCE sob acompanhamento do professor orientador e supervisor da empresa.
Etapa III: Integralização da atividade de estágio obrigatório
Para a integralização da atividade de estágio supervisionado obrigatório, o discente está condicionado ao cumprimento do envio de relatório à PROGRAD e ao envio e apresentação de relato de experiência ao curso Engenharia de Produção da UFERSA Campus Angicos, conforme descrito a seguir:
- PROGRAD
- De acordo com a PROGRAD, após o término do Estágio, o discente deverá cadastrar o Relatório de Estágio da PROGRAD (ANEXO B) via SIGAA em até dez dias da data de término do estágio, seguindo as abas do SIGAA: Estágios –> Meus Estágios –> Cadastrar Relatório.
- Curso de Engenharia de Produção
- Para a integralização da atividade de estágio, fica condicionado ao discente a elaboração de um relato de experiência a ser apresentado na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção (FEP), conforme estrutura do ANEXO C.
- A data da apresentação do relato de experiência na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção (FEP) é definida no início de cada semestre e divulgada no calendário de datas importantes, disponibilizado no início desta página e nas demais redes do curso.
- Ao final do estágio, o aluno deverá preencher este formulário para submeter os ANEXOS (C, D e E).
- Observação Importante: Ressalta-se que para estágios com duração maior a seis meses, é necessário o envio de Relatório Parcial de Estágio, conforme ANEXO D.
- Nota Final
-
- A nota final do estágio deve ser atribuída pelo supervisor do estágio e pelo professor orientador (ANEXO E), este último responsável apenas pela avaliação da apresentação, caso se faça necessário.
- A atribuição da nota acontecerá no semestre, no qual o estágio foi cadastrado, independente do estágio durar mais de 180 horas.
- Para alunos que estiverem com dificuldades em encontrar empresas para realizar o ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO, buscar orientação com a coordenação do curso.
Todos os documentos relativos às atividades de estágio estão disponibilizados a seguir:
ANEXO A – Resolução de Estágio Supervisionado no âmbito da UFERSA (CONSEPE N002/2019)
ANEXO B – Relatório de Estágio da PROGRAD
ANEXO C – Relatório de Experiência do curso de Engenharia de Produção – Campus Angicos
ANEXO D – Relatório Parcial de Estágio
ANEXO E – Avaliação do estágio (Supervisor e Orientador)
ANEXO F – Manual de Estágio – UFERSA
Material complementar para Elaboração do ANEXO C – Relatório de Experiência do curso de Engenharia de Produção – Campus Angicos:
Todos os fluxogramas aqui desenvolvidos foram fruto do Projeto de Pesquisa “Gestão de Processos em Instituições de Ensino” do qual fizeram parte os professores Dra. Luciana Torres Correia de Mello e Dr. Thyago de Melo Duarte Borges, e os alunos: Aline Patricia Sousa da Silva, Ayslann Tôdayochy Siqueira de Andrade e Isadora Joicy Santos da Silva.